Quem foram os 12 apóstolos de Jesus?

Quem foram os 12 apóstolos na Bíblia?

Quando Jesus estava lançando Sua missão de três anos para revelar Seu pai e chamar as pessoas à fé, Ele escolheu 12 homens para serem Seus discípulos. Estes seus seguidores mais próximos, seriam enviados como apóstolos para compartilhar as boas novas do reino de Deus. O número de homens era significativo, pois refletia as 12 tribos de Israel que Deus chamou para ser Seu povo.

Onde a Bíblia lista os 12 apóstolos?

Após a morte de Judas Iscariotes, Atos 1:13 lista os nomes dos onze apóstolos restantes:

1. Pedro (anteriormente Simão)

2. João 

3. Tiago

4. André

5. Filipe

6. Tomás

7. Bartolomeu (também conhecido como Natanael)

8. Mateus

9. Tiago, filho de Alfeu

10. Simão, o Zelote

11. Judas, filho de Tiago (também conhecido como Tadeu)

Atos 1:15-26 compartilha como esses onze seguidores escolheram Matias, que se tornou o sucessor de Judas Iscariotes. Este grupo de 12 homens cria o grupo padrão de 12 apóstolos, antes da última adição de Paulo.

Por que Paulo é um apóstolo?

Paulo, anteriormente chamado Saulo, repetidamente se refere a si mesmo como um “apóstolo de Cristo” (Romanos 1:1, 1 Coríntios 1:1, 2 Coríntios 1:1, Efésios 1:1, Colossenses 1:1, 1 Timóteo 1:1, Tito 1:1, 1 Pedro 1:1, 2 Pedro 1:1). 

Como ele não foi escolhido ou viajou com os doze discípulos originais, muitos perguntam por que Paulo recebeu esse título. Isso pode ser esclarecido examinando a diferença entre discípulos e apóstolos. 

De acordo com o Dicionário Bíblico Holman, a palavra discípulo “normalmente se refere a um adepto de um determinado professor ou escola religiosa/filosófica”, enquanto apóstolos “representa aquele que envia e tem autoridade para representar o remetente em situações comerciais, políticas ou educacionais”.

Em outras palavras, Paulo não era um estudante de Jesus durante Seu ministério terreno, nem estava presente quando Jesus anunciou a Grande Comissão. No entanto, ele ainda foi chamado pelo Senhor. 

Após Sua ressurreição, Jesus apareceu a Paulo e o chamou para levar as boas novas do evangelho aos gentios (enquanto os outros apóstolos pregaram aos judeus).

O que aconteceu com os 12 apóstolos?

Histórias e lendas sobre a morte dos apóstolos são menos confiáveis ​​do que sabemos sobre a morte e ressurreição de Jesus. Com relação a essa falta de detalhes substanciais, o autor e professor de teologia Sean McDowell escreve: “Isso pode ser uma decepção para alguns, mas…”

De acordo com a tradição e os escritos do Novo Testamento, acredita-se que isso tenha acontecido a cada um.

Apóstolo Pedro

Viagens Missionárias:  Samaria, Lida, Jope, Cesareia, Turquia moderna

Martírio:  Crucificado por volta de 66 dC em Roma, de cabeça para baixo porque se sentia indigno de morrer como Cristo. 

Leitura adicional: História de Pedro: Conheça a trajetória de pescador a apóstolo de Cristo

Apóstolo Paulo

Viagens Missionárias:  Chipre, Galácia, Antioquia, Ásia Menor, Grécia, Éfeso

Martírio:  Decapitado em Roma

Saiba mais sobre o apóstolo: Apóstolo Paulo: Biografia e História de Paulo de Tarso

Apóstolo André

Viagens Missionárias:  Ásia Menor, Grécia

Martírio:  Crucificado na Grécia depois de converter familiares do procônsul romano

Leitura adicional:  7 coisas que os cristãos hoje podem aprender com André na Bíblia

