1 Tessalonicenses 5:23 Significado de “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo”

1 Tessalonicenses 5:23 – ACF

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Traduções Bíblicas de 1 Tessalonicenses 5:23

NAA – 1 Tessalonicenses 5:23

“O mesmo Deus da paz os santifique em tudo. E que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

NVI – 1 Tessalonicenses 5:23

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

NVT – 1 Tessalonicenses 5:23

“E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Explicação e Comentário de 1 Tessalonicenses 5:23

Santificação significa separado e também santificado. Ambos os usos da palavra se relacionam. Deus nos santifica ou nos separa quando nos regenera e faz morada em nós, nos levando a “invocar o nome do Senhor” (Rm 10:13). 

Deus nos torna santos de uma só vez em nossa conversão, mas também por processo ao longo de nossas vidas.

Existem várias maneiras que a Bíblia usa para se referir a esse processo além da santificação. Algumas delas são: santificado, tornar-se semelhante a Cristo, crescer em piedade, crescer em maturidade, crescer espiritualmente, mortificar ou matar a carne, ou matar o pecado na carne, transformado e renovar a mente. É um esforço cooperativo.

Interpretação de 1 Tessalonicenses 5:23as partes chave do versículo:

“E o mesmo Deus”

Santificação é a obra de Deus para fazer em nós, mas é nossa obra responder a ele, permanecer nele e andar com ele. Nós nos rendemos a Deus, cedendo ao Espírito Santo, tornando-nos santificados.

“Deus de paz”

Ele é, antes de tudo, O Deus. Não há outro (1Tm 2:5). E ele é um Deus de paz. “Ele fez as pazes com tudo no céu e na terra por meio do sangue de Cristo na cruz” (Cl 1:20). O sacrifício de Cristo trabalhou para nos reconciliar com Deus e com os outros.

“vos santifique em tudo”

Deus não quer apenas uma parte de nós. Ele deseja ter todos nós. Ele não vai parar de nos transformar até que não haja nada que não esteja em conformidade com a sua imagem. É progressivo. Enquanto vivermos nesta era em nossa carne, somos chamados a crescer “mais e mais” amorosos (Fp 1:9), e devemos ser transformados ao nos apresentarmos a Deus (Rm 12:1-2).

“Que todo o seu espírito, alma”

Há algum desacordo entre os teólogos sobre se há uma diferença entre o espírito e a alma. Se houver, pode ser que a alma seja a personalidade, às vezes chamada de coração. O espírito é a parte única dos humanos entre todas as criaturas vivas. Deus regenera o espírito para fazer um lar em uma pessoa.

“e corpo…”

Alguns dos gregos acreditavam que o corpo era mau e a alma era boa. Nesse caso, a única coisa a fazer era libertar a alma dos maus confins do corpo. Mas isso não é bíblico. Todo o corpo se levantará novamente. Teremos corpos físicos nos Novos Céus e na Nova Terra (1 Co 15:51). 

Eles serão glorificados, mas realmente e verdadeiramente físicos. Jesus pôde ser tocado e sentido após sua ressurreição (Jo 20:27), e até comeu peixe (Lc 24,42-43). Devemos envolver nossos corpos em nossa caminhada com Deus e nossa vida em Cristo. Devemos “oferecer [nossos] corpos em sacrifício vivo (Rm 12:1).

“…seja mantido irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Somos tornados irrepreensíveis em nossa salvação. O objetivo é sermos inculpáveis ​​e assim provarmos que nossa salvação foi real (1 Jo 2:19).

Comentários sobre o que Significa 1 Tessalonicenses 5:23

Comentários sobre o que Significa 1 Tessalonicenses 5-23

Comentário de Beacon (Contexto)

Sucedendo a passagem escatológica (4.13-5.11), há um retorno às exortações práticas, ponto deixado por Paulo em 4:12. Naquela passagem (4:1-12), as instruções sobre a vida cotidiana se originam da aplicação na vida da vontade de Deus aos crentes, isto é, a santificação.

Nesta passagem, as exortações éticas se edificam uma sobre a outra como os degraus de uma escada que sobe até culminar na oração triunfante de fé pela santificação total dos membros da igreja (23,24).

Esta realidade não propõe que o poder que santifica seja a vida ética sublime. O Santificador é o mesmo Deus de paz (23). Antes propõe que, no lado humano, uma condição à santificação total é a plena consagração à vida prescrita por estes princípios éticos. E também que só a experiência de estar santificado totalmente proporciona a dinâmica interior para satisfazer estes padrões éticos sublimes, mas atingíveis.

Não há dúvida de que, nos versículos a seguir, Paulo trata, em muitos casos, do que ainda estava faltando na fé dos crentes tessalonicenses (3:10). Sua base de dados são, obviamente, as informações trazidas por Timóteo (cf. 3:6).

