Provérbios 17:17 Significado de “Em todo o tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”

Provérbios 17:17 – ACF (Almeida Corrigida Fiel)

“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.”

Traduções Bíblicas de Provérbios 17:17

Provérbios 17:17 – NAA (Nova Almeida Atualizada)

“O amigo ama em todo tempo, e na angústia nasce o irmão.”

Provérbios 17:17 – NVI (Nova Versão Internacional)

“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.”

NTLHProvérbios 17:17 (Nova Tradução Linguagem de Hoje)

“O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.”

Explicação e Comentário de Provérbios 17:17

Provérbios 17:17 – Este provérbio descreve em seu sentido mais puro um relacionamento cristocêntrico baseado principalmente no amor a Deus e ao próximo (Mt 22:36-40). Uma amizade natural não ama em todos os momentos. Esse tipo de amizade está baseado em algum interesse ou crença comum. Talvez duas pessoas compartilhem a mesma paixão. Mas assim que um vai em outra direção, a amizade se desfaz. 

Ou talvez duas pessoas estejam na mesma posição inferior, mas uma começa a sair dela ou se torna uma pessoa mais moral, e a outra decide arrastá-las de volta ou acabar com a amizade.

Um relacionamento vinculado pelo mesmo Espírito Santo e pelo amor de Deus resistirá a qualquer teste e adversidade. Deus não nos chama para fazer a vida sozinhos. A menos que alguém se encontre sozinho em algum deserto, ele ou ela precisa de um relacionamento e da comunidade em Cristo. 

Se alguém é o único cristão, então o evangelismo é a ordem do dia (como deveria ser de qualquer maneira). Cristo deve estar entre nós e todas as outras pessoas. Desta forma, pode-se experimentar o amor genuíno e a verdadeira comunhão cristã.

Interpretação de Provérbios 17:17, as partes chave do versículo:

“Um amigo ama em todos os momentos”

Um verdadeiro amigo cristão amará seu amigo em todo e qualquer tipo de situação. Amar significa cuidar, ajudar, ouvir, cobrir uma ofensa, ser paciente, nunca invejar ou vangloriar-se (1 Cor 13:4-7). Esse tipo de amor e amizade só pode ser sobrenatural. Significa também falar a verdade com amor quando for necessário (Ef 4:15). 

Os cristãos devem procurar amar a Deus mais do que a seus amigos (2 Coríntios 8:5) para que possam ser amigos verdadeiros e amar “em todo o tempo”.

“E um irmão nasceu para um tempo de adversidade.”

Quer se trate de um irmão de sangue ou de um irmão na Igreja, refere-se àquele que estará presente quando as coisas ficarem difíceis. Jesus indicou que nossos parentes de sangue podem se voltar contra nós porque cremos em seu nome, então é preferível ver isso como se referindo a irmãos na fé. Isso é apropriado porque fomos adotados em uma família por nosso Pai Celestial (Ef 1:5). 

Em certo sentido, até mesmo Jesus é nosso grande irmão mais velho que é um com o Pai (Hb 2:11). Cristo claramente “nasceu para um tempo de adversidade”, pois nasceu para morrer por nós no Gólgota. À direita do Pai, ele derramou seu Espírito para caminhar conosco em todas as adversidades, até mesmo nos carregando em seus ombros. Devemos nos lembrar de ser esse tipo de irmão para os outros. 

Isso vale também para as irmãs e, pela mesma razão, em Cristo, eles são adotados na família do Pai pelo sangue de Cristo. Nele, eles têm a herança do Filho primogênito.

Comentários sobre o que Significa Provérbios 17:17

Comentários sobre o que Significa Provérbios 17:17

Comentário de Wiersbe Provérbios 17:17

Provérbios deixa claro que a verdadeira amizade está baseada no amor, pois somente o amor resiste às provas pelas quais os amigos passam ao viver juntos. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (17:17). E possível ter muitos conhecidos, mas nenhum amigo verdadeiro. “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão” (18:24). A amizade precisa
ser cultivada e desenvolver raízes profundas.

O povo de Deus deve ter cuidado especial na escolha de amigos. “O justo serve de guia para o companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar” (12:26). “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (13:20). As amizades baseadas em dinheiro ou no pecado estão fadadas a ser decepcionantes.

Mencionamos anteriormente o amor que, por sua vez, produz a lealdade. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17:17). Por vezes, numa emergência, recebemos mais socorro de amigos do que de parentes!

Comentário de Benson

Provérbios 17:17 – Um amigo ama o tempo todo. Um amigo sincero e sincero não ama apenas na prosperidade, mas também na adversidade, quando falsos amigos nos abandonam. E um irmão Quem é assim, não apenas por nome e sangue, mas por afeição fraternal. Nasceu para a adversidade Foi enviado ao mundo para isso, entre outros fins, para que pudesse confortar e aliviar seu irmão em sua adversidade.

Exposição de Gill de toda a Bíblia

Provérbios 17:17 – Um amigo ama em todos os momentos… Um amigo verdadeiro, sincero e fiel, ama em tempos de adversidade, bem como em tempos de prosperidade: há muitos que são amigos de pessoas, enquanto estão em circunstâncias afluentes; mas quando há uma mudança em sua condição, e eles são despojados de todas as riquezas e bens; do que seus amigos os abandonam e se distanciam deles; como foi o caso de Jó, Jó 19:14; é muito raro encontrar um amigo que seja um amante constante, como o descrito aqui.

E um irmão nasce para a adversidade. – Por um tempo de adversidade. Ele nasceu no mundo para este propósito; para simpatizar com seu irmão em perigo, para aliviá-lo, confortá-lo e apoiá-lo; e se ele não fizer isso, quando está em seu poder fazê-lo, ele não responde ao fim de seu nascimento no mundo. Os escritores judeus entendem isso como mostrando a diferença entre um amigo e um irmão: um amigo cordial ama em todos os momentos, prósperos e adversos.

Comentário do púlpito Provérbios 17:17

Versículo 17. – Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão. Alguns encontram um clímax nas duas cláusulas e traduzem a última como margem da versão revisada: “E nasceu como irmão para a adversidade”, sendo a mesma pessoa entendida em ambos os membros da frase. 

Um verdadeiro amigo ama seu amigo na prosperidade e na adversidade; sim, ele é mais do que um amigo em tempos de necessidade – ele é um irmão, tão afetuoso e confiável quanto alguém conectado pelos laços mais próximos de relacionamento. Siracides dá uma versão muito cruel deste provérbio: “Um amigo não pode ser conhecido na prosperidade; e um inimigo não pode ser escondido na adversidade.

Estudo em vídeo sobre Provérbios

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress