O que sabemos sobre Árquipo na Bíblia?

No Novo Testamento, encontramos muitos personagens que contribuíram para a propagação do evangelho e crescimento da igreja. Por isso, neste artigo, vamos conversar sobre: o que sabemos sobre Árquipo na bíblia e o que podemos aprender com ele?

Embora seja mencionado apenas algumas vezes na Bíblia, o personagem Árquipo desempenhou um papel significativo na igreja primitiva e na vida do apóstolo Paulo.

Ao contrário do Velho Testamento, em geral, nos evangelhos e nas cartas, não conseguimos saber muito sobre sua vida pessoal das pessoas.

No entanto, cada um deles nos fornece pistas importantes sobre como lideraram e cooperaram na comunidade cristã. 

E isso é suficiente para nos ajudar a entender melhor a história da igreja primitiva e os desafios que seus líderes enfrentaram enquanto difundiam a mensagem de Cristo. 

Então, vamos explorar juntos o que sabemos sobre Árquipo na Bíblia e como ele influenciou a história do cristianismo primitivo.

O que sabemos sobre Árquipo na Bíblia?

O nome de Árquipo aparece em três passagens do Novo Testamento da Bíblia, todas no contexto das cartas de Paulo.

A primeira menção a ele, ocorre em Colossenses 4:17, onde Paulo escreve: “E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires”. 

Apesar disso, não está claro qual era o papel de Árquipo na igreja de Colossos, mas essa passagem sugere que ele tinha alguma responsabilidade ministerial.

A segunda menção ao seu nome, está em Filemom 1:1-2, onde ele é mencionado como um “cooperador” de Paulo. 

Esta carta é endereçada a Filemom, um líder da igreja em Colossos, e Paulo menciona o nome de Árquipo como um dos que estavam com Paulo no momento em que a carta foi escrita.

Por fim, a terceira menção, está em Filemom 1:23-24, onde Paulo escreve: “Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. 

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém”. Aqui, o nome dele aparece como um dos cooperadores de Paulo.

Com base nessas passagens, sabemos que este personagem do Novo Testamento, era um membro da igreja primitiva que serviu ao lado de Paulo.

Qual era o contexto da igreja neste tempo

Após mostrarmos o que sabemos sobre Árquipo na bíblia, precisamos entender qual era o contexto da igreja naquele tempo.

A igreja primitiva surgiu durante o período do Império Romano, quando o cristianismo era uma religião minoritária e muitas vezes perseguida. 

Por isso, as primeiras comunidades cristãs se reuniam em casas particulares, além disso, enfrentavam oposição e hostilidade das autoridades romanas e das comunidades religiosas dominantes.

Como se não bastassem os problemas externos, ainda havia os desafios internos, como a diversidade de opiniões e práticas entre as diferentes comunidades cristãs. (At 15: 19:29)

Isso levou a debates e conflitos sobre questões teológicas e práticas, como a:

  • Circuncisão;
  • Observância do sábado;
  • Relação entre a lei e a graça. 

Ainda assim, o evangelho cresceu e se espalhou rapidamente, atraindo pessoas de diferentes origens sociais e culturais.

Nesse contexto, os líderes da igreja, como Árquipo, desempenhavam um papel fundamental em manter a unidade e a coesão dentro das comunidades cristãs. 

Eles também tinham a missão de defender a mensagem de Cristo em meio à oposição e perseguição. (Gl 4:1,7)

E podemos saber tudo isso, por meio das cartas de Paulo, nas quais nos fornecem um vislumbre dos desafios que eles enfrentaram naquela época.

O que podemos aprender com o pouco que sabemos sobre Árquipo?

Aprendemos que a cooperação ativa nas igrejas não era apenas o papel dos líderes, mas para todos que se comprometeram com o evangelho. Em outras palavras, “De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Dessa maneira, revestidos do Espírito da Graça, lutemos para sermos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. (2 Co 5:20)

Aprendemos ainda, conforme a menção de Árquipo como “cooperador” que ele não era um líder autoritário, mas sim alguém que trabalhava em conjunto com outros líderes e membros da igreja. (Fm 1:1-2)

Em resumo, a partir das referências bíblicas, podemos aprender que Árquipo era um líder e cooperador ativo na igreja primitiva, trabalhando em conjunto com outros líderes para difundir a mensagem de Cristo e liderando uma comunidade cristã em sua própria casa.

Gostou do texto? Então leia cinco maneiras de espalhar o evangelho.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Parabéns, não se tem muita informação sobre Arquipo e alguns, dizem que Arquipo era Pastor de Laodiceia, oque não se pode afirmar. O teu texto foi enriquecer muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!