O Poder das Palavras

Muito é falado sobre o poder das palavras, principalmente quando as palavras são ditas com uma entonação mais maldosa.

Quem nunca ouviu aquela famosa frase sobre ter cuidado com o que você diz, porque a palavra tem poder.

Deus fez tudo que existe hoje apenas com uma palavra, Ele disse haja Luz e a partir daquele momento a criação tornou-se realidade. Todas as coisas começaram a existir através do poder da palavra de Deus.

Nós como filhos e herdeiros de um Deus vivo também podemos ver nossas palavras curando ou ferindo. Por isso é tão importante que você saiba o que está falando e com que intenção está dizendo.

O poder das palavras: Para a vida e para morte

As palavras que falamos podem ser remédio ou veneno. Assim como elas podem curar alguém que está passando por dias difíceis, elas também podem ferir a ponto de abalar as estruturas de alguém.

Em Provérbios 10.11 podemos ler exatamente sobre isso.

Provérbios 10.11 NVI

“A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga a violência.”

Perceba também que as palavras e a forma como escolhem usá-las definem quanto uma pessoa pode ser justa ou ímpia. 

Em Provérbios 18.21 também fala sobre os frutos que podem ser gerados.

Provérbios 18.21 NVI

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.

Veja a seguir o poder das palavras para curar, restaurar e gerar vida. E também para ferir, derrubar e causar a morte de alguém. Busque entender e aplicar cada ensinamento em sua vida 

O poder das palavras que geram vida

Nossas falas têm o poder de gerar vida quando refletem um coração justo e cheio de boas intenções. 

Quando estamos conectados com o nosso Senhor e com nossos propósitos, somos usados para fortalecer pessoas e ser benção na vida de alguém que está pŕecisando.

Podemos testemunhar o poder das palavras gerando vida, quando profetizamos sobre uma causa e Deus envia a solução ou quando você declara que em nome de Jesus algo vai se cumprir e finalmente acontece.

Que tipo de fala você está lançando sobre a vida das pessoas que te cercam? Que você possa ter um coração cheio da presença de Deus e assim vivificar a fé de alguém que necessite.

O poder das palavras que causam morte 

Tudo que sai da nossa boca é fruto do que alimentamos no nosso coração. Logo, um coração que está longe de Deus e cheio de maldade também declara palavras que podem destruir vidas, sonhos, famílias e muitas outras coisas.

Além disso, as intenções daqueles que lançam essas falas podem não ser completamente ruins. 

No entanto, quando as palavras ou a forma de falar e até mesmo o momento é mal escolhido, geralmente essas situações causam grandes feridas e até morte espiritual de alguém.

O poder da palavra a seu favor

As escrituras contêm diversas passagens que mostram o quanto é importante falarmos daquilo que nos edifica e nos aproxima mais de Deus.

Por isso, você deve usar o poder das palavras para transformar sua realidade. Você pode nutrir seu espírito com frases proféticas, de fé sobre a sua vida e daqueles que você ama.

Ore, clame, entregue seus lábios e seu coração a Deus e lance sobre a sua casa palavras de conquistas. Deixe que a sua boca seja um canal de bênçãos e que isso glorifique o nome do Senhor. 

Não esqueça que você vai colher os frutos de todas as palavras que você plantou. Assim como diz em Mateus 12.37.

Mateus 12:37 NVI

Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado”. 

Passagens bíblicas

Por fim, que você possa aplicar o poder das suas falas em todos lugares por onde você andar e possa ver transformação principalmente em seu lar. Por isso, destacamos algumas passagens bíblicas, veja a seguir:

Vitória Lemos

Vitória Lemos é uma sonhadora cativa nas palavras, Tia rica de risadas e ideias do Ministério Infantil, dedicada aos dons e talentos e serva fiel do Reino na @adtcmutirao.
Botão Voltar ao topo