10 lições de liderança no milagre da multiplicação de pães e peixes
Jesus é um Mestre que ensina não apenas com palavras, mas também com ações. No milagre da segunda multiplicação de pães e peixes, registrado em Mateus 15:29-39, encontramos lições valiosas sobre liderança.
Se você exerce alguma liderança ou deseja ser um líder multiplicador, aprenda com o maior líder de todos os tempos, Jesus.
1. Estar posicionado (v.29-31)
29 Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galileia e, subindo a um monte, assentou-se lá.30 E veio ter com ele muito povo, que trazia coxos, cegos, mudos, aleijados e outros muitos; e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou,31 de tal sorte que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel.
Diz uma frase que ”Se o líder corre o servo anda. Se o líder anda o servo para; se o líder para o servo senta; se o líder senta o servo deita; se o líder deita o servo MORRE”.
Jesus não ficava em casa esperando as pessoas irem até Ele. Mas, Ele se posicionava indo onde precisava estar. Isso fala de posicionamento onde Deus nos quer.
Um líder precisa IR, precisa se DISPOR, precisa AGIR. A ação de Jesus foi subir a um monte e a reação a isso, foi a multidão se achegar a Ele. E o resultado disso, foi muitos serem curados e o nome de Deus ser glroficado.
Entendeu a importância de estar no lugar certo? Se queremos ser usados por Deus, precisamos estar onde Ele quer nos usar.
2. Sentir a dor do outro (v.32)
32 E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias e não tem o que comer, e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.
Um bom líder precisa saber se colocar no lugar do outro. Precisa sentir a dor de seu liderado. Um líder que não entende e não se preocupa com as pessoas, não está apto para liderar.
O líder cristão precisa saber que “NÃO É SOBRE MIM, MAS SOBRE O OUTRO”. Ou seja, o foco não sou EU, mas sim a outra PESSOA.
Jesus não se empolgava com a multidão. Ele sabia da sua missão e o propósito divino que tinha. Por isso, Ele pensava nas necessidades das pessoas.
Não podemos ser líderes que querem apenas “usar” e sugar as pessoas. “Enquanto elas me dão lucro eu me importo com elas”. Esse é um pensamento de uma pessoas egoísta que não pensa no Reino de Deus, mas só em si mesmo.
Oxalá que podemos sentir compaixão das pessoas que Deus confia a nossa liderança.
3. Valorizar o que se tem (v.33-34)
33 E os seus discípulos disseram-lhe: Donde nos viriam num deserto tantos pães, para saciar tal multidão?34 E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete e uns poucos peixinhos.
O líder que deseja o crescimento precisa entender que tudo começa pequeno, mas com esforço e trabalho, valorizando o que se tem, a multiplicação acontece.
Jesus poderia ter feito o milagre a partir do nada, ao invés disso, Ele se preocupou primeiramente em saber o que tinha “Quantos pães tendes?”.
Um bom líder age assim. Ele não chega desprezando nem julgando o “pouco que tem”. Ele valoriza o que tem e trabalha com aquilo.
Seja visionário como Jesus. Ao invés de procurar defeitos nas pessoas, trabalhe com as qualidades delas. Você experimentará uma multiplicação poderosa.
4. Preparar o ambiente (v.35)
35 Então, mandou à multidão que se assentasse no chão.
Para o crescimento acontecer, o ambiente precisa estar preparado. Pense comigo: Quando aquela viúva ouviu o profeta Eliseu disse “Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos” (2 Rs 4:3), imagina se a mulher preparasse apenas um vaso pequeno?
Essas mulher obedeceu e preparou o ambiente para a multiplicação: “Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia” (2 Reis 4:5).
O líder que quer ver o crescimento, precisa preparar o ambiente e seus liderados para isso. Por exemplo, organizar, treinar, motivar…
Jesus organizou o ambiente mandando a multidão se assentar. Ele preparou tudo antes de realizar o milagre.
Aqui vale ressaltar a importante lição que “Deus faz sua parte, mas nós precisamos fazer a nossa”.
5. Agradecer pelo que se tem (v.36)
36 E, tomando os sete pães e os peixes e dando graças, partiu-os e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos, à multidão.
Eu gosto muito de uma passagem bíblica em Apocalipse 3:11 que diz “guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Ou seja, é como Deus estivesse dizendo: “VALORIZE O QUE EU TE DEI”.