Beacon explica 1 Tessalonicenses 5:23

Paulo concluiu suas instruções. Tendo apresentado aos crentes os padrões morais, éticos e espirituais, agora ele se dedica naturalmente a orar por eles. A oração é urgente e fervorosa. A conjunção com a qual ela começa e o mesmo Deus de paz (1 Tessalonicenses 5:23), conecta a oração com a subdivisão ética precedente.

Esta conexão indica que só o Deus que santifica plenamente pode levar os leitores a viver de verdade esta vida. Paz, no sentido hebraico clássico, abrange o significado de prosperidade ou felicidade espiritual completa. Deus é a fonte da paz. Para experimentar a graça santificadora de Deus os homens têm de primeiro receber a paz divina (Rm 5:1).

Justificado é ter paz com Deus e ter, na regeneração, o início dessa santificação que Paulo ora que seja total e completa. Paz com Deus se torna a mais profunda paz de Deus comunicada pela harmonização interior da pessoa inteira em todas as suas partes e funções. Paulo está orando por isso.

O verbo grego hagiazo (23; santifique) significa “separar-se de coisas profanas e dedicar-se a Deus”, e também “purificar” (externamente e interiormente através da reforma da alma). No uso do Novo Testamento, a purificação é primária.

O modificador plenamente denota a amplitude da purificação. “Esta palavra não ocorre em outro lugar na nossa Bíblia grega, mas o uso nos poucos exemplos conhecidos da literatura não deixa dúvida do seu significado. E formada por holos (“tudo”) e telos (“fim”), e denota finalidade bem como perfeição.”

Observemos que, em grego, santifique (23) está no tempo aoristo. Nos versículos precedentes (19-22), Paulo usa o tempo presente que indica ação contínua para os cinco verbos envolvidos. Mas o tempo aoristo indica não ação ou processo contínuo, mas ação que ocorre como completa. Isso não quer dizer que não haja processo precedendo o ato santificador, e claro que não quer dizer que o ato é tamanho a ponto de impedir o processo contínuo de crescimento em santidade depois da crise.

Paulo está orando pela ação purificadora de Deus na vida desses crentes tessalonicenses para que eles venham a dizer: “O trabalho tem sido feito; nós temos sido e, agora, somos completamente santificados”.

Muita coisa já foi escrita sobre a expressão espírito, e alma, e corpo (23). Será que o apóstolo estava descrevendo que a constituição humana divide-se essencialmente em três partes, quer dizer, é uma tricotomia? Mas, sendo assim, este ponto estaria em desacordo com o tom do ensino paulino sobre a natureza humana nas outras passagens de sua lavra. O enfoque está na pessoa inteira (no “ser inteiro”, BJ). O ser total do homem tem de ser santificado.

A purificação deve atingir toda parte da natureza humana: o sentimento, a vontade, a imaginação, a fonte motivadora de vida. O corpo faz parte da natureza humana, pois é o templo do Espírito Santo (1 Co 6:19) e é o veículo e instrumento da vida pessoal.

Comentário de Ellicott

O próprio Deus da paz. Esta santificação (que é a obra especial da Terceira Pessoa) está aqui atribuída à Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, de quem procede o Espírito Santo. Ele é (como em Hebreus 13:20) o “Deus da paz”, não em referência a quaisquer dissensões entre os Tessalonicenses, mas por causa da paz que Sua santificação traz à alma, de modo que não teme nem o poder da tentação nem a fúria da perseguição.

Santifique-o totalmente. Em vez disso, santifique-o inteiro. A ideia é mais a de não deixar nenhuma parte não santificada, do que a de fazer o trabalho completamente até onde vai. Serve assim para introduzir a próxima frase, que o explica.

Espírito e alma e corpo. A santificação preserva todas essas três divisões inteiras, e em seu devido relação entre si. Sem santificação, o espírito pode estar oprimido pelas outras partes ganhando a predominância, o que, é claro, acabaria sendo a ruína tanto da “alma como do corpo no inferno” (Mateus 10:28, que nosso Senhor não diz nada do destruição do “espírito” no inferno: a questão é se Ele definitivamente pretendia excluir “ espírito” ou usou “ alma” popularmente como incluindo-o).

Até a vinda. A ideia não é tanto a de sua preservação do pecado durante o intervalo, mas sim os escritores se apressam em ansiosa antecipação à própria Vinda, e esperam que os tessalonicenses na Vinda esteja preservados. “Sem culpa” deveria ter sido “sem culpa”.

Comentário conciso de Matthew Henry

1 Tessalonicenses 5:23-28 – O apóstolo ora para que eles estejam santificados mais perfeitamente, pois os melhores são santificados, mas em parte enquanto estão neste mundo. Portanto, devemos orar e prosseguir em direção à santidade completa. E como devemos cair, se Deus não realizou sua boa obra na alma, devemos orar a Deus para aperfeiçoar sua obra, até que estejamos sem defeito diante do trono de sua glória. Devemos orar uns pelos outros; e os irmãos devem assim expressar amor fraternal.

Estudo de 1 Tessalonicenses

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!