Quem escreveu o Evangelho de Lucas?

Esse evangelho foi escrito por Lucas, o “médico amado”. Apesar de ainda haver dúvidas de quem escreveu o evangelho de Lucas, nesse artigo traremos algumas provas.

QUEM ESCREVEU O EVANGELHO DE LUCAS

O estilo e a linguagem provam que este evangelho foi escrito por um médico grego, também identificado como o autor de Atos dos Apóstolos, e, como o livro mostra, companheiro de viagem de Paulo.

Pois, somente Lucas, “o médico amado”, preenche estas características.

E, como ele era desconhecido, não haveria como lhe atribuir a autoria do evangelho se ele não fosse mesmo o autor.

A explicação mais plausível para o fim abrupto de Atos é que Lucas o atualizou, e que Paulo ainda cumpria seu primeiro encarceramento em Roma quando o livro foi concluído.

Isto indica que Atos foi escrito por volta de 62 d.C., e que, provavelmente, o evangelho de Lucas é de um ou dois anos antes.

Este evangelho enfatiza de modo especial a natureza humana do Senhor Jesus, embora também testemunhe com segurança a respeito de sua divindade (Lucas 10.21, 22; 24.26,49).

Sua empatia com os sofredores e enlutados, com os desprezados e marginalizados, é evidente.

E, a natureza universal do evangelho, intencionado aos samaritanos e pagãos tanto quanto aos judeus, é bastante enfatizada.

O oferecimento gratuito da salvação e a impossibilidade de alguém consegui-la por méritos próprios são temas recorrentes (Lucas 15.11-32; 17.7-10; 18.9-14; 23.39-43).

CONCLUSÃO

Fica evidente que, pelas informações apresentadas, quem escreveu esse evangelho foi Lucas.

banner blog-biblioteca-pregador-qualidade-biblica

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.