3 perigos que levaram Pedro a negar Jesus

Esboço de pregação expositiva em João 18:15-27 com o tema: 3 perigos que levaram Pedro a negar Jesus.

Tema: 3 perigos que levaram Pedro a negar Jesus

Texto: João 18:15-27

17 Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou.
25 E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.
27 E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.

Objetivo – Exortativo: Corrigir os crentes, alertando-os sobre os perigos de confiar em si mesmos, ceder às influências erradas e negar sua fé em momentos críticos, aprendendo com o exemplo de Pedro.

Introdução

Jesus havia avisado a Pedro sobre sua iminente queda, mas, mesmo assim, Pedro subestimou os perigos ao seu redor.

Sua autoconfiança, falta de vigilância e aproximação dos inimigos de Cristo o levaram à negação.

A trajetória de Pedro nessa noite nos alerta sobre os riscos que podem nos afastar de Jesus e nos conduzir a fracassos espirituais.

Vamos observar três perigos cruciais que Pedro enfrentou e que precisamos evitar em nossa própria caminhada.

I. O perigo dos lugares errados (João 18:15)

Pedro estava em um ambiente hostil, seguindo Jesus de longe, mas se colocando no pátio do sumo sacerdote, um local onde ele não deveria estar.

Estar em lugares errados pode comprometer nossa fé e nos levar a escolhas perigosas. Como crentes, devemos estar atentos a onde nos posicionamos e onde colocamos nossos corações.

II. O perigo das companhias erradas (João 18:16)

Pedro se aproximou de João e, juntos, entraram na casa do sumo sacerdote, rodeados por inimigos de Jesus. Ele se misturou com aqueles que eram contrários à sua fé.

As más companhias corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15:33). Precisamos ter cuidado com quem nos associamos, pois as influências ao nosso redor podem nos afastar de Cristo e nos levar a comprometer nossa fé.

III. O perigo de uma negação covarde (João 18:17-27)

Pedro negou a Jesus três vezes, até mesmo com juramentos e blasfêmias, em um ato de medo e covardia. Ele não teve força para admitir sua lealdade ao Mestre.

O medo da rejeição e das consequências pode nos levar a negar nossa fé. Precisamos estar prontos para assumir riscos em nossa caminhada com Cristo e nunca ceder à covardia espiritual.

Conclusão

Pedro, em sua autoconfiança, não percebeu os perigos ao seu redor e acabou negando seu Mestre. A sua queda serve de advertência para todos nós.

Felizmente, esse não foi o fim para Pedro. O Senhor o perdoou e restaurou. Pedro reafirmou seu amor por Jesus e recebeu a missão de cuidar de seu rebanho.

O que Deus tem para a sua vida é muito maior do que você pode imaginar. Afaste-se de lugares perigosos e deixe as companhias que te afastam Dele. Venha para os braços de Jesus, onde há segurança e paz.

Dicas para esta Pregação em João 18:15-27

Leia João 18:15-27 com atenção e várias vezes: Antes de pregar, familiarize-se bem com o texto. Leia a passagem repetidamente. Isso te ajudará na hora de pregar sentindo mais confiante. Além disso, na leitura você descobre as pérolas do texto.

Aplique cada lição de forma prática: O esboço explora os perigos que levaram Pedro a negar Jesus. Neste esboço, você tem 3 tópicos (lições) para aplicar. Ao abordar cada perigo, aplique essas lições à vida dos ouvintes.

Foque no objetivo da pregação: O propósito é alertar os ouvintes sobre os perigos que podem levar a uma queda espiritual e distanciamento de Cristo. Mantenha o foco em como evitar esses perigos e encoraje a congregação a permanecer firme na fé. Além disso, ajudará você não se desviar do tema da pregação.

Use ilustrações e exemplos pessoais: Enriqueça o sermão com ilustrações, como histórias pessoais ou exemplos de outros que enfrentaram situações de pressão e se mantiveram firmes. Pode ser um testemunho de alguém. Essas histórias tornam as lições mais práticas e aplicáveis. Mas, só tome cuidado para não usar ilustrações que não agregam nada ao tema da pregação.