Mosaico de Aves e Mesa de Vidro Dourado Desenterram Tesouros Bizantinos em Cesareia

O achado arqueológico em questão refere-se a descobertas feitas em Cesareia, Israel, que datam do período bizantino, especificamente do século VI d.C

Uma descoberta arqueológica surpreendente ocorreu por acaso em Cesareia, revelando um tapete de mosaico deslumbrante e uma mesa de vidro dourado.

Durante atividades de treinamento militar em 1950, as pessoas encontraram e posteriormente protegeram um mosaico notável que retratava pássaros e animais.

Somente em 2004, a Autoridade de Antiguidades de Israel redescobriu o mosaico e realizou escavações adicionais que revelaram os restos de um magnífico palácio bizantino.

tesouro arqueológico descoberto por acaso em Cesareia
Fotografia: Piso de mosaico – Niki Davidov, Eldad Greenfield; Autoridade de Antiguidades de Israel

As escavações revelaram que o palácio, datado do século VI d.C., abrangia uma área de cerca de 3.000 m². O mosaico retangular, conhecido como o Mosaico de Aves, medindo 14,5 × 16,0 metros, era uma obra-prima artística.

O tapete de mosaico apresentava medalhões circulares com uma variedade de aves, cercados por árvores frutíferas e animais selvagens. No entanto, um incêndio destruiu o edifício, fazendo com que os pisos de mosaico do andar superior entrassem em colapso.

descoberta arqueologica
Fotografia: Mosaico dourado – Niki Davidov, Eldad Greenfield; Autoridade de Antiguidades de Israel

Outra descoberta fascinante foi uma mesa em forma de ferradura, conhecida como mesa de vidro dourado, construída com a técnica rara de “vidro-ouro”.

Os azulejos de vidro tinham decorações com flores e cruzes, criando um padrão colorido impressionante em forma de xadrez. Essa mesa é única, pois nenhuma outra com a mesma técnica foi encontrada até hoje.

Atualmente, a mesa de vidro dourado ocupa um lugar de destaque no Pavilhão de Vidro do Museu Eretz Israel em Tel Aviv. O Mosaico de Aves de Cesareia continua em exibição em seu local original, aberto ao público gratuitamente.

Essas descobertas fornecem um vislumbre fascinante da importância histórica e do esplendor artístico da Cesareia Bizantina, encantando os visitantes com sua beleza e detalhes únicos.

Fonte: Autoridade de Antiguidades de Israel