ZEBA – Significado
ZEBA
Zeba é um personagem bíblico frequentemente relacionado a Zalmuna como um dos dois reis de Midiã que liderou os exércitos derrotados por Gideão (Juízes 8; Salmo 83.11). Essas midianitas se uniram aos amalequitas para oprimir os israelitas no grande vale central de Esdraelom por sete dias. Anualmente, durante a colheita, eles apareciam como gafanhotos, saqueando e devorando as colheitas.
Após Gideão e seus 300 homens aniquilarem o exército midianita, os sobreviventes escaparam pelo rio Jordão. Grande parte deles foi morta pelos efrainitas nos vaus do Jordão, incluindo os líderes menores Orebe e Zeebe. Zeba e Zalmuna pretendem fugir com um pequeno grupo para Carcor, uma fortaleza ainda não identificada com certeza (algumas fontes sugerem Qarqar no Uádi Sirhan, localizado a 320 milhas a sudoeste no deserto Arábico,
No entanto, Gideão os alcançou e capturou. Quando Zeba e Zalmuna descreveram os homens que foram capturados e mortos no Monte Tabor, Gideão descobriu que eram seus próprios irmãos. Se eles tivessem poupado a vida de seus irmãos, Gideão teria poupado a eles. Os dois comandantes solitários morreram, resistindo aos seus captores.
Versículo de referência:
Juízes 8:4-21 (NVI) contém a narrativa completa da captura de Zeba e Zalmuna por Gideão.