O que a Bíblia diz sobre maquiagem?

O que a Bíblia diz sobre maquiagem? É errado querer alterar ou melhorar nossa aparência usando um pouco de rímel ou blush? 

Tem sido uma pergunta que muitas mulheres e meninas confusas, oprimidas e envergonhadas por quererem ficar bonitas, fazem.

Crente pode usar maquiagem?

Eu vejo a maquiagem como uma ferramenta. E como qualquer ferramenta, depende de como se usa e das intenções do coração.

Eu sou uma garota 100 % feminina. Eu sempre amei moda, maquiagem e cabelo. Um certo tom de sombra, um top fofo pode acentuar a beleza natural que Deus me deu. 

Eu sempre quero estar no meu melhor, mas enquanto crescia recebi várias mensagens de homens e mulheres sobre minha maquiagem, estilo e vestido.

Me lembro de uma vez que a esposa de um pastor me chamou de lado quando um jovem que vinha à igreja me disse que a maquiagem é a maneira que o diabo usa para as jovens receberem a atenção. 

Na época, eu só usava corretivo e rímel. Porque eu usava maquiagem e fazia luzes no cabelo, me disseram que eu parecia uma prostituta em vez de uma adolescente. 

Esta foi a primeira de muitas mensagens confusas que recebi quando jovem. Ou minha maquiagem me fez parecer muito crescida, sedutora ou não feminina o suficiente.

Mais tarde, quando conheci meu marido, ele me ensinou o quão bonita eu sou sem maquiagem ou roupas extravagantes. 

Meu marido me ensinou a me ver através das lentes de Deus que me criou com cuidado e admiração. 

Aprendi que minha identidade não está no tom certo da maquiagem, mas minha identidade está firmemente encontrada em meu Deus Criador.

Mas, o problema é… Não importa como as mulheres se maquiam ou usam roupas, vivemos em uma cultura que critica as mulheres. 

As expectativas de gênero em relação à aparência variam drasticamente de igreja para igreja ou de comunidade para comunidade, dependendo da cultura. 

Mas os dados mostram que, independentemente do ambiente, as mulheres enfrentam mais cobranças do que os homens sobre sua aparência e o que vestem. 

É pecado usar maquiagem?

Alguns cristãos acreditam que é errado as mulheres usarem maquiagem, citando passagens que parecem proibir isso. 

Essas pessoas também acreditam que uma mulher não deve trançar o cabelo nem usar nada além de saias ou vestidos. 

Embora queiramos viver nossas vidas de uma maneira que respeite e honre a Deus, devemos ter cuidado com nossos pontos de vista e opiniões que não vão além do que a Palavra de Deus realmente diz. 

É um pecado ensinar ideias criadas pelo homem como mandamentos de Deus (Marcos 7:7).

Uma olhada no porta-revistas mais próximo é provavelmente toda a evidência de que você precisa para saber que nossa cultura valoriza a beleza, a sedução e o charme acima da piedade. 

Mas não é apenas a nossa cultura. As mulheres vêm alterando sua aparência desde o início dos tempos, quando Eva e seu marido cobriram seus corpos com folhas.

De fato, o primeiro uso de maquiagem remonta a 7.000 anos atrás com os antigos egípcios. Arqueólogos até encontraram latas de maquiagem em túmulos. Os pesquisadores pensam que Cleópatra usou cor de lábio criada a partir de besouros carmim moídos para matiz.

O que a Bíblia diz sobre maquiagem?

Biblicamente falando, podemos encontrar algumas passagens sobre rituais de beleza e maquiagem. 

Quando Ester entrou no palácio, ela passou por um ritual de beleza de um ano para purificação e cosméticos.

Chegou a vez de cada jovem ir ao rei Assuero depois de ter completado doze meses de preparação, de acordo com os regulamentos para as mulheres, pois assim foram distribuídos os dias de sua preparação: seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e preparativos para embelezar as mulheres (Ester 2:12, NKJV).

A NIV traduz a passagem como:

Antes que chegasse a vez de uma jovem ir ao rei Xerxes, ela teve que completar doze meses de tratamentos de beleza prescritos para as mulheres, seis meses com óleo de mirra e seis com perfumes e cosméticos.

Quando se trata de como as mulheres se enfeitam, há poucos versos sobre maquiagem ou cosméticos. 

As passagens que encontramos são advertências e palavras de sabedoria para nos lembrar que Deus não se importa com nossa aparência externa, mas com o que está dentro de nossos corações. Faríamos bem em lembrar Provérbios 31:20:

“O encanto é enganoso, e a beleza é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor deve ser louvada”.

As passagens que encontramos (1 Timóteo 2:9-10, Jeremias 4:30, 1 Pedro 3:3-4) têm um fio comum, é a intenção de por que nos adornamos em primeiro lugar. 

Descobrimos que Deus não se opõe a mulheres bonitas. Descobrimos que Deus se opõe a mulheres que parecem sedutoras e mundanas.

Ter as intenções certas

Para responder à pergunta o que a Bíblia diz sobre maquiagem, precisamos abordar a intenção por trás do uso da maquiagem. 

Que intenções você tem quando se veste para ir à igreja, à academia ou ao trabalho? Que pensamentos passam pela sua mente quando você está planejando uma noite com seus amigos? Você está se vestindo para impressionar os outros ou sua identidade é encontrada em Deus? 

Devemos lembrar onde está nossa verdadeira identidade. Nosso valor é encontrado em Cristo. 

Quando esquecemos, nos deixamos abertos a acreditar nas mentiras do mundo: “Sou feia sem maquiagem”. “Eu não sou bonita o suficiente.” “Eu não sou tão bonita quanto ela.” 

Deus também criou nosso coração à Sua semelhança. Ele quer que nossa identidade, confiança e segurança venham do alicerce como Sua filha – não de como melhoramos nossa aparência. 

Como a Bíblia afirmam, Deus “olha para o oculto do coração da pessoa ”, e isso é “muito precioso aos olhos de Deus”.

Por mais clichê que pareça, Deus se importa com sua aparência externa, mas Ele se importa mais com seu coração. 

Ele cuidadosamente criou e teceu você no ventre de sua mãe. Ele teve o cuidado de criar a cor dos seus olhos, o tom do seu cabelo e até planejou como você ficaria até o posicionamento de suas sardas.

Quando nos maquiamos, precisamos tomar cuidado para que ela não se torne um ídolo. A Bíblia nos advertem que nunca devemos nos concentrar tanto na aparência externa ao custo de negligenciar nosso interior. Quando o fazemos, isso leva a mais acreditar em mais mentiras, cria problemas de auto-estima e mais pecado.

Versículos da Bíblia para você refletir sobre o uso da maquiagem

1 Pedro 3:3-4 “Sua beleza não deve vir de adornos exteriores, como penteados elaborados e uso de jóias de ouro ou roupas finas. Em vez disso, deve ser a do seu eu interior, a beleza imperecível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor aos olhos de Deus.”

1 Coríntios 6:12 “Eu tenho o direito de fazer qualquer coisa,” você diz, mas nem tudo é benéfico. “Tenho o direito de fazer qualquer coisa”, mas não serei dominado por nada.”

Conclusão

Como filhas de Deus, somos livres para usar maquiagem desde que o façamos por motivos puros. Lembre-se sempre que Deus se preocupa muito com a beleza de sua alma. 

Ele quer que nos vistamos com Seu amor e caráter para que O reflitamos. Em última análise, somos Suas obras-primas – Suas criações. Ele é o artista final que nos formou e nos chamou de “muito bons”.


Heather Riggleman

Botão Voltar ao topo