3 Lições poderosas da parábola dos primeiros lugares em Lucas 14

Jesus tinha uma maneira peculiar de ensinar os Seus discípulos e toda a multidão que o acompanhava. Em uma dessas ocasiões, Ele contou a parábola dos primeiros lugares, narrando uma situação comum em banquetes, onde muitos convidados buscam os lugares de honra.

Jesus explicou que, ao contrário do que muitos pensam, os verdadeiros lugares de honra no Reino de Deus não são alcançados por aqueles que se exaltam. Mas por aqueles que humildemente escolhem os lugares mais simples, pois “todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”

Parábola dos primeiros lugares na bíblia

“E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros lugares, dizendo-lhes: Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

Lucas 14:7-11

Contexto da parábola dos primeiros lugares

Em um dia de sábado, como qualquer outro, Jesus se encontrou em um ambiente que logo se revelaria repleto de intenções ocultas e sutilmente hostis. Convidado para uma refeição na casa de um fariseu, Ele se viu cercado por olhares atentos, não tanto em busca de sabedoria, mas à espreita de qualquer falha que pudesse ser usada contra Ele.

À medida que observava a cena, Jesus percebeu algo revelador sobre os convidados ao seu redor: Todos pareciam ávidos por ocupar os primeiros assentos, os lugares de honra. Foi a partir dessa observação, que o Mestre, sempre atento às lições que a vida cotidiana oferecia, compartilhou uma parábola profunda e incisiva sobre humildade e a verdadeira honra.

Com essa narrativa, Jesus não apenas instruiu sobre a humildade necessária em ocasiões especiais. Mas também nos ensinou lições profundas para estarmos atentos contra o orgulho, a arrogância e sermos humildes para sermos exaltados.

lições da parábola dos primeiros assentos

Lição1: O orgulho é a raiz do pecado

O princípio aqui enunciado por Jesus ataca a raiz do orgulho: o desejo de ser superior às pessoas com as quais nos associamos. O orgulho existiu antes de qualquer outro pecado. Pois ao nascer no coração de Lúcifer (Isaías 14:11-14 – Ezequiel 28:17), frutificou no desejo absurdo de querer ser igual a Deus.

A primeira lição que Jesus nos ensina através da parábola dos primeiros assentos é que o orgulho anda de mãos dadas com o egoísmo. Destruindo no coração daqueles que o acariciam, a mais nobre de todas as virtudes que é a humildade.

Jesus nos faz lembrar que, se aninharmos este sentimento pecaminoso em nosso coração, buscando favorecer nossos interesses pessoais, enaltecendo nosso nome entre os demais, certamente, encontraremos na vida situações que nos obrigarão a conformar-nos com uma posição inferior.

Lição 2: A humildade nos levará ao céu

A segunda lição poderosa que Jesus nos ensina na parábola em Lucas 14:7-11, que a humildade é, evidentemente, o passaporte para a entrada no Reino dos Céus. Enquanto que o orgulho é uma barreira que pode nos impedir de ter acesso a Ele.

Ao contar esta parábola dos primeiros assentos, Jesus não estava ensinando seus discípulos a usar de um artifício para levar vantagem na vida, ou para alcançar uma promoção na vida. Pois uma atitude como esta, seria tão detestável para Deus como o orgulho, que é a raiz de todos os pecados.

Mas Jesus estava sim, procurando lembrá-los de que o Deus que sonda os corações (provérbios 21:2). E sabe o que há por trás de cada atitude nossa. Ele conhece cada uma de nossas intenções e resiste à arrogância, enquanto exalta os verdadeiramente humildes de coração (Tiago 4:6).

A verdadeira humildade consiste em que deixemos de pensar em nós mesmos, buscando nosso próprio benefício e a honra dos homens. E nos dediquemos a imitar a Jesus, que entregou-Se para o bem de seus semelhantes. Busque esta virtude no exemplo de Jesus e você será uma benção na vida daqueles com quem você conviver.

Lição 3: No Reino de Deus servir é mais importante do que ocupar uma posição

Na parábola dos primeiros lugares, Jesus também nos ensina que, ao invés de buscar honras e prestígio, devemos servir com humildade, colocando os outros em primeiro lugar.

Pois, no Reino de Deus, a verdadeira grandeza é medida pelo servir aos outros. Não pelos status ou poder, desafiando a lógica humana.

Sabendo que a verdadeira recompensa não vem das pessoas, mas do próprio Deus, que vê e valoriza nossas atitudes de compaixão e serviço desinteressado.

“Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

Lucas 14:11

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp