Qual o significado de arrepender-se? E sua importância para os cristãos
Praticamente todos os cristãos provavelmente já ouviram a palavra “arrepender-se” como um termo comum usado nos ensinamentos do cristianismo. Mas será que percebemos plenamente o que isso significa?
Vejamos à seguir sua definição e as citações da Bíblia para entendermos melhor esse conceito.
“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.“ (Mateus 4:17)
“E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes. Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” (Atos 3:17-21 )
Significado Bíblico de Arrepender-se
A definição bíblica de “arrepender-se” ou de “arrependimento” é literalmente uma “mudança de mente” ou atitude e, portanto, de comportamento.
Deus é o autor do arrependimento, que é parte integrante do Batismo, da Confissão, e da vida espiritual contínua.
Arrependimento não é simplesmente um sentimento de tristeza pelos pecados (embora seja um elemento importante do arrependimento), mas uma firme determinação de abandonar o pecado para uma nova vida de retidão em Jesus Cristo.
O arrependimento sempre traz as bênçãos do Senhor. Alguns temem que se afastar do pecado torne a vida difícil de suportar. Em vez disso, por meio do arrependimento, uma vida que era mera existência é transformada em vida real; isto é, viver em fé, amor, alegria e esperança confiante.
“Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?” (Ezequiel 18:31)
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3:9)
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
Como se Arrepender-se de Seus Pecados
Arrependimento é o sentimento e o ato em que alguém reconhece e tenta corrigir um erro ou obter o perdão de alguém a quem ofendeu.
Em contextos religiosos, geralmente se refere ao arrependimento de um pecado contra Deus. Sempre inclui uma admissão de culpa e também inclui pelo menos um dos seguintes:
- uma promessa solene ou resolução de não repetir a ofensa;
- uma tentativa de restituir o mal,
- ou de alguma forma reverter os efeitos nocivos do erro sempre que possível.
Sinais de Arrependimento
Arrepender-se significa ter plena consciência de nossos pecados e imoralidades e de suas consequências destrutivas para o homem, de tudo o que ofende a Deus e nos exclui do seu amor, de tudo o que produz discórdia na vida familiar, na sociedade e de tudo o que assola a calma e a tranquilidade da alma.
Germano do Alaska dá a seguinte explicação do processo de arrependimento:
Quando nos tornamos conscientes de nosso estado pecaminoso e nos consideramos culpados diante de Deus, então nosso coração se entristece e fica cheio de contrição. Essa contrição sincera é, de acordo com o apóstolo Paulo, aquela dor piedosa [que] produz um arrependimento que leva à salvação (2 Cor. 7:10), isto é, o verdadeiro arrependimento. As lágrimas de contrição são o único meio de purificar a alma, para que se eleve, se torne limpa, luminosa, alegre, capaz de boas ações e de atingir a perfeição.
Martinho Lutero também disse:
“Não voltar a fazer determinada coisa, é a essência do mais verdadeiro arrependimento.”
Arrependimento e Perdão
Como dito na Oração do Senhor em Mateus 6:
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:11-15)
Aqui vemos a importância do perdão como parte de nosso arrependimento. Afastar-se do pecado inclui guardar rancor contra nossos semelhantes. Pois se esperamos que Deus perdoe nossas dívidas, devemos perdoar os outros.
Em resumo, o arrependimento é um processo de contrição e luto de livre arbítrio e fomentado internamente por termos nos distanciado de Deus por meio do pecado.
O arrependimento espera uma transformação em nossos pensamentos, nossa mentalidade; é um cultivo da moralidade e uma aversão ao pecado.
O ato de nos arrepender-se também expressa um amor pela virtude, benevolência e um forte desejo de se unir a Cristo através da Graça do Todo-Poderoso Espírito Santo.
Uma oração para se arrepender
“Amado Deus, quero te agradecer pelo seu perdão. Te agradeço por não ter desistido de nós, embora estávamos perdido no pecado. Obrigado por enviar seu único filho, para morrer em nosso lugar e nos resgastar do pecado. Ajude-nos a arrepender-se, totalmente de nossos erros e que assim possamos viver, em tua plenitude. Em nome de Jesus, Amém!“
Adaptado por Biblioteca do Pregador