7 Orações e Leituras Bíblicas para a Véspera e Manhã de Natal

A véspera e a manhã de Natal são momentos sagrados de reverência e reflexão, pois antecipamos o aniversário de nosso Senhor. Aqui está uma lista de orações curtas (para serem feitas individualmente ou coletivamente em família). Espero que eles abençoem, encorajem, elevem e coloquem seus corações na alegria, santidade e amor de Jesus, a verdadeira Razão da Temporada.

Aqui estão 7 Orações e Leituras Bíblicas para se fazer em família na Véspera e Manhã de Natal.

Alegria ao Mundo

Leituras bíblicas para esta oração: Lucas 2:10, 25

Senhor Jesus, o Natal é uma época de alegria, pois nós celebramos as “boas novas de grande alegria”: sua chegada à terra como uma criança. Seu nascimento milagroso introduz uma alegria múltipla: para o passado, como o cumprimento exato de muitas profecias; no presente, como Aquele que nos redimiu espiritualmente e nos sustenta totalmente como o consolo da humanidade; e para o futuro, como nossa esperança para o seu retorno e vida eterna contigo no céu. Só a alegria é encontrada em Ti, Jesus. Uma alegria inexplicável. Alegria incomparável. Alegria eterna.

Nós oramos isto em nome de Jesus. Amém.

Gratidão ao Doador

Leituras bíblicas para esta oração: Isaías 9:6-7, Lucas 2:11, João 3:16, Tiago 1:17, Salmo 84:11, Salmo 85:12 

Obrigado, Pai, o Doador do maior presente de todos, Seu filho, Jesus, a quem Tu enviastes para ser nosso Salvador. Nascido de uma virgem, puro e sem pecado, obediente até a morte, para que nossos pecados possam ser perdoados, e nossa morte redimida, para viver sem fim com o Senhor no céu.

Por gratidão, nós generosamente nos entregamos a Ti: coração, tempo, talentos, nossos melhores e mais preciosos presentes, como os magos deram ao menino Jesus.

Nós pedimos isso em nome de Jesus. Amém.

Admiração e Maravilha

Leitura bíblica para esta oração: Lucas 1:46-55

Senhor, encha-nos com o mesmo temor que Maria sentiu ao anunciar sua concepção virginal. Dê-nos uma maravilha renovada no nascimento milagroso de Jesus. Deixe-nos “ponderar” os mistérios de Jesus. Deixe-nos ser como Maria, que engrandeceu seu nome e lhe deu toda a glória na obra aparentemente impossível que o Senhor realizou nela.

Isso nós pedimos em nome de Jesus. Amém.

Luz do mundo

Leituras bíblicas para esta oração: João 8:12, Mateus 5:14-16

Jesus, Luz do Mundo, nós te honramos e te adoramos nesta noite de Natal. Nós celebramos a luz que o Senhor brilhou em nossa vida, que revelou nossa pecaminosidade de modo que nós vimos nossa depravação e nossa necessidade de redenção. Por causa da sua Luz, nós não precisamos mais temer a escuridão da morte e a separação eterna de Ti. Nós te louvamos pela Luz que ilumina nossas mentes para compreender a tua Palavra, que nos dá sabedoria para viver uma vida santa totalmente para ti. Que a nossa luz brilhe tão intensamente e não seja “escondida” por medo. Que nós sejamos corajosos. E que possamos falar gentilmente, mas com ousadia, aos corações de nossa família e amigos, de nossos vizinhos e colegas de trabalho. Que eles possam se achegar a ti atraídos através de nós.

Esta é a nossa oração, em nome de Jesus. Amém.

Santo é o seu nome

Leitura bíblica para esta oração: Apocalipse 4:8

Santo, santo, santo é o Senhor Jesus. Tu nos chamastes da depravação e escuridão para o seu reino de perdão e luz, para sermos santos, puros e justos; ser adotado em sua família, ser embaixador do seu nome, ser um sacerdote, um escolhido, separado para o seu serviço sagrado. Santo, santo, santo és Tu, Jesus, meu Senhor.

Sonda nossos corações, veja se há algo de errado que precisamos tirar. Nos ajude Senhor a ter corações puros e limpos. Purifique-nos de todas as impurezas, tanto em pensamento quanto em ações. Transmita a sua santidade para nós e faça da santidade o único desejo do nosso coração neste novo ano que se aproxima.

Em nome de Jesus, nós pedimos. Amém.

Gratidão por esta festa e familiares

Leituras bíblicas para este versículo: João 4:10, 6:35

Senhor, lembra-nos que tu és o Pão da Vida e a Água Viva, que em ti encontramos todo o nosso sustento espiritual. Que estes alimentos lembrem que o Senhor é o doador de bons presentes. Nós também te agradecemos pelos familiares ao redor desta mesa, cada um é uma benção e um presente de ti, Senhor.

Nós oramos gratos a Ti em nome de Jesus. Amém.

Deus de Todo Conforto

Versículos bíblicos para esta oração: Sofonias 3:17, Salmo 56:8, Romanos 15:13, 2 Coríntios 1:3-4

Pai, nós sentimos falta do nosso __________ (pais/marido/filho/amigo/etc.) neste Natal. Eles significaram muito para nós enquanto estavam aqui, e nós sentimos falta de sua presença, suas risadas e seu amor. Nossos corações e almas estão partidos por esta perda, e nossa mente e olhos estão exaustos de dor. Ajude-nos a confiar e encontrar alegria em sua Presença e Soberania nesta temporada porque nós sabemos que o Senhor vê nossa tristeza. Nós sabemos que o Senhor está colhendo nossas lágrimas e registrando cada uma delas, o que nos dá grande conforto. Tem misericórdia de nós, Pai, e deixa-nos provar e ver a tua bondade, mesmo nesta época de luto.

Assim, nós oramos no nome precioso de Jesus, Amém.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo