O que podemos aprender com a história de Ló?
Alguns relatos bíblicos são muito valiosos para humanidade, por isso precisamos conhecer o que podemos aprender com a história de Ló. Um homem cuja vida e descendência são relatadas no livro de Gênesis, capítulos 11 a 19.
A trajetória dele é marcada por desafios, escolhas difíceis e consequências que mudaram drasticamente o curso de sua vida. Apesar de ser próspero e abençoado, fez uma escolha errada que colocou tudo a perder.
Para saber o que podemos aprender com a história de Ló, vamos conhecer quem ele foi, o que aconteceu e porque sua escolha foi tão ruim.
Quem foi Ló e qual a sua história
O nome Ló vem do verbo לוט (lut) que significa embrulhar ou envolver. Substantivo לט (lat) ou לאט (la’t) significa sigilo. Substantivo לוט (lote) significa cobertura.
Ló era sobrinho de Abraão, um homem fiel a Deus. Quando seu pai, Harã, faleceu, ele e seu tio Abraão partiram juntos da cidade de Ur dos Caldeus, em busca da terra prometida por Deus.(Gn 11:27-31)
E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló. E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus. E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá. E Sarai foi estéril, não tinha filhos. E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.
No entanto, à medida que suas famílias e rebanhos cresciam, a terra não conseguia mais sustentar ambos. Por isso, decidiram se separar pacificamente. E foi nesse contexto, que ele escolheu a região próxima à cidade de Sodoma como sua nova morada, enquanto Abraão seguiu seu caminho. (Gênesis 13:5-13)
O problema de sua escolha, foi se encantar com a beleza do lugar. Em Gênesis 13: 10,11, encontramos o relato de que a campina do Jordão, era toda bem regada.
E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
A Bíblia também conta que ele tinha filhas e genros que viviam com eles em Sodoma. (Gn 19:1-14)
Essa cidade, no entanto, era conhecida por sua maldade e perversidade. Por isso, Deus decidiu destruí-la devido à sua depravação, mas deu a Ló uma oportunidade de escapar.
Para isso, enviou dois anjos para alertá-lo e guiá-lo para fora de Sodoma antes do julgamento divino.
O que aconteceu com Ló
Quando Ló demorou a sair da cidade, os anjos o agarraram e suas filhas pela mão e os levaram para fora de Sodoma. Diante disso, ele implorou para que pudessem ir para a cidade de Zoar, que seria poupada da destruição, e Deus concedeu a sua petição. Assim ele, suas filhas e sua esposa se dirigiram para lá.
No entanto, quando chegaram a Zoar, Sodoma e Gomorra foram destruídas por fogo e enxofre enviados do céu. Infelizmente, a esposa de Ló desobedeceu às instruções dos anjos e olhou para trás, transformando-se em uma estátua de sal. (Gênesis 19:15-29)
O que podemos aprender com a história de Ló?
Não precisamos sofrer se soubermos como nos livrar do mal, confira quatro lições importantes que aprendemos com essa história.
1- O perigo das más companhias
Ao escolher morar próximo a Sodoma, uma cidade corrupta e depravada, ele trouxe consequências negativas para ele e sua família. Essa história, portanto, nos lembra da importância de selecionar nossas companhias com sabedoria, pois as pessoas ao nosso redor podem influenciar nossas decisões e nosso caráter.
2- A importância da obediência
Os anjos avisaram a Ló para que ele deixasse a cidade antes da destruição iminente. No entanto, ele demorou a agir e relutou em deixar sua vida para trás.
Esse atraso, portanto, quase lhe custou a vida e a de sua família. Essa história nos ensina a importância de ouvir e obedecer prontamente às instruções divinas. A obediência a Deus pode nos livrar de consequências prejudiciais e nos conduzir a um caminho de segurança e bênçãos.
3- O perigo da afeição excessiva pelo mundo
Durante a fuga de Sodoma, a esposa de Ló desobedeceu às instruções dos anjos e olhou para trás, sendo transformada em uma estátua de sal. Esse ato simboliza sua afeição pelo mundo pecaminoso que ela deixava para trás.
Com isso, podemos aprender sobre os perigos de nos apegarmos ao pecado e às coisas mundanas. Por isso, devemos cuidar para não permitir que o amor por coisas terrenas e passageiras nos impeça de seguir a vontade de Deus.
4- A misericórdia divina
Apesar das escolhas equivocadas de Ló e das más ações de suas filhas, Deus mostrou misericórdia a ele. Deus enviou anjos para resgatá-lo e poupou sua vida e a de suas filhas.
Essa demonstração de misericórdia nos lembra que, mesmo quando falhamos, Deus está disposto a perdoar e nos conceder uma nova oportunidade.
Agora que leu o que podemos aprender com a história de Ló, entenda como Abraão intercede por Sodoma e Gomorra.
Sem palavras como ser humano só lágrimas é tão bom o conhecimento é a graça juntos a palavra se torna luz para os nossos caminhos e lâmpada para os nossos pés
MUITO bom ensina muito