Número 50 na Bíblia e seu Significado

Qual o significado do número 50 e o que representa na Bíblia? Descubra os principais textos em que o número 50 aparece e o que representa na Bíblia.

O Número 50 na Bíblia e seu Significado

Você sabia que 50 é um número de organização do povo de Deus e aparece 144 vezes na Bíblia? Então veja:

1. Foram constituídos homens capazes como chefes de 50 sobre o povo de Israel (Êxodo 18:21)

“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez”.

2. Na multiplicação de pães e peixes organizam-se grupos de 50 (Marcos 6:39-40)

“39. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde.

40. E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinquenta em cinquenta“.

3. Os levitas se aposentavam do serviço sagrado aos 50 anos de idade (Números 4:3)

“Da idade de trinta anos para cima até aos cinquenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação”.

4. Dois capitães de 50 foram consumidos pelo fogo do céu ao tentarem mal ao homem de Deus (2 Reis 1:9-12)

9. Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seus cinquenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.

10. Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.

11. E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.

12. E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinquenta“.

5. Um grupo de 50 foi poupado por tratarem bem ao homem de Deus (2 Reis 1:13-15)

13. E tornou a enviar um terceiro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; então subiu o capitão de cinquenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos.

14. Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.

15. Então o anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei”.

Botão Voltar ao topo