Por que a Bíblia adverte contra a feitiçaria?

“Não se volte para médiuns ou necromantes; não os procureis, e assim vos torneis impuros por eles: eu sou o Senhor vosso Deus.” Levítico 19:31

A feitiçaria teve influência nas culturas antigas e na nossa cultura agora. É muito fácil passar por cima dela porque nem sempre é evidente, e muitas vezes se disfarça para ser algo que não é. No entanto, precisamos estar informados e atentos sobre o que a Bíblia diz sobre feitiçaria.

Mas se você não estiver familiarizado com este tema, use-o como uma introdução ao que é bruxaria e por que você deve se proteger contra ela. Você descobrirá que pode ser infectado por isso de maneiras que nem imagina.

O que exatamente é bruxaria?

Embora essa palavra possa ter significados diferentes em diferentes culturas, em sua essência a bruxaria é a tentativa de manipular o ambiente, as circunstâncias ou situações por meios místicos ou espirituais. 

Nos tempos bíblicos, isso era feito usando o que muitas vezes era chamado de médiuns ou espíritas. Dentro desta definição, há duas palavras nas quais quero que você se concentre em relação à feitiçaria.

Manipulação – Trata-se de influência, geralmente de maneira injusta.  

Meios espirituais – Quando você chama assistência que sai do seu reino de habilidade. No caso de espíritas e médiuns, trata-se de assistência demoníaca.

Quando você junta tudo, a feitiçaria está tentando inserir influência com assistência demoníaca em uma situação. Este é o perigo da feitiçaria.

Existem formas inofensivas de feitiçaria?

A resposta sincera é não. Qualquer coisa que tenha influência demoníaca não é inofensiva. Infelizmente, a forma como a feitiçaria é frequentemente apresentada ao mundo pode erroneamente ser vista como inofensiva. Pense nos muitos desenhos infantis que incorporam magia e feitiçaria neles, fazendo com que pareçam perfeitamente inocentes e normais.

Não existe uma forma inofensiva de feitiçaria. Isso inclui cartas de tarô, horóscopos, tábuas Ouija ou qualquer outra coisa que se alinhe à feitiçaria, independentemente de quão despretensioso possa parecer. 

Não há forma inofensiva de feitiçaria. É um engano que Satanás usa para atrair os ingênuos. Lembre-se que Satanás se disfarça como um anjo de luz (2 Coríntios 11:14).

O que a Bíblia diz sobre feitiçaria?

A feitiçaria não é novidade; existe há séculos. A Bíblia é clara sobre na posição sobre feitiçaria, e você encontrará muitas advertências nas escrituras contra ela. Aqui estão dois.

“Não pratique adivinhação nem procure presságios” (Lv 19:26).

“Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprendas a imitar os costumes detestáveis ​​das nações ali. Não se ache entre ti quem sacrifique seu filho ou filha no fogo, que pratique adivinhação ou feitiçaria, interprete augúrios, pratique feitiçaria ou lance feitiços, ou que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. Todo aquele que faz essas coisas é detestável para o Senhor; por causa dessas mesmas práticas detestáveis, o Senhor teu Deus expulsará essas nações de diante de ti” (Dt 18:9-12).

A opinião de Deus sobre essas coisas é bastante evidente. Ele detestas essas coisas. Caso você esteja se perguntando, essa palavra detestável também pode significar abominação, que é algo que Deus detesta ou odeia.

feitiçaria é pecado

Praticar feitiçaria é pecado?

Tenho certeza que você sabe que a resposta a esta pergunta é sim, mas eu quero que você entenda o porquê. Veja o que Deus disse ao povo de Israel.

“Não recorra a médiuns nem procure espíritas, pois você será contaminado por eles. Eu sou o Senhor teu Deus” (Levítico 19:31).

A razão pela qual Deus quer que você fique longe dessas coisas é que elas o contaminarão. Se você praticar feitiçaria, ela o contaminará, poluirá e, se você permitir que ela continue em sua vida, acabará te destruindo.

Deus levou isso muito a sério e você também deveria. Considere como Deus lidou com aqueles que praticavam feitiçaria.

“Voltarei a minha face contra qualquer um que se volte para médiuns e espíritas para se prostituir seguindo-os, e os eliminarei de seu povo” (Levítico 20:6).

