Voluntária descobre missanga de ouro de 1.600 anos em escavação arqueológica em Jerusalém

A missanga foi encontrada em terra retirada de uma grandiosa estrutura romana descoberta na Escavação da Peregrinação

Uma única missanga feita de ouro puro e datada de pelo menos 1.600 anos atrás foi descoberta no projeto de peneiragem da Experiência Arqueológica no Parque Nacional Emek Tzurim. A missanga foi encontrada em terra retirada de uma grandiosa estrutura romana descoberta na Escavação da Peregrinação. Foi criada utilizando uma técnica única que exigia um trabalho delicado para afixar dezenas de bolas minúsculas em forma de anel, a fim de criar uma pequena missanga.

Hallel Feidman, 18 anos, de Bnei Ayish, é a voluntária que encontrou a missanga de ouro. Ela é uma voluntária do Serviço Nacional que está trabalhando no projeto de peneiragem. “Derramei o balde sobre a peneira e comecei a lavar o material que foi trazido das escavações na Cidade de Davi”, disse Feidman ao descrever o momento em que fez a descoberta. “E então vi algo brilhante no canto da peneira, diferente, que normalmente não vejo. Aproximei-me imediatamente do arqueólogo e ele confirmou que encontrei uma missanga de ouro. Todos aqui estavam muito entusiasmados.”

Hallel Feidman com a rara conta de ouro
Hallel Feidman com a rara conta de ouro. Crédito: Koby Harati, Cidade de David

De acordo com o Dr. Amir Golani, um antigo especialista em joias na Autoridade de Antiguidades de Israel: “Ao longo de todos os meus anos em arqueologia, encontrei ouro talvez uma ou duas vezes, então encontrar joias de ouro é algo muito, muito especial”. Ele aponta que a missanga, que sobreviveu incólume, é provavelmente apenas uma pequena parte de um colar ou pulseira que incluiu missangas adicionais. “Quem poderia comprar uma peça como esta feita de ouro, era uma pessoa rica, com meios.”

De acordo com Shlomo Greenberg e Ari Levy, Diretores de Escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel, “A missanga originou-se numa estrutura grandiosa que tem pelo menos 25 metros de comprimento. A estrutura foi construída na Estrada da Peregrinação na Cidade de Davi, num estilo de construção que caracteriza edifícios de luxo. A riqueza dos ocupantes do edifício é evidenciada por achados adicionais que foram descobertos nele, como vasos de barro importados e um piso decorado em mosaico.”

Os pesquisadores apontam que é possível que a missanga tenha sido criada em um período que antecede o período da estrutura em que foi encontrada, porém, é razoável assumir que as pessoas que viviam na estrutura usaram a missanga que pode ter sido acidentalmente perdida quando o colar se quebrou.

Uma seção da grandiosa estrutura romana onde a missanga foi encontrada
Estrutura romana onde a missanga foi encontrada. Crédito: Ari Levy, Autoridade de Antiguidades de Israel

A descoberta detém importância distinta devido à falta de itens de ouro encontrados em escavações arqueológicas e porque missangas deste estilo não são comuns, devido à técnica única e complexa utilizada para criá-las. A técnica provavelmente tem origem na região da Mesopotâmia, onde era conhecida há aproximadamente 4500 anos.

“O aspecto mais interessante da missanga é o fato de que ela foi encontrada em uma estrutura romana, o que pode sugerir uma possível influência romana na arte da joalheria judaica da época”, acrescentou o Dr. Golani. “Esta descoberta única é uma adição significativa ao nosso conhecimento sobre as culturas antigas que habitaram a Terra de Israel.”

Os arqueólogos continuam a investigar a estrutura romana na Cidade de Davi e acredita-se que mais descobertas importantes serão feitas. A descoberta da missanga de ouro é uma emocionante contribuição para a compreensão da história da região e das civilizações antigas que a habitaram.

Gostou? Então veja mais em arqueologia bíblica.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo