Quem foi o sumo sacerdote Eliasibe que aparece no livro de Neemias?

A Bíblia nos mostra histórias de homens que mesmo servindo a Deus, o seu coração não é reto diante Dele. Para entender melhor, conheça quem foi o Sumo Sacerdote Eliasibe que viveu no tempo de Neemias.

Aproveite a leitura para aprender que mesmo exercendo função de destaque, um líder religioso pode atrapalhar a obra de Deus, se movido por interesses próprios.

Quem foi o sumo sacerdote Eliasibe na Bíblia?

Não conhecemos muito sobre quem foi Eliasibe, sabemos apenas que ele foi sumo sacerdote e desempenhou um papel importante durante o período do retorno do exílio babilônico e a reconstrução de Jerusalém (Ed 10: 6 e Nm 3:1).

E Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, e nem bebeu água; porque lamentava pela transgressão dos do cativeiro.

Esdras 10:6

E LEVANTOU-SE Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.

Neemias 3:1

Nessa função, ele ocupava uma posição de destaque e liderança espiritual entre o povo de Israel. Sua principal atividade era servir como intermediário entre Deus e o povo, exercendo rituais e sacrifícios no Templo.

Além disso, ele era responsável por supervisionar as atividades religiosas no Templo e garantir a obediência às leis e mandamentos de Deus. 

Dessa maneira, ele deveria assegurar que os rituais e sacrifícios saíssem conforme as prescrições divinas. Além disso, o sumo sacerdote tinha a função de ensinar e orientar o povo em questões de fé e religião.

Significado do nome de Eliasibe

e-li’-a-shib (‘elyashibh, “Deus restaura”)

Significa: A quem Deus restaura.

Qual foi a falha desse sumo sacerdote que compromete a reconstrução do templo?

Apesar de sua posição de autoridade espiritual, Eliasibe acabou se desviando de suas responsabilidades e agindo de forma imprópria. 

Em Neemias 13:4-7, vemos que ele permitiu que seu parente, Tobias, o amonita, se refugiasse dentro do Templo, algo que era estritamente proibido pelas leis de Deus. 

4 Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias; 5 E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes. 6 Mas durante tudo isto não estava eu em Jerusalém, porque no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei de Babilônia, fui ter com o rei; mas após alguns dias tornei a alcançar licença do rei. 7 E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus.

Neemias 13:4-7

Além disso, Tobias era um inimigo do povo de Israel e um adversário da obra de reconstrução dos muros de Jerusalém liderada por Neemias.

Essa ação de Eliasibe provocou a ira de Neemias, que era o governador designado por Artaxerxes, rei da Pérsia, para liderar a reconstrução de Jerusalém. 

Assim, quando Neemias tomou conhecimento da presença de Tobias no Templo, ficou indignado com a violação da santidade do lugar sagrado. 

Ele repreendeu o sumo sacerdote, lançou fora todos os pertences de Tobias e purificou o Templo, restabelecendo a sua santidade e pureza.

O que podemos aprender com a história do sumo sacerdote Eliasibe?

Esse incidente nos mostra como mesmo pessoas que ocupam cargos de liderança espiritual podem se influenciar por interesses pessoais e desviar-se do caminho de Deus. 

Nessa passagem, percebemos que o sumo sacerdote permitiu que laços familiares e alianças mundanas nublassem seu julgamento e comprometesse sua devoção ao Senhor.

Em outras palavras, ele nos mostra que devemos cuidar para colocar a obra de Deus em primeiro lugar, como está escrito: 

“Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”.

Lucas 9:23

Atitudes como a de Eliasibe, no entanto, estão presentes em todos os lugares, tanto nos meios políticos quanto religiosos. Porém, devemos orar para não colocar nossos interesses e de nossos familiares acima da obra de Deus, como:

Eli e seus filhos (1 Samuel 2-4)

Eli era sumo sacerdote em Israel, mas seus filhos, Hofni e Finéias, eram sacerdotes corruptos. Eles abusavam de sua posição sacerdotal e desonraram a Deus. 

A esposa de Ló (Gênesis 19)

Quando Sodoma e Gomorra estavam prestes a ser destruídas por Deus, Ló e sua família recebeu a instrução de fugir sem olhar para trás. No entanto, a esposa de Ló desobedeceu e olhou para trás, desobedecendo às ordens divinas. 

Saul e o sacrifício (1 Samuel 13)

Saul, o primeiro rei de Israel, também recebeu instrução do profeta Samuel para esperar por ele para oferecer um sacrifício antes de uma batalha. No entanto, quando Samuel atrasou, Saul decidiu oferecer o sacrifício por conta própria.

Esses exemplos ilustram como nossas escolhas e prioridades das pessoas podem comprometer a obra de Deus. 

Logo, a fidelidade a Deus deve ser prioridade mesmo quando isso significa confrontar ou renunciar a interesses familiares.

Por fim, a história de Eliasibe nos convida a examinar nossos próprios corações e motivações. 

Podemos estar envolvidos em atividades religiosas, servindo na obra de Deus, mas ainda assim permitindo que nosso coração esteja longe Dele. 

Afinal, a nossa relação com Deus não é baseia apenas em aparências externas, mas em uma conexão profunda e íntima com Ele.

Leia também as quatro fases de relacionamento com Deus.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!