“Um homem ou uma mulher que seja médium ou espírita entre vocês deve ser morto. Você deve apedrejá-los; seu sangue cairá sobre suas cabeças” (Levítico 20:27).

Deus entende o perigo da feitiçaria, e também sabe a ameaça que ela representa para você e seu forte aviso é ficar longe para o seu próprio bem.

Isso ainda é relevante para nós hoje?

As pessoas podem se perguntar se isso ainda é uma preocupação para hoje, levando-os a perguntar se devemos estar preocupados com a bruxaria agora? 

Embora existam formas flagrantes de feitiçaria ainda sendo praticadas hoje, muitas vezes pode ser mais sutil. Isso faz com que muitos não reconheçam o perigo ou prestem atenção às formas que a bruxaria assume em nossa sociedade moderna, como horóscopos, cartas de tarô, etc. 

Há duas coisas sobre feitiçaria que não pensamos e que podem nos afetar.

1. Rebelião é feitiçaria

“Pois a rebelião é como o pecado da adivinhação, e a arrogância como o mal da idolatria” (1 Sm 15:23).

O maior exemplo de feitiçaria que vemos atualmente vem através da rebelião. Lembre-se de bruxaria é quando você procura manipular através de meios espirituais. 

A rebelião é como feitiçaria porque, em essência, você está seguindo outro espírito para fazer ou conseguir o que deseja. Quando você está envolvido em rebelião, você está seguindo seu próprio espírito para perseguir seus próprios desejos. A Bíblia diz que isso é feitiçaria. 

2. A feitiçaria habita em sua natureza pecaminosa

“Os atos da carne são óbvios: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúme, acessos de raiva, ambição egoísta, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias, etc. Eu os advirto, como já fiz antes, que aqueles que vivem assim não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5:19-21).

De acordo com a Bíblia, a bruxaria pode potencialmente viver dentro de sua natureza pecaminosa. Isso significa que há uma parte de nós que poderia ser atraída para isso porque, embora sejamos cristãos, nossa natureza pecaminosa ainda vive dentro de nós.

Lembre-se de que a bruxaria está buscando assistência através de meios espirituais que não incluem Deus. Muitas vezes, aqueles que querem evitar buscar a ajuda de Deus o fazem porque não querem viver de acordo com seu padrão. 

Para receber a ajuda de Deus, você deve fazer as coisas do jeito Dele. Quando você não quer fazer isso, então você procura ajuda de outra fonte, o que é uma forma de rebeldia e também de feitiçaria. 

Se este é um ato de natureza pecaminosa, então devemos guardar nossos corações porque todos nós podemos ser suscetíveis a seguir essas coisas. 

Não precisamos buscar a feitiçaria

Há mais uma passagem que eu quero que você considere enquanto falamos sobre este tema. Muitas pessoas têm o desejo de saber sobre coisas espirituais, o que faz sentido porque somos seres espirituais. O que devemos entender é que, como cristãos, não precisamos buscar assistência espiritual de ninguém além do próprio Deus. Veja este versículo em Isaías.

“Quando alguém lhe diz para consultar médiuns e espíritas, que sussurram e murmuram, não deveria um povo consultar seu Deus? Por que consultar os mortos em nome dos vivos? Consulte a instrução de Deus e o testemunho de advertência. Se alguém não falar segundo esta palavra, não terá a aurora” (Isaías 8:19-20).

A razão pela qual você nunca deve procurar espíritas, médiuns, feiticeiros ou bruxas é que você tem o Espírito de Deus vivendo dentro de você. Quando você precisar de qualquer tipo de assistência ou respostas, você pode ir diretamente a ele. Você não precisa correr atrás dessas coisas que são destrutivas, você pode consultar o seu Pai celestial que tem no coração os seus melhores interesses.

A feitiçaria é enganosa, perigosa e mortal. Deus nos advertiu em toda a Bíblia para ficarmos longe disso. Vamos prestar atenção ao seu aviso e mergulhar em sermos mais e mais cheios do Espírito Santo. Esta não é apenas a melhor ajuda que você receberá, é a única assistência espiritual que você precisará.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp