Quem foi Lúcio de Cirene na história da igreja

Você conhece quem foi Lúcio de Cirene na história da igreja cristã? Vamos conhecer mais um personagem que ajudou na propagação do evangelho de Jesus.

O evangelho como conhecemos hoje, não chegou até nós apenas por meio de figuras de destaque. Encontramos também, nomes de alguns colaboradores que contribuíram para a solidificação da igreja, como Lúcio de Cirene e outros.

Mesmo que sua atuação não esteja descrita em detalhes, conhecemos que se tratava de um profeta e mestre que vivia na Antioquia.

Neste estudo, aprenderemos sobre a origem de Lúcio, quais as suas possíveis realizações, bem como os mestres da igreja em Antioquia e seu contexto histórico.

Quem foi Lúcio de Cirene?

O desenvolvimento da fé cristã só foi possível devido à colaboração de homens que entregaram suas vidas ao amor do evangelho. 

Entre esses homens encontramos a figura de Lúcio de Cirene, um dos fundadores da igreja em Antioquia (na atual Síria). Encontramos o seu nome em Atos dos Apóstolos como um membro da igreja na cidade após a morte do rei Herodes Agripa, confira:

“E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo”.

At 13:1

Conseguimos entender que ele também foi um fundador da igreja por meio de uma inferência numa passagem anterior: 

“…E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus

At 11:19–20

Por esse motivo, acredita-se que ele foi o primeiro bispo de Cirene, uma colônia grega que fica no Norte da África (na atual Líbia).

Além dessas menções, encontramos esse nome no livro aos Romanos 16:21, mas não conseguimos afirmar que se trata da mesma pessoa.

Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.

Romanos 16:21

Apesar de não sabermos muito sobre Lúcio de Cirene, entendemos que era da cidade de Cirene.

Sua origem é significativa, pois indica que ele era um judeu da diáspora, ou seja, um judeu que vivia fora da Terra Santa. 

Por que ele foi importante para a história da igreja de sua época?

Podemos entender a importância do seu nome e de outros que aparecem no Novo Testamento, se compreendermos que fizeram parte da evolução do cristianismo.

Assim, todos os nomes que os Apóstolos menciona recebem um valor gigantesco para entendermos que a palavra de Deus chegou a nós, pelo trabalho de muitas pessoas.

Apesar do pouco destaque, estes homens se converteram ao cristianismo e passaram a defendê-lo como puderam.

Precisamos observar que a propagação da palavra não se deu apenas pela conversão de pobres, eles seriam calados rapidamente. No entanto, por homens ricos e influentes que cederam suas casas, conhecimento e influência para criar uma comunidade cristã mais sólida.

Por isso, Lúcio, ao se converter ao cristianismo, tornou-se um membro ativo da igreja primitiva e desempenhou um papel significativo em seu desenvolvimento. 

Podemos chegar a essa conclusão lendo cuidadosamente o capítulo 13: 1-3; em que o apóstolo descreve os nomes e a maneira que eles buscavam a Deus.

1 E NA igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

Atos 13:1-3

Isso indica que Lúcio possuía um conhecimento sólido das Escrituras e era reconhecido como uma autoridade espiritual dentro da comunidade cristã.

O que acontecia com a igreja naquele tempo?

O contexto histórico em que Lúcio viveu era desafiador e cheio de mudanças. A igreja enfrentava perseguições tanto de autoridades judaicas quanto do Império Romano. No entanto, essas adversidades não impediram o crescimento da fé cristã. 

Pelo contrário, a perseguição muitas vezes levava à dispersão dos crentes e à expansão do evangelho em outras regiões. Lúcio e seus colegas em Antioquia estavam no epicentro dessa dinâmica.

Podemos ver a sua participação na liderança da igreja de Antioquia, pela menção de seu nome em um contexto histórico significativo que trata da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé.

Por isso, entendemos a sua participação nesse envio, demonstrando sua importância e envolvimento ativo nas atividades missionárias da igreja primitiva.

 É importante ressaltar a dificuldade que temos em saber quem foi Lúcio de Cirene por ele não ser mencionado extensivamente nas Escrituras, por isso, não conhecemos muitos detalhes sobre sua vida e ministério.

No entanto, seu papel como um dos mestres da igreja em Antioquia e sua participação nas atividades missionárias são indícios claros de sua importância e contribuição para o desenvolvimento do cristianismo primitivo.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!