Livros Apócrifos colocados a mais na Bíblia Católica

Os chamados livros apócrifos foram acrescentados à Bíblia pela Igreja Católica em 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento (1545-1563). Trata-se do livro de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão Eclesiástico, Barucque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel.

Wayne Grudem alista 4 fatos que comprovam que você não pode aceitá-los como Palavra de Deus:

  1. Eles não atribuem a si inspiração divina;
  2. Não foram considerados Palavra de Deus pelo povo judeu;
  3. Não foram considerados como Escritura por Jesus nem pelos escritores do Novo Testamento;
  4. Contêm ensinos incoerentes com o restante da Bíblia.

Quais são os 7 livros apócrifos da Igreja Católica?

Os sete livros apócrifos da Igreja Católica, não reconhecidos como parte do cânon oficial pelas tradições protestantes, são:

  1. Tobias
  2. Judite
  3. Sabedoria de Salomão
  4. Eclesiástico (também conhecido como Sirácida)
  5. Baruque (incluindo a Epístola de Jeremias)
  6. Primeiro Livro de Macabeus
  7. Segundo Livro de Macabeus

Livros apócrifos: o que significam?

Inicialmente, o termo “apócrifo” em grego significa “oculto” ou “difícil de entender“. Esses livros são chamados assim devido à sua autoria desconhecida ou oculta.

Por exemplo, o livro de Tobias, cuja autoria real é questionável, evidencia esse aspecto. Um escritor desconhecido provavelmente usou o nome de Tobias para dar autoridade à obra, algo comum na época.

No século 16, Martinho Lutero classificou esses livros como “apócrifos” por conterem ensinamentos não aceitos pela Igreja Católica. Esses ensinamentos não estão na Bíblia Canônica.

Os fiéis católicos usam a expressão “deuterocanônico” para esses livros, significando “segundo cânone”. Segundo a visão católica, esses livros foram canonizados mais tarde, mas não pelos profetas bíblicos.

Como protestante, prefiro a primeira definição, “apócrifos“. Existem razões históricas e teológicas para essa preferência, que serão exploradas a seguir.

Erros que comprovam que os Livros Apócrifos não são divinos:

  1. Judite e Tobias – contêm erros históricos, cronológicos e geográficos;
  2. Sabedoria de Salomão – ensina a criação do mundo a partir de matéria preexistente (11.17);
  3. Eclesiástico – ensina que esmolas traz em a expiação do pecado (3.30);
  4. Baruc – diz que Deus ouve as orações dos mortos (3.4);
  5. I Macabeus – contém erros históricos e geográficos;
  6. II Macabeus – em 1538-39 o escritor pede desculpas pelos erros. Como poderiam ser inspirados se contêm erros e foram escritos em grego, visto que o Antigo Testamento está em hebraico e aramaico? Prova que estes livros foram escritos após o Antigo Testamento.
  7. Judite – foi escrito em grego e situa a história na Babilônia de 626 a 668 a.C. Analise: “Mas, como poderia ser verdade, se neste momento nem há notícia da propagação dos gregos?”

A Bíblia responde

“Examinais as Escrituras, porque vós julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.39).

“Jesus ensinou a infalibilidade da Bíblia ao dizer: a Escritura não pode falhar” (Jo 10.35).

“Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando” (Dt 4.2).

“Eu, a todo aquele que ouve as palavras desta profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro” (Ap 22.18-19).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. AS SAGRADAS ESCRITURAS/BIBLIA SÃO INERRANTES, INSPIRADAS PELO ESPIRITO SANTO…CANONIZADA PELA SEPTUAGINTA, CONSIDERADA A PALAVRA DE DEUS…PORTANTO, A IGRJA CATOLICA VEM BAGUNÇADA HA MUITO TEMPO, GRAÇAS A MARTIM LUTERO, JOÃO CALVINO, JOHN HUSS, VAN CLIFT E OUTROS COM A REFORMA DEU UM BREQUE MQAIS NÃO ACABARAM AS HERESIAS QUE AINDA VEMOS LATENTE. o VATICANO, PAPA E CARDEAIS DEVERIAM TER VERGONHA DO QUE FAZEM OS FIEIS PRATICAREM. ESTUDAM 16 ANOS, COM CERTEZA DEVEM TER DOCUMENTOS ESCLARECEDORES ESCONDIDOS LA E NÃO REVELAM….CDEGOS GUIANDO CEGOS E AMBOS C AIRÃO NA MESMA COVA…jESUS LIMPARA BREVE ESSA EIRA E MUITO SERÃO OS RANGER DOS DENTES E DORES…JESUS ESTA VOLTANDO…MUITO BOM SEUS C OMENTARIOS MAIS PODERIAM SE APROFUNDAR MAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!