O que significa a palavra Rhema na Bíblia?

Rhema, uma palavra grega que representa a comunicação viva e direta de Deus. Enquanto logos é a palavra de Deus como um todo, rhema é a palavra específica revelada e aplicada pelo Espírito Santo.

O significado de “rhema” (em distinção de “logos“) é exemplificado na ordem de levar “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17). Aqui, a referência não é à Bíblia inteira como um todo, mas à escritura individual que o Espírito traz à nossa lembrança para uso em tempos de necessidade.

Neste estudo bíblico, vamos nos aprofundar na Palavra de Deus para entender o significado deste termo.

A palavra grega Rhema

A palavra grega rhé­ma (ῥῆμα) refere-se ao que é falado ou proferido, seja na fala ou na escrita. Significa uma declaração (seja ela individual, coletiva ou específica), uma palavra por meio da qual algo é ordenado, direcionado ou determinado, e algo expresso de forma clara e vívida, em termos inconfundíveis e linguagem inegável. No Novo Testamento, rhema carrega a ideia de uma palavra vivificada.

Em grego, rhema significa “uma declaração” e se refere a uma palavra que fala diretamente ao crente. Uma palavra rhema recebemos ao ler a Bíblia, especialmente em relação a uma situação ou necessidade atual. Em essência, a palavra rhema é oportuna e extremamente valiosa na caminhada cristã.

Em 2 Timóteo 3:16-17, o apóstolo Paulo afirma:

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Com a ajuda do Espírito Santo, porções das Escrituras, que antes eram apenas palavras na página, se tornam rhema. Elas ganham um significado profundo e oferecem orientação sobrenatural, conforto, respostas e garantias.

Logos e Rhema

Logos refere-se principalmente à Palavra total e inspirada de Deus e a Jesus, que é o Logos vivo. Por outro lado, Rhema refere-se a uma palavra específica que é falada, significando uma “declaração”.

Um Rhema é um versículo ou parte das Escrituras que o Espírito Santo destaca para nós, com aplicação direta a uma situação atual ou necessidade de orientação.

Na prática, o Logos é a Palavra que Deus falou uma vez de forma geral e está registrada na Bíblia, enquanto Rhema é o que Deus fala agora, trazendo uma revelação específica ao nosso coração e espírito através do Espírito Santo.

Logos é a Palavra objetiva; Rhema pode ser descrito como a Palavra subjetiva, a que Deus está falando no momento.

As seguintes passagens das Escrituras exemplificam o Logos de Deus:

  • “No princípio era o Verbo (logos), e o Verbo (logos) estava com Deus, e o Verbo (logos) era Deus” (João 1:1).
  • “A semente é a palavra (logos) de Deus” (Lucas 8:11).
  • “Retendo a palavra (logos) de Deus” (Filipenses 2:16).
  • “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra (logos) da verdade” (2 Timóteo 2:15).
  • “Porque a palavra (logos) de Deus é viva e eficaz” (Hebreus 4:12).
  • “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra (logos) de Deus, viva, e que permanece para sempre” (1 Pedro 1:23).

As seguintes passagens fornecem uma visão sobre o Rhema de Deus:

  • “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra (rhema) de Deus” (Romanos 10:17).
  • “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra (rhema) de Deus” (Efésios 6:17).
  • “Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra (rhema)” (Efésios 5:25-26).
  • “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras (rhema) permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7).

Rhema é uma palavra específica que o Espírito Santo traz à nossa atenção para aplicação pessoal. Logos — A Palavra de Deus como um todo.

O poder da palavra Rhema

A palavra rhema revelada, faz mais do que nos ajudar em situações particulares; ela nos dá vida e nos lava para que possamos crescer sendo transformados interiormente. A palavra rhema realiza o propósito de Deus em nós.

Vejamos dois versículos onde podemos ver isso:

1. Rhema nos dá vida

“O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e são vida.”

João 6:63

A palavra grega para “palavras” aqui é rhema, que denota a palavra falada instantânea e presente. Ela difere de logos (usado para “Palavra” em João 1:1), que denota a palavra constante.

O Espírito nos dá vida por meio de Suas palavras rhema, que o Senhor disse que são espírito e vida. Então, como podemos receber vida do Espírito? A chave para recebermos as palavras rhema do Senhor é que devemos exercitar nosso espírito quando chegamos à Bíblia.

A melhor maneira de exercitar nosso espírito é pela oração. Ao orar com a Palavra, contatamos o Espírito na Palavra. Então as palavras na página não são mais simplesmente letras pretas e brancas; elas se tornam rhema, e são espírito e vida para nós. É assim que a Palavra de Deus nos alimenta e nos fornece vida para nosso crescimento em Cristo.

2. Rhema nos lava

“Para que a santificasse, purificando-a por meio da lavagem da água, pela palavra.”

Efésios 5:26

Lavar, neste versículo, não se refere à lavagem dos pecados pelo sangue de Jesus. Em vez disso, é a lavagem da água na palavra, ou rhema.

A palavra grega denota uma palavra instantânea. O Cristo que habita como o Espírito que dá vida está sempre falando uma palavra instantânea, presente e viva para limpar metabolicamente o antigo e substituí-lo pelo novo, causando uma transformação interior.

A limpeza pela lavagem da água da vida está na palavra de Cristo. Isso indica que, na palavra de Cristo, há a água da vida.

Para sermos lavados de nossos pecados, precisamos do sangue redentor de Cristo. Mas também precisamos ser lavados interiormente das coisas velhas de nossa vida natural. Isso acontece pela lavagem da água da palavra rhema viva, instantânea e presente a cada dia.

Por meio dessa limpeza do velho e da substituição pelo novo, vamos nos tornando mais semelhantes a Cristo.

André Lourenço

Bacharel e professor de Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduado em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É autor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp