Quem foi Alfeu na Bíblia?

Quem foi Alfeu na Bíblia? Existem muitas curiosidades que giram em torno dos nomes que aparecem nas escrituras sagradas.

Primeiro porque para os povos das antiguidades os nomes tinham significado e uma criança poderia receber o seu nome conforme as circunstâncias da gestação, do parto ou dos acontecimentos históricos.

Outro motivo que a bíblia dá muita atenção aos nomes é a construção da linhagem genealógica da pessoa.

Além disso, o nome podia indicar a personalidade, a profissão e a cidade de nascimento. E para os estudiosos da arqueologia bíblica, um nome pode ajudar a encontrar fatos que confirmem a veracidade das narrativas.

Para entender um pouco como tudo isso funciona e quem foi Alfeu na bíblia, continue lendo este artigo.

Quem foi Alfeu na Bíblia?

Alfeu é um nome que aparece em algumas passagens da Bíblia, ele é mencionado em alguns dos evangelhos como o pai de dois dos discípulos de Jesus, Tiago e Judas.

Aparentemente, tudo o que sabemos sobre Alfeu é o que encontramos no livro de Mateus 10:3 e Marcos 3:18 que diz: “Tiago, filho de Alfeu”.

Nesse contexto, conseguimos entender que indicar o nome do pai de alguém servia para identificar na escrita de quem se estava falando.

Por exemplo, o Novo Testamento fala de um Tiago, filho de Zebedeu, Mateus 4:21. Além disso, encontramos, Tiago como um dos filhos de José e Maria, portanto, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Gálatas 1:19).

Por último, encontramos Tiago, pai de Judas, conforme indicado em Atos 1:13.

Analisando dessa maneira, entendemos quem foi Alfeu na bíblia, isto é, ele foi pai de um dos personagens conhecido como Tiago, e posteriormente apóstolo de Jesus.

Por que essa informação é importante?

Na introdução deste artigo, comentamos que o nome poderia indicar a personalidade de uma pessoa, a sua genealogia e diferenciá-la de outro indivíduo com o mesmo nome.

Todavia, saber quem foi Alfeu na Bíblia gera curiosidade porque ele pode ser o pai de um dos apóstolos de Jesus. Confira:

Em Marcos, no episódio conhecido como Chamado de Mateus, lê-se: “E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: segue-me. E, levantando-se, o seguiu”. (Marcos 2:14).

Essa passagem nos permite inferir que “Mateus, o publicano” seria o mesmo Levi, filho de Alfeu.

Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que Alfeu também pode ser um nome alternativo para Cleofas, mencionado em Lucas 24:18. Nesse versículo, Cleofas é um dos discípulos que encontram Jesus no caminho de Emaús após a ressurreição. 

Alguns também acreditam que Cléofas e Alfeu podem ser a mesma pessoa, já que ambos têm filhos chamados Tiago.

Além de Tiago, Alfeu é também o pai de Judas Tadeu, outro dos discípulos de Jesus. Em Mateus 10:3 e Marcos 3:18, Judas é mencionado como “Tadeu, filho de Alfeu”. 

Em outras passagens da Bíblia, ele é chamado simplesmente de Judas, provavelmente para distingui-lo de Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus.

Qual o significado do nome Alfeu?

Podemos perceber, até aqui, a importância de um nome e de um sobrenome para nos identificar em nossa peregrinação terrena. Por exemplo, a identidade de Jesus não girava entre os apóstolos como filho de José, mas como filho de Deus.

Mas afinal, qual o significado do nome Alfeu na bíblia?

Esse nome tem origem grega Halphaios ou Alphaios, que posteriormente originou a versão latina Alphaeus. Entender o seu significado pode ajudar a compreender a importância desse nome na bíblia.

Por exemplo, esse nome significa “troca e mudança, imagem clara ou quem coordena”. Em outras palavras, é um nome que remete a capacidade de mudar de rumo, seguir novos caminhos.

É possível que Alfeu, devido às características de seu nome, apoiou os filhos quando os Jesus os chamou para serem seus discípulos. Era uma oportunidade de mudar toda a trajetória do povo judeu.

O que podemos aprender é que nossos nomes possuem significados na construção da nossa personalidade. Na antiguidade e em algumas culturas eles indicam a linhagem das pessoas, funciona como os sobre nomes delas.

Por outro lado, no contexto bíblico, os nomes nos ajudam a encontrar a veracidade dos textos, diferenciar os personagens e procurar referências na arqueologia bíblica.

Por fim, a bíblia não diz muito quem foi Alfeu na Bíblia, mas nos ajuda muito um pouco na vida de seus personagens.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!