É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico nos céus?

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico nos céus? Do que Jesus estava falando?

Você sabe qual o significado da expressão proverbial usada por Jesus após o encontro com o jovem rico: “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico nos céus”?

Durante séculos, os leitores têm-se incomodado com um dito tão implacável como este, e têm tentado tornar o camelo menor ou o fundo da agulha maior.

Passar um camelo pelo fundo de uma agulha

A teoria mais comum é a que diz que o fundo de uma agulha era o nome de uma porta baixa e estreita de Jerusalém, pela qual os camelos podiam passar, mas com dificuldade.

Alguns ainda acrescentavam que o único modo que os camelos podiam passar na porta era de joelhos.

A conclusão lógica é que o único caminho pela qual o rico pode entrar no reino de Deus é de joelhos.

Porém, tudo isso não passa de conjecturas.

Esta expressão hiperbólica utilizada por Jesus é uma expressão de exagero deliberado com o propósito de causar efeito retórico.

Ou seja, nesta expressão proverbial Jesus não diz ser impossível um
rico ser salvo (Mt 19.26), mais sim que, uma vez que tal pes­soa raramente percebe suas necessidades pessoais, com a mesma facilidade de um pobre, sua salvação se torna mais difícil.

A moral da história é a seguinte: ao declarar o rico Zaqueu salvo (Lc 19.9), Jesus consegue mostrar claramente que é mesmo “fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha”.

Por várias vezes Jesus fez o camelo passar pelo fundo de uma agulha:

1) O rico Zaqueu salvo (Lc 19.1-10)

“E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”

2) O rico Nicodemos salvo (Jo 3.1-6)

“E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus… Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”

3) O rico José de Arimatéia salvo (Mc 15.42 46)

“E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus… O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro.”

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.