Apóstolo Tomé

Viagens Missionárias:  Leste da Síria; possivelmente até a Índia 

Martírio:  Morto por fanáticos religiosos

Leitura adicional: Quem foi Tomé na Bíblia? História do discípulo duvidoso

Apóstolo Filipe

Viagens Missionárias: Norte da África e Ásia Menor 

Martírio: Morreu de causas naturais ou por crucificação

Saiba mais sobre o apóstolo: Quem foi Filipe? História do discípulo que disse: “mostra-nos o Pai”

Apóstolo Mateus

Viagens Missionárias: Pérsia e Etiópia

Martírio: Esfaqueado até a morte na Etiópia, embora relatos mais antigos afirmem que ele morreu de causas naturais

Leitura adicional: Quem foi Mateus? História do publicano que se tornou apóstolo

Apóstolo Bartolomeu

Viagens Missionárias: Índia, Etiópia, Mesopotâmia, Pártia, Licaônia, Armênia

Martírio: Talvez esfolado e decapitado, ou crucificado de cabeça para baixo

Saiba mais sobre o apóstolo: Quem foi o Apóstolo Bartolomeu? História de Bartolomeu

Apóstolo Tiago, filho de Alfeu

Viagens Missionárias: Pérsia

Martírio:  Apedrejado e depois espancado até a morte

Apóstolo Simão, o Zelote

Viagens Missionárias:  Pérsia (agora Irã) 

Martírio:  Alguns relatos dizem que ele foi crucificado, outros que ele foi serrado ao meio

Conheça a história de Simão: Quem foi Simão o Zelote? História do apóstolo Simão na Bíblia

Apóstolo Tadeu

Viagens Missionárias: Judéia, Samaria, Iduméia, Síria, Armênia, Mesopotâmia e Líbia; retornou a Jerusalém em 62 dC, onde seu irmão era bispo de Jerusalém

Martírio:  Morto na Armênia

Saiba mais sobre o apóstolo: Quem foi Judas, o Apóstolo? História de Judas Tadeu na Bíblia

Apóstolo Matias

Viagens Missionárias: Judéia; centro da Turquia (Capadócia) 

Martírio:  Alguns relatos dizem que Matias estava sendo crucificado; outros que ele foi desmembrado.

Mais fatos sobre Matis: Quem foi Matias na Bíblia? História do apóstolo substituto de Judas 

Apóstolo João

Viagens Missionárias: Éfeso

Martírio: Supostamente escapou de ser lançado em óleo fervente em Roma; Acredita-se que tenha morrido de velhice enquanto exilado na ilha de Patmos.

Apóstolo Tiago, irmão de João

Viagens Missionárias: Judéia

Martírio:  Morto pela espada, sob as ordens do rei Herodes Agripa, o primeiro discípulo (e o primeiro apóstolo) a ser morto.

Saiba mais sobre o apóstolo: Quem foi Tiago? História do discípulo irmão de João

Qual é a ordem dos apóstolos?

A ordem dos doze apóstolos, conforme mencionada em Marcos 3:16-19, é a seguinte:

  1. Simão (Pedro)
  2. Tiago (filho de Zebedeu)
  3. João (irmão de Tiago, filho de Zebedeu)
  4. André
  5. Filipe
  6. Bartolomeu (também conhecido como Natanael)
  7. Mateus (também conhecido como Levi)
  8. Tomé (também conhecido como Dídimo)
  9. Tiago (filho de Alfeu)
  10. Tadeu (também conhecido como Judas, filho de Tiago)
  11. Simão (o Zelote)
  12. Judas Iscariotes

O que podemos aprender com os apóstolos?

Em primeiro lugar, os apóstolos eram homens comuns. Alguns eram comerciantes que viviam com o que podiam. Outros eram homens ricos com a melhor educação e recursos. Nenhum foi escolhido porque era mais digno do que outro. 

Embora todos concordassem em seguir Jesus, nenhum o fez sem primeiro ser escolhido por Jesus (Jo 15:16). Todos, exceto um, morreram como mártires. Portanto, embora possamos tender a reverenciar esses indivíduos, devemos lembrar que não precisamos de qualificações especiais para entregar nossas vidas a Cristo. 

