35 versículos sobre arrependimento na Bíblia

Arrependimento é reconhecer o pecado e mudar de atitude. A Bíblia não só ensina sobre arrependimento, mas mostra exemplos de pessoas arrependidas.

Arrepender-se é como uma pessoa que diz “errei o caminho, mas quero voltar do início no caminho certo“.

Agora que viu o que é de fato uma pessoa arrependida, então quero lhe apresentar um lista de versículos bíblicos sobre arrependimento.

Versículos sobre arrependimento no Antigo Testamento

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”

2 Crônicas 7:14

“Confesso a minha iniquidade; Sinto muito pelo meu pecado.”

Salmo 38:18

“Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, e os pecadores voltarão para ti.”

Salmo 51:13

“Quem esconde as suas transgressões não prosperará, mas quem as confessa e abandona alcançará misericórdia.”

Provérbios 28:13

“Busque o Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoque-o enquanto ele está perto; abandone o ímpio o seu caminho, e o homem injusto os seus pensamentos; volte-o para o Senhor, para que tenha compaixão dele, e para o nosso Deus, porque ele perdoará abundantemente.”

Isaías 55:6-7

“Pode ser que eles ouçam e cada um se desvie do seu mau caminho, para que eu possa ceder ao desastre que pretendo causar-lhes por causa das suas más ações.”

Jeremias 26:3

“Mas se o ímpio se afastar de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é justo e reto, certamente viverá; ele não morrerá. Nenhuma das transgressões que cometeu será lembrada contra ele; pela justiça que praticou, viverá. Tenho algum prazer na morte do ímpio, diz o Senhor Deus, e não em que ele se desvie do seu caminho e viva?”

Ezequiel 18:21-23

“E rasguem seus corações e não suas roupas. Volte para o Senhor seu Deus, pois ele é clemente e misericordioso, tardio em irar-se e abundante em amor inabalável; e ele cede diante do desastre.”

Joel 2:13

“Quando Deus viu o que eles fizeram, como se afastaram do seu mau caminho, Deus cedeu ao desastre que havia dito que lhes faria, e não o fez.”

Jonas 3:10

“Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Voltai para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu voltarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos.”

Zacarias 1:3

Confira mais versículos bíblicos sobre vários temas.

João Batista pregou arrependimento

João Batista pregou arrependimento

Mateus 3:8: “Dê frutos de acordo com o arrependimento.”

Mateus 3:11: “Eu te batizo com água para arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de carregar. Ele te batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

Marcos 1:4: “João apareceu, batizando no deserto e proclamando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.”

Lucas 3:3: “E ele percorreu toda a região ao redor do Jordão, proclamando um batismo de arrependimento para perdão dos pecados.”

Atos 13:24: “Antes de sua vinda, João proclamou um batismo de arrependimento a todo o povo de Israel.”

Atos 19:4: “E Paulo disse: ‘João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, Jesus’.”

Jesus pregou o arrependimento – versículos

Mateus 4:17: “A partir daquele momento Jesus começou a pregar, dizendo: ‘Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo’.”

Mateus 9:13: “Vá e aprenda o que isso significa: ‘Desejo misericórdia e não sacrifício’. Pois eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores.”

Marcos 1:15: “E dizendo: ‘O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo; arrependa-se e creia no evangelho’.”

Lucas 5:31-32: “E Jesus respondeu-lhes: ‘Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento’.”

Lucas 17:3: “Preste atenção em vocês mesmos! Se seu irmão pecar, repreenda-o, e se ele se arrepender, perdoe-o.”

Lucas 24:47: “E que o arrependimento e o perdão dos pecados sejam proclamados em seu nome a todas as nações, começando por Jerusalém.”

Os discípulos pregaram o arrependimento

Marcos 6:12: “Então eles saíram e proclamaram que as pessoas deveriam se arrepender.”

versículo arrependam-se e sejam batizados

Atos 2:38: “E Pedro lhes disse: ‘Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo’.”

“Arrependa-se, portanto, e volte novamente, para que seus pecados sejam apagados.” – Atos 3:19

Atos 5:31: “Deus o exaltou à sua direita como Líder e Salvador, para dar arrependimento a Israel e perdão dos pecados.”

Arrependa-se, portanto, desta sua maldade e ore ao Senhor para que, se possível, a intenção do seu coração lhe seja perdoada.

Atos 8:22

Atos 17:30: “Deus ignorou os tempos de ignorância, mas agora ele ordena que todas as pessoas em todos os lugares se arrependam.”

“Testificando tanto aos judeus como aos gregos do arrependimento para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” – Atos 20:21

“Mas declarou primeiro aos que estavam em Damasco, depois em Jerusalém e em toda a região da Judéia, e também aos gentios, que deveriam se arrepender e se voltar para Deus, realizando ações de acordo com seu arrependimento.”

Atos 26:20

Tiago 5:19-20: “Meus irmãos, se alguém entre vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, saibam que quem traz de volta um pecador de seu erro salvará sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.”

A alegria pela salvação dos pecadores arrependidos

Lucas 15:7: “Da mesma forma, eu lhes digo: haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.”

Lucas 15:10: “Da mesma forma, eu lhe digo, há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”

Atos 11:18: “Quando ouviram essas coisas, ficaram em silêncio. E eles glorificaram a Deus, dizendo: ‘Então também aos gentios Deus concedeu o arrependimento que conduz à vida’.”

2 Coríntios 7:9-10: “Do jeito que está, eu me regozijo, não porque você ficou triste, mas porque você ficou triste e se arrependeu. Pois você sentiu uma tristeza segundo Deus, de modo que não sofreu nenhuma perda por nosso intermédio. Pois a tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação sem arrependimento, enquanto a tristeza mundana produz a morte.”

Exemplos de arrependimento na Bíblia

1. Davi – Após ser confrontado pelo profeta Natã por seus pecados de adultério e assassinato, Davi expressa arrependimento profundo em Salmos 51.

2. O filho pródigo – A parábola de Jesus em Lucas 15:11-32 retrata um filho que desperdiça sua herança em uma vida de pecado e depois se arrepende, retornando humildemente ao seu pai.

3. O povo de Nínive – Em Jonas 3, os ninivitas, após ouvirem a pregação de Jonas, se arrependem de seus maus caminhos e Deus os perdoa.

4. Pedro – Depois de negar Jesus três vezes durante a crucificação, Pedro se arrepende amargamente e é restaurado por Jesus, como visto em João 21:15-19.

5. Zaqueu – Em Lucas 19:1-10, Zaqueu, um cobrador de impostos corrupto, se arrepende de suas ações e promete devolver o que roubou.

6. Paulo – Antes conhecido como Saulo, ele persegue os cristãos até que tem um encontro com Jesus no caminho de Damasco. Ele se arrepende de seus pecados e se torna um dos maiores apóstolos, como registrado em Atos 9.

Se gostou destes versículos sobre arrependimento, então confira mais:

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo