O que a Bíblia diz sobre cabelos grisalhos?

À medida que envelhecia, já com meus 50 anos completos, percebi algo que vem progredindo e aumentando gradativamente: a presença de cabelos grisalhos. 

Nesta fase, meu cabelo é o que eles chamam de sal e pimenta, e felizmente agora há mais pimenta do que sal. Mas mesmo que a pimenta esteja vencendo, o sal está fazendo o possível para tentar recuperar o atraso.

Surpreendentemente, ou talvez não, a Bíblia fala sobre cabelos grisalhos. Obviamente, cabelos grisalhos são um sinal de envelhecimento, mas quando você considera, o que a Bíblia diz sobre cabelos grisalhos, verá que representa mais do que isso.

O que a Bíblia diz sobre cabelos grisalhos?

Quero chamar sua atenção para três passagens bíblicas que falam sobre cabelos grisalhos. Cada uma delas, traz uma perspectiva diferente sobre o que os cabelos grisalhos representam.

O cabelo grisalho é um lembrete da fidelidade de Deus

“Mesmo na sua velhice e cabelos grisalhos, eu serei o mesmo, eu sou aquele que te sustentará.
Eu te fiz e te levarei; Eu te susterei e te salvarei”. (Is 46:4)

Qualquer um que viveu um tempo, e andou com Deus pode testemunhar sua fidelidade. Viver mais, significa apenas que você teve mais oportunidades, para Deus provar e demonstrar sua fidelidade a você. 

Deixe os cabelos grisalhos serem um lembrete, de quantas vezes Deus honrou sua palavra em sua vida. 

Afinal, Deus prometeu ser fiel e está cumprindo a sua promessa.

O cabelo grisalho é a imagem de uma vida bem vivida

“O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor; é alcançado no caminho da justiça”. (Provérbios 16:31)

Embora não tenhamos garantias de viver uma vida longa deste lado da eternidade, há muitos que escolheram viver em retidão. 

Seu compromisso com Cristo foi recompensado com anos de vida nesta terra para dar glória e honra a Deus. Para essas pessoas, os cabelos grisalhos representam uma vida bem vivida.

O cabelo grisalho é um sinal de sabedoria

“A glória dos jovens é a sua força, os cabelos grisalhos o esplendor dos velhos”. (Provérbios 20:29)

Há uma transformação interessante, que acontece à medida que envelhecemos. 

Podemos nos tornar fisicamente mais fracos, mas ao mesmo tempo, nos tornamos mais sábios (ou pelo menos deveríamos). 

À medida que envelhecemos, os cabelos grisalhos representam a sabedoria que adquirimos ao longo dos anos. 

Contudo, isso significa que podemos não ser capazes de fazer o que costumávamos fazer fisicamente; mas ainda assim, podemos ser tão produtivos, porque temos mais sabedoria.

Como as Escrituras se dirigem aos idosos?

“Levante-se na presença dos idosos, mostre respeito pelos idosos e reverencie seu Deus. Eu sou o Senhor”. ( Levítico 19:32 )

No entanto, a Bíblia é clara que devemos mostrar respeito pelos idosos. Há muito que podemos aprender com aqueles que são mais velhos e que andam com Deus há muito tempo. 

Muitos idosos têm legados da fidelidade de Deus, e viveram vidas de retidão que podemos seguir os vossos exemplos. 

Precisamos vê-los como tesouros indispensáveis, não como antiguidades que colocamos na prateleira. 

Parte da responsabilidade dos idosos no corpo de Cristo é transmitir o que aprenderam. Precisamos valorizar isso e abrir espaço em nossas vidas e em nossas igrejas.

Quem eram algumas pessoas importantes na Bíblia que eram velhas?

A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34), então isso também significa que Deus não faz acepção de eras. 

Na economia de Deus, realmente não existe aposentadoria. Isso significa que, independentemente de quantos anos você tem, Deus ainda quer usar você. 

Encontramos vários exemplos, de Deus usando pessoas na Bíblia com idade avançada. 

– Deus chamou Abraão quando ele tinha 75 anos e teve um filho aos 100.

– Permitiu que a esposa de Abraão, Sara, desse à luz aos 90 anos.

– Deus chamou Moisés quando ele tinha 80 anos para ir e libertar seu povo do Egito.

Calebe, outra pessoa idosa que nos inspira. 

