O que a Bíblia diz sobre piercings?

A Bíblia nunca aborda especificamente se os piercings são ou não pecaminosos. No entanto, embora os israelitas fossem proibidos de mutilar seus corpos, os piercings eram uma prática comum tanto antes quanto depois da implementação da lei levítica.

Embora não sejam tão problemáticos quanto as tatuagens, os piercings podem ser uma questão de discórdia entre os cristãos. Enquanto alguns ostentam vários piercings, outros chegam ao ponto de equacionar os piercings com feitiçaria e paganismo.

Então, qual é a verdade? Os piercings são bons, assim como uma pulseira ou colar? Ou eles são proibidos por Deus? Para descobrir, teremos que consultar a Bíblia.

Piercings na Bíblia

A Bíblia não costuma falar sobre piercings. Quando isso acontece, normalmente é uma menção casual. Por exemplo, em Gênesis, quando Abraão enviou seu servo para pedir a mão de Rebeca para seu filho Isaque, um dos presentes que ele enviou a Rebeca foi um anel de ouro no nariz (Gênesis 24:22).

Algumas vezes, a Bíblia menciona piercings de maneira negativa, junto com mantos finos e roupas de linho. As questões em tais passagens parecem ser a arrogância e a negligência com os pobres, não o uso de joias e roupas em si. Veja Isaías 3:18-23:

Naquele dia, o Senhor arrebatará seus enfeites: os braceletes e tiaras e colares crescentes, os brincos e pulseiras e véus, os cocares e tornozeleiras e faixas, os frascos de perfume e amuletos, os anéis de sinete e anéis de nariz, as vestes finas e as capas e mantos, as bolsas e espelhos, e as roupas de linho e tiaras e xales.

Uma passagem na Bíblia mostra uma correlação positiva com piercings. Quando Deus fala sobre Seu amor pródigo por Israel em Ezequiel 16, comparando Jerusalém com Sua esposa, Ele diz: “E eu coloquei um anel em seu nariz, brincos em suas orelhas e uma bela coroa em sua cabeça” (Ezequiel 16:12).

Parece improvável que Deus pinte uma imagem de Si mesmo engajado em uma prática pecaminosa. Em vez disso, a passagem mostra isso como Deus honrando e amando Jerusalém.

No entanto, há um verso que pode não lançar uma luz favorável ao piercing.

Levítico condena os piercings?

A passagem que é mais frequentemente apontada como uma condenação de piercings na verdade não menciona piercings. Levítico 19:28 diz:

“Não cortem seus corpos pelos mortos nem façam tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”.

O interessante sobre esta passagem é que muitas vezes é lida sem contexto. As passagens circundantes referem-se a outros rituais associados ao paganismo. O versículo imediatamente antes de Levítico 19:28 afirma: “Não corte o cabelo dos lados da cabeça nem corte as pontas da barba” (Levítico 19:27). E o verso antes disso? “Não coma carne ainda com sangue” (Levítico 19:26).

Os cristãos, é claro, cortam o cabelo e comem carnes que não são kosher. O contexto implica que essa diretriz do Senhor era especificamente para os israelitas, destinada a impedi-los de se envolver em atividades que faziam parte dos rituais pagãos de seus vizinhos.

Outra frase chave em Levítico 19:28 é “para os mortos”; em luto, os adoradores pagãos mutilavam seus corpos, muitas vezes cortando, para apaziguar deuses irados e, esperançosamente, ajudar os mortos a encontrar favor. 

Isso é semelhante ao que ocorre em 1 Reis 18, quando Elias está enfrentando os profetas de Baal. A fim de chamar a atenção de Baal, a Bíblia diz: “Eles gritaram mais alto e se cortaram com espadas e lanças, como era seu costume, até que seu sangue jorrou” (1 Reis 18:28). Isso parece estar em uma categoria diferente dos piercings.

Outros apontaram versículos como 1 Coríntios 6:19-20 como proibitivos de coisas como piercings ou tatuagens. No entanto, toda a passagem é especificamente sobre imoralidade sexual. Pegue 1 Coríntios 6:19-20 e adicione o versículo anterior, versículo 18, e fica assim:

Fuja da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que uma pessoa comete são fora do corpo, mas quem peca sexualmente, peca contra seu próprio corpo. Não sabeis que os vossos corpos são templos do Espírito Santo, que está em vós, que recebestes de Deus? Você não é seu; você foi comprado por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos.

Mesmo que isso não se referisse especificamente à imoralidade sexual, a diretriz de “honrar a Deus com seus corpos” só seria proibitiva de piercings se os piercings desonrassem o corpo, o que não é um sentimento encontrado em nenhum lugar da Bíblia, tornando assim esse raciocínio circular.

Piercings hoje

Piercings eram uma parte comum da antiga cultura do Oriente Próximo. Mesmo agora, os piercings nas orelhas são comuns na cultura ocidental há muito tempo. Isso para não mencionar outras partes do mundo.

No entanto, isso nos leva a 1 Coríntios 10:23: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”

Só porque os piercings não são errados não significa necessariamente que eles são sempre bons.

Ao decidir sobre colocar piercings, devemos considerar nossas intenções. Estamos simplesmente fazendo isso para tentar nos encaixar? Estamos tentando ser rebeldes e fazer uma declaração? Na nossa colocação, qual é a nossa intenção? É ser sexualmente provocativo(a)? Assim como quando escolhemos nossas roupas, devemos considerar se estamos agindo de maneira que honre a Deus. E isso será diferente para cada pessoa.

Outra consideração é se estamos realmente nos prejudicando, colocando a beleza exterior acima de cuidar de nossos corpos. Embora a maioria dos piercings seja benigna, alguns podem alterar significativamente o corpo ou até mesmo prejudicar as funções corporais normais ou as atividades diárias. Novamente, assim como as roupas, às vezes a vaidade pode atrapalhar as coisas que precisamos fazer.

No final, é importante lembrar Colossenses 3:17: “E tudo o que fizerem, seja em palavras ou ações, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

E 1 Coríntios 10:31 diz: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”

Quer optemos por ter piercings ou não, o mais importante é que nos concentremos em Deus. “As pessoas olham para a aparência, mas o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp