Quem foi Dâmaris na bíblia: Significado e lições da mulher ateniense
Dâmaris foi uma mulher ateniense, que passou a crer em Jesus Cristo depois de ouvir o sermão de Paulo no Areópago, o supremo tribunal de Atenas (Atos 17:19). Uma adoradora de ídolos, que ouviu e aceitou pela fé a mensagem de Paulo, enquanto multidões incrédulas zombavam dele e o chamavam de “tagarela”.
Dâmaris na bíblia
“Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.”
Atos 17:34
Mas quem realmente seria essa espectadora feminina que ouviu Paulo tão atentamente enquanto pregava no Areópago? A bíblia menciona Dâmaris no mesmo versículo juntamente com o juiz ateniense Dionísio, sugerindo que eles poderiam ser um casal, sendo ela uma mulher distinta e influente. Ela poderia muito bem ter sido uma das hetaírai (heteras, mulheres intelectuais que se associavam aos filósofos e políticos), as quais, como mulheres livres, podiam fazer parte desse grupo.
Por outro lado, Lucas, o autor de atos, refere-se a Dâmaris simplesmente como “uma mulher”, o que embora, improvável nesse cenário e contexto, implicaria que ela fosse uma “mulher pública”, talvez alguém de baixa moral ou até mesmo prostituta. As mulheres refinadas e respeitáveis da época, em geral, não compareciam às reuniões públicas como aquela de Paulo (Atos 17:22).
Quer fosse uma mulher proeminente ou pública, Dâmaris ouviu com atenção a mensagem de salvação do evangelho. Em seguida, com rara coragem e sabedoria dadas por Deus, escolheu protestar contra os debatedores zombeteiros e expressar seu compromisso com o Cristo ressuscitado.
Da mesma forma que outras mulheres cristãs, Dâmaris se tornou mais do que uma simples espectadora do ministério de Paulo. Mas passou a ser colaboradora, uma mulher da primeira igreja que ajudou a divulgar as Boas Novas de Jesus Cristo.
Significado do nome Dâmaris
Damaris é um nome feminino de origem grega, cujo significado é “bezerro” e “gentil”. A palavra grega antiga damalis, que quer dizer “bezerro”, deu origem a esse nome. Além disso, Damaris significa “uma pequena mulher” e “gentil”, possivelmente derivada do termo grego damazo, que significa “domesticado”.
Esse nome grego é especial por combinar significados de doçura e domesticação, refletindo tanto a força quanto a delicadeza feminina.
Lição que aprendemos com Dâmaris
Embora, essa personagem bíblica chamada Dâmaris aparece apenas uma vez no livro de Atos 17:34, ela nos deixa uma grande lição de fé.
Pois, em um momento em que muitos estavam zombando da pregação de Paulo em Atenas, Dâmaris ouvindo com atenção a mensagem, se rendeu ao evangelho de Jesus Cristo. Nos ensinando a primeira lição que não basta ouvir a pregação, tem que acreditar, ter fé e se render.
Dâmaris creu e teve sua vida transformada, se tornando uma evangelista na igreja primitiva, conhecida como uma cristã corajosa.
Nos ensinando a segunda lição que nós mulheres, da mesma maneira devemos fazer a diferença em nossa geração, somos escolhidas por Deus para anunciar o evangelho de Cristo, nosso Salvador.
Deus não faz acepção de pessoas, não importa se homem ou mulher, rico ou pobre, Ele tem um plano especial para cada um de nós.
“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz. Não endureçais os vossos corações.”
Hebreus 3:7-8