Calebe e Josué foram os únicos dois espiões que voltaram com um relatório encorajador, informando aos israelitas que poderiam tomar Jericó. 

Por causa de sua coragem, Deus lhe fez uma promessa. Quarenta e cinco anos depois, ele veio reivindicar a promessa. Essas palavras são tão emocionantes, que vou deixar você lê-las, diretamente da Bíblia.

Assim, naquele dia, Moisés me jurou: ‘A terra em que pisaram seus pés será sua herança e a de seus filhos para sempre, porque você seguiu o Senhor meu Deus de todo o coração’. Agora, então, assim como o Senhor prometeu, ele me manteve vivo por quarenta e cinco anos desde o momento em que ele disse isso a Moisés, enquanto Israel se movia no deserto. Então aqui estou eu hoje, com oitenta e cinco anos! Ainda estou tão forte hoje como no dia em que Moisés me enviou; Eu sou tão vigoroso para sair para a batalha agora quanto eu era então. Agora me dê esta região montanhosa que o Senhor me prometeu naquele dia. Você mesmo ouviu então que os anaquitas estavam lá e suas cidades eram grandes e fortificadas, mas, o Senhor me ajudando, eu os expulsarei como ele disse“(Josué 14: 9-12).

Calebe tinha oitenta e cinco anos, e ainda estava tão vivo e vigoroso quanto quarenta anos antes. Ele estava vibrante e ainda motivado a correr atrás e conseguir tudo o que Deus lhe havia prometido. 

Contudo, não tenho oitenta e cinco anos, mas isso me encoraja.

Se você é mais avançado em anos e sua cabeça está cheia de cabelos grisalhos, deixe isso ser um lembrete para você de que, se há fôlego em seus pulmões, Deus ainda não terminou de cumprir a promessa; ele ainda tem um propósito para você.

Como os cristãos devem tratar os idosos?

Deixe-me compartilhar com você três maneiras simples, de como os cristãos devem tratar os idosos. A propósito, isso se aplica sejam eles crentes ou não.

1. Com respeito 

Como eu disse antes, devemos valorizar aqueles que são mais velhos, enquanto ainda estão aqui. 

Vamos respeitar suas vidas e buscar aprender e ouvir, o que eles fizeram e onde estiveram. 

É provável que eles tenham enfrentado alguns dos desafios que você está enfrentando agora, então a sabedoria que você pode obter de suas experiências de vida pode ser inestimável.

2. Com paciência 

Não é nenhum segredo, que à medida que os cabelos grisalhos aumentam, às vezes as coisas não funcionam tão rápido quanto costumavam. 

Por isso, precisamos ter paciência com os idosos. Eles podem não conseguir fazer isso o mais rápido possível, mas dê a eles espaço para fazer o que precisam fazer no prazo de que precisam. 

Isso, portanto, exigirá paciência.

3. Com amor 

Isso deve ser óbvio porque somos chamados a amar o nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). 

Os idosos também são seus vizinhos, isso significa que devemos cuidar deles. 

Reconheça que à medida que as pessoas envelhecem, seu círculo de amigos e familiares, começam a diminuir porque as pessoas morrem, então sua demonstração de amor pode ser tão simples quanto passar um tempo com elas. 

Independentemente, de como isso se desenrola, quando você vê os idosos como valiosos, amá-los não será difícil.

Uma oração de bênção para os anciãos em sua vida

Senhor, todos nós temos pessoas em nossas vidas que têm muitos cabelos grisalhos, de sabedoria. Oramos para que o Senhor, continue a usar a vida deles para o seu reino e permita que eles vejam seu valor. Dê a eles energia como Calebe e permita que eles continuem sendo fiéis ao Senhor. Dê-lhes graça para transmitir o que aprenderam e dê-lhes oportunidades de fazê-lo também. Lembre-os de que a vida deles ainda importa e que o Senhor ainda não completou a promessa.

Nós oramos assim, em nome de Jesus!

Conclusão

Para concluirmos, eu sei que na corrida entre sal e pimenta, eventualmente o sal vai vencer. 

No entanto, oro para que aprendamos a celebrar essas pérolas de conhecimento e sabedoria, que Deus colocou ao nosso redor. 

Eles estão lá por um tempo, uma estação e uma razão. Não vamos negligenciar nenhum deles, porque afinal, com o passar da vida, um dia eles não estarão mais por perto.

Autor: Clarence L. Haynes Jr.

Botão Voltar ao topo