Se você é um líder que não sabe valorizar o que já tem, como espera que Deus lhe dê mais?
Se você lidera um grupo pequeno, dê graças por isso. Mesmo se tem poucos recursos, valorize esse pouco porque ele pode aumentar. Lembre-se das palavras do Mestre: “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei” (Mt 25:23).
6. Não ficar só para si, mas dividir (v.36)
…partiu-os e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos, à multidão.
Para multiplicar os pães e os peixes, Jesus partiu-os. Isso fala de dividir. Ou seja, às vezes, vamos precisar ficar com uma parte menor para ver o outro ter.
É muito profundo isso. Mas, creio que o Espírito Santo vai vai aplicar essa palavra ao seu coração conforme você precisa.
E também há um mistério nesse “partir” do pão. Jesus foi conhecido no partir do pão (Lc 24:35). Os primeiros cristãos perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At 2:42).
7. Servir (v.36)
…deu-os aos seus discípulos, e os discípulos, à multidão.
Jesus poderia fazer os pães e peixes aparecer na mão de cada pessoa, sim ou não? SIM! Mas Ele escolheu não fazer isso. Ele deu os pães e peixes para os discípulos e os discípulos serviram as pessoas.
John Stott disse que “Líderes têm poder, mas o poder só está seguro nas mãos daqueles que se humilham para servir.”
Jesus ensinou que devemos ser servos dos outros se quisermos ser grandes no Reino de Deus (Mr 10:43-45). E também disse que “não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20:28).
Um bom líder é aquele que procura ser útil para as pessoas. E como Jesus, ele dá o exemplo: “Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os pés de vocês, então vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei o exemplo, para que, como eu fiz, também o façam.” (Jo 13:14-15).
Como aconteceu nesse segundo milagre da multiplicação de pães e peixes, se você quer ver um crescimento saudável, sirva e treine seus liderados a servir também, mas dê o exemplo.
8. Não desperdiçar (v.37)
37 E todos comeram e se saciaram, e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços.
Jesus, apesar de pode multiplicar pães e peixes quando quisesse, Ele se preocupou em não desperdiçar o que tinha sobrado.
Um bom líder não deve desperdiçar tempo, oportunidades, pessoas e recursos. Na liderança, precisamos saber aproveitar bem o que temos.
9. Não fazer distinção de pessoas (v.38)
38 Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.
Não foram apenas os homens que se alimentaram, as mulheres também; não apenas as mulheres, mas também as crianças.
Liderar é tratar todos com devido respeito independente da sua raça, cor, sexo ou qualquer outra diferença. Sem discriminação ou distinção.
“Ninguém se importa com o quanto você sabe, até que saibam o quanto você se importa.” Se você fazer distinção, não será um líder justo e você não ser justo não terá a bênção de Deus e sem a bênção de Deus não haverá multiplicação.
10. Despedir com responsabilidade (v.39)
39 E, tendo despedido a multidão, entrou no barco e dirigiu-se ao território de Magdala.
Jesus não disse “eu fiz o milagre, agora se virem”. Ao invés disso, Jesus teve cuidado para com as pessoas até elas irem embora. Na verdade, ele se preocupou até com o trajeto delas, pois, não queria que elas fossem sem se alimentarem.
Despedir significa que Jesus se preocupou como as pessoas estariam indo. Isso mostra seu compromisso total com àqueles que o seguiam.
Assim como Jesus, precisamos ter responsabilidades com nossos liderados, principalmente como “despedimos” eles. Será que estão indo felizes, com as necessidades atendidas, motivados?
Você pode até admirar grandes líderes, mas, o modelo perfeito que devemos ter como exemplo se quisermos ter sucesso, é o nosso Senhor Jesus. Coloque em prática estas lições que certamente você experimentará uma multiplicação no seu ministério!
Leia mais: As qualidades de liderança de Josué.
Quero muito ser usada pra fazer o ide como jesus nos disse,sou missionária, mais não consigo pregar sem estar lendo esse texto maravilhoso que o senhor me manda 🙏
Graça e paz. Sou da igreja Batista elschadaai, e estou como líder no círculo de oração, estou iniciando .Esta palavra, veio ao meu encontro. Senti DEUS ensinando _me a liderar. Muito obrigada!!