Ministério Infantil: 5 Dicas para ter criatividade

Antes de tudo, servir no ministério Infantil requer muito esforço, dedicação e criatividade, isso é um fato. Mas a melhor parte é a alegria de ver crianças caminhando ao encontro de Cristo, essa é a recompensa.

Algumas pessoas podem achar que trabalhar com criança exige apenas dedicação, quem pensa assim, está equivocado, requer um pouco mais.

É claro que o esforço em fazer o seu melhor precisa ser o primeiro incentivo no seu ministério, já que andamos segundo Colossenses 3.23,24.

Colossenses 3.23,24. NVI

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

Mas o grande diferencial para trabalhar em departamento infantil é a criatividade. É ela que faz as crianças ficarem atentas e encantadas com aquilo que é apresentado.

Veja agora 5 dicas que vão te ajudar a ser mais criativo(a) impactando diretamente na maneira que você serve no departamento infantil.

1 – Invista tempo com Deus

Em primeiro lugar, investir tempo na presença de Deus deve ser a base do seu chamado, pois um relacionamento com Ele fará você perceber que todas as coisas são para Glória dEle e assim o seu coração usará todo o seu potencial para servir.

Além disso, não há ninguém mais criativo que o Criador do mundo, que fez com detalhe cada paisagem desta terra. Ele é dono de toda criatividade e deve ser sua maior inspiração.

2 – Pesquise ideias para o Ministério Infantil

Em segundo lugar, não espere que a origem das ideias seja apenas a sua mente. Pesquise sobre o assunto e abra as portas para a imaginação. Muitas vezes as ideias surgem enquanto você está pesquisando por inspirações.

Além disso, tudo que é bom deve servir de ensinamento e ser usado para ensinar também. Ou seja, alguém fez algo interessante e deu certo, por que não tentar também? Entretanto, à sua maneira, com um toque totalmente seu.

3 – Acrescente personalidade

Em terceiro lugar, você deve unir a pesquisa de ideias com a sua personalidade, assim você vai ter o melhor de algo com a sua cara. Faça alterações, coloque algo que seja uma referência para você e uma ideia simples pode se tornar algo extraordinário.

Colocar sua personalidade em algo é também trazer um pouco da sua realidade. Muitas vezes, vemos ideias grandiosas e não temos orçamento ou equipe para fazer, o ideal então, é adaptar para a nossa realidade. Só isso já deixa o que pesquisamos com a nossa cara.

4 – Faça o seu melhor

Em quarto lugar, fazer o seu melhor é estar disposto a dar o máximo de si, é não medir esforço e dedicação. Até porque sabemos que o nosso servir não deve ser de qualquer maneira, deve ser de todo coração.

Então, quando pensamos em dar o nosso melhor é com tudo que temos. Isso inclui nosso tempo, nossos recursos e nossos talentos. A entrega deve ser sem reservas, assim como será a recompensa do céu na sua vida.

5 – Busque sempre mais para o Ministério Infantil

Em quinto e último lugar, o segredo para ter criatividade é não estagnar. Você deve sempre está a procura de algo que te motive, que te impulse e incentive a ser melhor e superar-se de alguma maneira.

Você deve sair da sua zona de conforto, isso será necessário para criar o hábito de mudança. E quanto mais você muda, mais você aprende e mais ganha experiência. 

A criatividade faz parte de um processo de se reinventar a todo momento e vence quem consegue se adaptar a essas mudanças.

Por fim, Deus se alegra do quanto você tem se preparado para servir na obra e com certeza Ele tem planos para abençoar ainda mais o seu esforço no Ministério Infantil. 

Então não desista em meio às dificuldades ou tempos difíceis, pois aquEle que te colocou no lugar que você está hoje é quem te sustenta.

Veja também: Temas para Culto Infantil

Vitória Lemos

Vitória Lemos é uma sonhadora cativa nas palavras, Tia rica de risadas e ideias do Ministério Infantil, dedicada aos dons e talentos e serva fiel do Reino na @adtcmutirao.
Botão Voltar ao topo