O inferno é eterno ou temporário?

O inferno é eterno, uma questão que todos ponderamos, provavelmente mais de uma vez em nossas vidas.

Antigamente, chamavam os pregadores que falavam exclusivamente sobre o inferno de pregadores de fogo e enxofre, o que significa que sua pregação estava centrada no julgamento de Deus. 

O tempo mudou e parece que nos afastamos da pregação sobre o inferno ou o julgamento de Deus. Agora você só ouve falar de um Deus que simplesmente ama e aceita tudo e todos. Embora haja prós e contras em ambas as abordagens, elas são incompletas em si mesmas. 

A realidade é que devemos abordar a natureza séria do inferno e o julgamento de Deus. Por mais que preguemos sobre a graça de Deus, também devemos conscientizar as pessoas sobre o julgamento de Deus e o inferno representa esse julgamento. 

Alguns podem até se perguntar se o inferno é eterno ou temporário e é por isso que você deve entender este tópico e aprender a verdade do inferno.

O que é inferno? E o inferno é eterno? 

Em hebraico, a palavra para inferno é Sheol. Esta palavra tem outros significados, como a cova ou a sepultura. Para determinar qual definição mais apropriada, você teria que ler o contexto do versículo para entender o significado. Deixe-me lhe dar um exemplo. Veja estes dois versículos.

“Se você tirar este de mim também e o mal vier a ele, você vai trazer minha cabeça grisalha para o túmulo na miséria.” – Gênesis 44:29

“Seus pés descem para a morte; seus passos levam direto para a sepultura.” – Provérbios 5:5

Quando você lê os dois, ambos usam a mesma palavra hebraica Sheol. Neste exemplo, a NIV traduz ambos como sepultura. 

Outras traduções usam Sheol ou inferno no versículo de Provérbios 5:5 . Quando você lê no contexto, você reconhece que um está se referindo a um local de sepultamento e o outro está se referindo ao próprio inferno.

Em grego, há duas palavras para inferno. Um deles é o Tártaro, usado apenas uma vez e se refere a um local de retenção temporário. O outro é Gehenna, usado doze vezes no Novo Testamento para descrever o inferno. 

Quando você entender a Geena, que era um pequeno vale em Jerusalém, você começará a ver que o inferno não é temporário, mas eterno. Uma das coisas que aconteceram na Gehenna foi a queima de esgoto. Aqui está uma descrição da Gehenna. 

É muito interessante que Jesus usou a palavra Geena para descrever o inferno, especialmente quando você considera que o fogo na Geena queimava continuamente e nunca se apagava. Estas são qualidades que você logo descobrirá que descrevem o inferno.

O Inferno é Eterno ou Temporal: Retenção Temporária

Embora o julgamento final de Deus seja eterno, também há menção no novo testamento de Hades. Vemos isso na história do homem rico e Lázaro. Depois que eles morreram, vemos o homem rico indo para um lugar chamado Hades.

“Chegou a hora em que o mendigo morreu e os anjos o levaram ao lado de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. 23  No Hades, onde estava em tormento, olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.” – Lucas 16:22-23

O rico estava sendo atormentado no Hades, mas este não é o destino final daqueles que rejeitam a Cristo. Para obter o quadro completo, precisamos avançar para o livro de Apocalipse, que fala sobre algo chamado lago de fogo.

Inferno – A Natureza Eterna do Lago de Fogo

O lago de fogo é um juízo eterno e a indicação disso se encontra no mesmo capítulo de Apocalipse.

“E o diabo, que os enganou, foi lançado no lago de enxofre ardente, onde a besta e o falso profeta foram lançados. Eles serão atormentados dia e noite para todo o sempre.” – Apocalipse 20:10

O fim último de Satanás é o lago de fogo onde ele estará atormentado para sempre. Esta descrição é o motivo pelo qual a palavra Gehenna é uma palavra e descrição perfeitas para o inferno. Isso nos aponta para a realidade de que o inferno não é temporário, mas é um julgamento eterno para aqueles que finalmente escolhem rejeitar a Cristo como Salvador.

Se você não está ciente, a Bíblia fala sobre duas ressurreições. A primeira é para os ressuscitados para a vida eterna. A segunda ressurreição é para os ressuscitados para enfrentar o julgamento. Considere o que você encontra em Apocalipse 20.

“Então vi um grande trono branco e o que estava assentado nele. A terra e os céus fugiram de sua presença, e não havia lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se livros, abriu-se outro livro, que é o livro da vida. Os mortos foram julgados conforme o que haviam feito, conforme registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que havia neles, e cada um foi julgado segundo o que havia feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Todo aquele cujo nome não foi achado escrito no livro de a vida foi lançada no lago de fogo”. – Apocalipse 20:11-15

Deixe-me apontar algumas coisas

1 – Há um julgamento final para todos os incrédulos – O julgamento do grande trono branco está reservado para aqueles que rejeitaram a Cristo. Os crentes não serão julgados neste julgamento. Os julgados aqui serão ressuscitados e então enfrentarão o julgamento final. Esta ressurreição é a segunda ressurreição. Esta não é a ressurreição da qual você quer fazer parte porque é uma ressurreição que leva à segunda morte.

2 – A morte e o Hades são lançados no lago de fogo – Isso encerra o julgamento temporário que se encontra no Hades, que é para onde vimos anteriormente que o rico foi. Hades termina após o julgamento do grande trono branco substituído pelo julgamento eterno do lago de fogo.

3 – O lago de fogo é a segunda morte – Quando a Escritura se refere à morte significa separação. A primeira morte é quando seu espírito se separa de seu corpo. A segunda morte acontece quando seu espírito se separa de Deus por toda a eternidade.

4 – O lago de fogo é o julgamento eterno – Quando uma pessoa é lançada no lago de fogo este é um julgamento total, permanente e eterno. Uma vez que este julgamento tenha sido pronunciado, não há como voltar atrás. Isso não é apenas preocupante, mas deve nos motivar a compartilhar o amor de Jesus, porque não devemos querer que ninguém experimente isso.

O inferno é para você?

O inferno é eterno? Eu acho que a questão mais importante não é realmente o inferno é temporário ou eterno? A pergunta mais importante deve ser é o inferno para você? Jesus fez esta declaração em Mateus.

“Então dirá aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. – Mateus 25:41

“Então irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.” – Mateus 25:46

O inferno nunca foi feito para você nem foi preparado para você. Foi projetado e preparado para Satanás e seus anjos. A realidade é que Deus não manda ninguém para o inferno, eles escolhem ir. A saída é pela fé em Jesus como seu Salvador. Esta é a esperança que temos como crentes e por que não precisamos nos preocupar com o fogo do inferno. 

Não sei onde você está hoje em seu relacionamento com Deus, mas você tem duas opções. Você pode experimentar a graça de Deus através da fé em Jesus Cristo como seu Salvador. A outra opção é experimentar o julgamento de Deus. 

A escolha é sua e por causa do fato de que o inferno não é temporário, mas eterno, certifique-se de escolher sabiamente. Deus deseja derramar amor e graça sobre você, mas cabe a você abrir a porta e permitir que ele faça isso. Minha oração é para que você faça essa escolha.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo