Qual é o livro mais antigo da Bíblia?

Qual é o livro mais antigo da Bíblia

Qual é o livro mais antigo da Bíblia? Qual livro foi escrito primeiro?

Quando você começa a ler a Bíblia, pode pensar que a Bíblia está organizada pela ordem em que os livros foram escritos. 

Embora esta seja uma conclusão muito lógica, a ordem dos livros e como eles estão alinhados não se alinham automaticamente com quando os livros foram escritos. 

Uma das coisas que as pessoas podem pensar é qual é o livro mais antigo da Bíblia

Embora possamos supor que o primeiro listado seja o livro mais antigo, há espaço para debate sobre esse tópico. 

Para ajudar a encontrar uma resposta para esta pergunta, vou apresentar a vocês os dois lados do debate e depois ver se alguma conclusão pode ser tirada de cada consideração.  

Uma breve visão geral da Bíblia

Antes de chegarmos ao livro mais antigo da Bíblia, aqui está uma breve visão geral da Bíblia. 

A Bíblia não é apenas um livro, são sessenta e seis livros escritos por quarenta autores diferentes durante um período de aproximadamente 1500 anos. 

Esses homens eram de várias esferas da vida e escreviam conforme o Espírito de Deus os capacitava. 

Embora a maioria dos escritores estivesse familiarizada com as obras anteriores, especialmente a lei ou o Pentateuco, muitos deles não se conheciam nem tinham acesso ao que os outros escreveram. 

É por isso que a precisão e consistência das Escrituras realmente apontam para a mão de Deus. 

Nenhum outro livro poderia ser compilado de tal maneira e ter a concordância que a Bíblia tem. 

Esta é apenas uma pequena evidência de que a Bíblia é a Palavra de Deus.

O livro mais antigo no debate bíblico

Quando encarregados de descobrir qual é o livro mais antigo da Bíblia, a conversa da maioria dos estudiosos se resume a dois livros, Gênesis e Jó. 

Se você fizesse uma pergunta geral às pessoas, seria natural que as pessoas pensassem que Gênesis é o livro mais antigo porque é o primeiro a ser listado no Antigo Testamento

O que sabemos com certeza é que Gênesis contém o registro dos eventos mais antigos que aconteceram na Terra. 

Afinal, tudo na terra começou com a criação e não há muito registro bíblico de coisas que aconteceram antes da criação. 

Gênesis foi escrito cerca de 1400 anos antes do nascimento de Cristo. As datas de quando este livro foi escrito são estimadas entre 1440 e 1400 a.C.

Também sabemos que o autor do livro de Gênesis assim como os primeiros cinco livros da Bíblia foi Moisés.

O outro lado do debate vem ao livro de Jó. 

A pessoa comum não considerará Jó como o livro mais antigo da Bíblia por causa de onde está colocado na Bíblia. 

Jó está agrupado com os livros de poesia do Antigo Testamento e por causa de sua localização, muitos nem sempre consideram quando foi escrito e que é possivelmente o livro mais antigo da Bíblia. 

Ao contrário de Gênesis, no entanto, não conhecemos o autor de Jó e não temos certeza quando este livro foi escrito, embora alguns estudiosos o coloquem como escrito até 400 anos antes de Gênesis. 

Entre as formas usadas para datar este livro estão o tipo de hebraico usado e algumas das descrições encontradas no livro. 

A razão pela qual Jó é considerado potencialmente o livro mais antigo da Bíblia também é por causa de parte do conteúdo dentro dele. 

Mais informações para a questão

Para ajudar a responder à pergunta sobre qual é o livro mais antigo da Bíblia, aqui estão dois pensamentos acadêmicos sobre essa questão. 

Um se inclinará para Gênesis e o outro para Jó. Incluo estes porque estes são os dois lados do debate.

O caso para Genesis (do site Got Questions)

“Alguns apontarão que o livro de Jó parece registrar eventos que aconteceram antes da época de Moisés, e é considerado por muitos como o livro mais antigo da Bíblia

No entanto, as ênfases teológicas do livro de Jó parecem indicar que as preocupações que o livro está abordando são muito posteriores, talvez do período exílico, e dirigidas aos israelitas. 

Assim, embora o livro possa conter informações sobre eventos que aconteceram muito antes, o livro parece ter sido escrito muito mais tarde do que Gênesis foi escrito. 

Em última análise, Gênesis certamente contém a informação mais antiga, e a mensagem de Gênesis veio de Moisés que foi o primeiro profeta a ter suas palavras formalizadas nas Escrituras escritas, então provavelmente seria correto ver Gênesis, ou talvez o Pentateuco como um unidade, para ser o livro mais antigo da Bíblia.”

O caso de Jó (do site Beliefnet)

“A idade do livro de Jó também pode ser encontrada no que está visivelmente ausente do livro. Não há menção à aliança, à Lei de Moisés ou ao sacerdócio. Não há sequer menção ao povo israelita ou à Terra Prometida. 

Em vez disso, Jó oferece sacrifícios por seus filhos sem o uso de um sacerdócio, templo ou altar consagrado. Sua riqueza é medida pelo tamanho de seus rebanhos e pela quantidade de “qesiytah”, moedas de prata únicas que ele possui. 

Tanto os rebanhos quanto a prata foram usados ​​como antigos sistemas de dinheiro entre 1900 e 1700 a.C Os nomes dos filhos de Jó também eram incomuns em períodos posteriores, mas eram comuns antes e durante o tempo dos patriarcas. 

Exatamente quando o livro de Jó foi escrito permanece um mistério, mas não há dúvida de que é o livro mais antigo da Bíblia. 

Enquanto os primeiros capítulos de Gênesis cobrem eventos que aconteceram antes de Jó, os relatos escritos desses eventos não foram registrados até que o livro de Jó já tivesse sido composto. 

Na verdade, Jó é mais de 400 anos mais velho que Gênesis. Isso significa que Jó não é apenas o único drama da Bíblia, mas também o livro mais antigo de longe e ainda mais fascinante por isso.”

Qual é a conclusão do livro mais antigo da Bíblia?

Como você pode ver, há argumentos convincentes de ambos os lados desta questão. 

Enquanto você procura a resposta, observe que este é um daqueles debates acadêmicos em que é bom saber a resposta, no entanto, não é prejudicial à sua fé. 

Não há dúvida ou debate quanto à autenticidade dos escritos, estamos apenas tentando descobrir qual foi escrito primeiro. 

Isso agora nos leva a dar uma resposta a essa pergunta. Infelizmente, não sei se você vai achar minha resposta satisfatória ou não. 

A verdade é que depois de olhar para as evidências eu realmente não consigo determinar se é Gênesis ou Jó. 

Como essa resposta não deve prejudicar sua fé, farei algo que raramente faço quando se trata de responder a perguntas. 

Meu veredito final, neste caso, é que você leia as informações e depois decida. Você pode não gostar do meu veredicto, mas é uma daquelas coisas que você deve decidir por si mesmo.

Autor: Clarence L. Haynes Jr.

Redação BP

Redação BP

Compartilhe

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu email

Publicidade

© 2022 Biblioteca do Pregador

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia Mais