Os Animais Têm Alma?

Sempre tivemos animais de estimação em nossa casa. Na maioria das vezes era apenas um, mas havia momentos em que tínhamos até três. A parte mais difícil de ser dono de um animal de estimação é quando você chega ao momento em que seu amado membro da família, porque é isso que os animais de estimação são, morre. Quando nosso último animal de estimação morreu, decidimos não ter mais animais de estimação.

Quando um animal de estimação morre, muitas vezes surgem perguntas como os cães vão para o céu? Se você acredita em Hollywood, todos os cães vão para o céu, que foi um filme que saiu em 1989. Em uma nota mais séria, a morte de seu animal de estimação ou de qualquer animal pode fazer com que você se pergunte se os animais têm alma. É uma pergunta interessante. Vamos ver se encontramos uma resposta na Bíblia.

O que é uma alma?

Para definir o que é uma alma, usarei uma perspectiva humana. Como seres humanos, somos compostos de três partes, corpo, alma e espírito. Aqui está um exemplo disso da Escritura.

“Que o próprio Deus, o Deus da paz, vos santifique por completo. Todo o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23).

Seu corpo é sua concha física e seu espírito é a parte de você que permite que se conecte e comunique com Deus. Sua alma é onde sua mente, vontade e emoções vivem. Encontrei uma descrição maravilhosa da alma em um post do Bibles for America, que quero compartilhar com você.

“Nossa alma é nossa personalidade, quem somos. Com nossa alma pensamos, raciocinamos, consideramos, lembramos e admiramos. Experimentamos emoções como felicidade, amor, tristeza, raiva, alívio e compaixão. E somos capazes de resolver, escolher e tomar decisões.”

Usando isso como pano de fundo, vamos agora aplicar isso aos animais.

Os Animais Têm Alma?

As pessoas costumam usar os termos alma e espírito de forma intercambiável, e como você usa a palavra determinará como você responde à pergunta se os animais têm alma. Se você está igualando a alma com o espírito, então eu diria que os animais não têm alma. 

Se você está definindo a alma como fizemos acima como o lugar de onde suas emoções fluem, onde você pensa, raciocina e toma decisões, então absolutamente os animais têm alma. Os animais podem pensar, raciocinar, sentir o perigo, experimentar felicidade, tristeza e todas as coisas que mencionamos em nossa definição de alma.

Se você é ou já foi dono de um animal de estimação, sabe a alegria que toma seu animal de estimação quando você chega em casa e ele não o viu o dia todo. Você também conhece aquele olhar em seu rosto quando eles fizeram algo que eles sabem que não deveriam ter feito. Estas são emoções intencionais que fluem da alma. 

Se você viu um animal caçar comida, proteger seus filhotes na natureza, até mesmo lamentar a perda – todas essas são emoções que saem da alma. Eu argumentaria que essas são evidências claras de que os animais têm alma.

bichinhos de estimação tem alma

O que a Bíblia diz sobre os animais?

De acordo com Hillel, História Natural, a Bíblia registra mais de 150 espécies de animais. Um dos capítulos que tem uma lista exaustiva de animais é Levítico 11 que eu encorajo você a ler. Além disso, Deus frequentemente usava a imagem de um animal para descrever outras coisas.

“Todos nós, como ovelhas, andamos desgarrados,
cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho;
e o Senhor fez cair sobre ele
iniquidade de todos nós” (Isaías 53:6).

“Esteja alerta e de mente sóbria. O diabo, vosso inimigo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8).

Em toda a Bíblia você encontrará esse tipo de imagem e haverá vários momentos em que Deus usará animais como parte de seu plano de sacrifício, serviço e até mesmo libertação.

Os animais vão para o céu?

Quando eu era mais jovem, essa era uma pergunta que muitas vezes me perguntava. Eu costumava dizer que meu cachorro era um cachorro cristão e, como disse anteriormente, todos os cachorros vão para o céu. No entanto, para responder a essa pergunta corretamente, acho que você deve fazer a distinção entre a vida humana e a vida animal. Essa distinção é vista na criação.

Quando você lê Gênesis, há duas grandes diferenças entre a maneira como Deus criou os animais e a maneira como Deus criou os humanos. Deixe-me lhe dar um exemplo.

“E Deus disse: Que a terra produza seres viventes segundo as suas espécies: os animais domésticos, os animais que se movem sobre a terra, e os animais selvagens, cada um segundo a sua espécie. E assim foi” (Gênesis 1:24).

Quando Deus criou os animais na terra, no céu e no mar, ele os trouxe à existência. Ele disse que havia e houve. No entanto, observe a diferença quando ele fez o homem.

“Então o Senhor Deus formou o homem  do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gênesis 2:7).

Espero que você veja a diferença. Os animais foram formados pela palavra de Deus, e quando ele falava eles eram capazes de existir e operar em sua plena capacidade. O homem foi formado pela mão de Deus, mas não foi até que Deus soprou vida ou um espírito no homem que ele se tornou um ser vivente. Este é o marcador de identificação entre animais e humanos. 

A verdadeira vida em um ser humano é o seu espírito. É por isso que quando uma pessoa morre, seu espírito parte e seu corpo volta à forma em que estava antes de Deus soprar vida nele. Como os animais não têm espírito, não acredito que os animais vão para o céu quando morrem.

Haverá algum animal no céu

Haverá algum animal no céu?

Embora eu não acredite que os animais que morrem na terra vão para o céu (sinta-se à vontade para discordar da minha opinião se você ver de forma diferente, não ficarei ofendido), há razões para acreditar que haverá animais no céu. Deixe-me dar-lhe a minha razão.

Em Gênesis 2 vemos que Deus tomou Adão e o colocou no Jardim do Éden para trabalhar no jardim. Não só havia árvores no jardim que eram boas para alimentação, mas também havia animais no jardim.

“Ora, o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu. Ele os trouxe ao homem para ver como ele os nomearia; e como o homem chamou a cada ser vivo, esse foi o seu nome” (Gênesis 1:19).

Visto que Adão existia no jardim, é seguro dizer que os animais existiam lá com ele.

Quando você vai para Apocalipse 22, João vê uma imagem de Deus restaurando o Éden onde agora temos acesso à árvore da vida, que existia no Jardim do Éden original. Se Deus está restaurando o Éden, então eu diria que há uma boa possibilidade de que os animais existam no céu porque Deus está restaurando as coisas de volta à perfeição, como quando ele as criou. 

Se os animais existiam no antigo Éden, acredito que também existirão no céu. Para ser claro, esta é a minha dedução mais educada das Escrituras, e você pode ver as coisas de maneira diferente e tudo bem se você fizer isso.

Conversas como essas são divertidas, desde que você as mantenha assim. Pela minha análise das Escrituras, embora os animais tenham alma, não acredito que eles vão para o céu quando morrem. No entanto, se o fizerem e pudermos nos reunir com nossos antigos animais de estimação, isso seria uma surpresa maravilhosa. A única coisa que resta a dizer é garantir que você chegue ao céu para que possamos descobrir juntos.


Clarence L. Haynes Jr.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo