É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico nos céus?
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico nos céus? Do que Jesus estava falando?
Você sabe qual o significado da expressão proverbial usada por Jesus após o encontro com o jovem rico: “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico nos céus”?
Durante séculos, os leitores têm-se incomodado com um dito tão implacável como este, e têm tentado tornar o camelo menor ou o fundo da agulha maior.
Passar um camelo pelo fundo de uma agulha
A teoria mais comum é a que diz que o fundo de uma agulha era o nome de uma porta baixa e estreita de Jerusalém, pela qual os camelos podiam passar, mas com dificuldade.
Alguns ainda acrescentavam que o único modo que os camelos podiam passar na porta era de joelhos.
A conclusão lógica é que o único caminho pela qual o rico pode entrar no reino de Deus é de joelhos. Porém, tudo isso não passa de conjecturas.
Esta expressão hiperbólica utilizada por Jesus é uma expressão de exagero deliberado com o propósito de causar efeito retórico.
Ou seja, nesta expressão proverbial Jesus não diz ser impossível um
rico ser salvo (Mt 19.26), mais sim que, uma vez que tal pessoa raramente percebe suas necessidades pessoais, com a mesma facilidade de um pobre, sua salvação se torna mais difícil.
A moral da história é a seguinte: ao declarar o rico Zaqueu salvo (Lc 19.9), Jesus consegue mostrar claramente que é mesmo “fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha”.
Por várias vezes Jesus fez o camelo passar pelo fundo de uma agulha:
1) O rico Zaqueu salvo (Lc 19.1-10)
“E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico… disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”
2) O rico Nicodemos salvo (Jo 3.1-6)
“E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus… Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
3) O rico José de Arimatéia salvo (Mc 15.42 46)
“E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus… O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro.”
Leia também: Quem é Jesus em cada Livro da Bíblia?