Desde seus primeiros encontros com Jesus, passando por Seu ministério de pregação até Sua crucificação e ressurreição, os apóstolos experimentaram inúmeras emoções. Às vezes alguns estavam com medo, outras vezes duvidosos, outras vezes ciumentos ou orgulhosos. Mas eles foram fiéis após a ressurreição e a habitação do Espírito Santo no Pentecostes

Eles não mais questionariam a identidade ou autoridade de Jesus como o Filho de Deus. Eles foram encorajados por suas experiências com Ele e não permitiram que provações e sofrimento os impedissem de pregar o evangelho. Isso é o que Jesus quer para todos nós: uma fé que pode mover montanhas (Mateus 17:20) e uma confiança de que Ele está, agora, preparando um lar eterno para nós (João 14:2-3).

O Novo Testamento nos oferece inúmeras oportunidades de aprender sobre a vida cristã através dos escritos de alguns desses apóstolos (Mateus, João, Paulo, Pedro e Tiago). Temos acesso a todo momento à verdade do plano de Deus, graças àqueles que ouviram o chamado de Deus para narrar Sua história e suas próprias experiências.

Também podemos aprender que Deus trabalha em nossas vidas da mesma maneira que Ele fez nas deles: brilhando através de nossa fraqueza para exibir Seu incomparável poder e grandeza (2 Coríntios 12:9). 

Como os apóstolos, fomos escolhidos por Deus “antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante dele” (Efésios 1:4). No bom, no mau e no feio, Deus está sempre trabalhando para purificar um povo para Si mesmo, que compartilhará as boas novas de Seu amor e compaixão, assim como os apóstolos originais. 

Estamos todos em missão e os campos estão prontos para a colheita. E algum dia, como os apóstolos, estaremos em Sua presença visível para sempre, onde haverá plenitude de alegria.

A ousadia dos apóstolos

Greg Laurie captura o espírito da ousadia e obediência dos crentes aqui: 

“Em todos os lugares que os cristãos do primeiro século foram, eles foram ridicularizados, combatidos, perseguidos e agredidos fisicamente por suas crenças. Alguns foram até condenados à morte. No entanto, dentro de um período de cerca de 30 anos, este grupo original de 120 cristãos e seus convertidos veio a ser conhecido como aqueles que viraram seu mundo de cabeça para baixo (veja Atos 17:6).

O mundo deles não era muito diferente do mundo em que estamos vivendo agora. Na verdade, em alguns aspectos, poderia até ter sido pior. Eles viviam sob a jurisdição do ímpio Império Romano. A imoralidade era galopante. O estabelecimento religioso era corrupto. A idolatria, o espiritismo e a adoração de demônios eram praticados abertamente. Em seu tempo, eles não tinham as liberdades e liberdades que temos hoje em nossa nação.

Quando lemos o livro de Atos, esses cristãos parecem quase radicais com sua pregação destemida, sua oração expectante e sua disposição de obedecer. Mas eles não eram radicais. O que vemos no livro de Atos é normal, o cristianismo do Novo Testamento. É o padrão que Deus estabeleceu. Se achamos que é radical, isso só mostra que estamos vivendo uma versão diluída dela.

Não estou dizendo que um milagre deva acontecer todos os dias na vida do crente. Não estou dizendo que cada vez que sairmos pela porta, pregaremos o evangelho e milhares de pessoas serão salvas. Mas estou dizendo que, como cristãos hoje, devemos procurar viver no mesmo nível de compromisso que esses crentes do primeiro século viviam. Então, como você está vivendo? O que você está fazendo? Afinal, a igreja é composta de indivíduos como você e eu”.

Como foi o fim de cada apóstolo?

  1. O apóstolo Pedro, morreu crucificado no ano de 67 d.C, com a idade de 75 anos. A Tradição conta que ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de morrer como seu Mestre.
  2. O apóstolo Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi morto à espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 d.C. (At. 12.1-2).
  3. O Apóstolo João, o “amigo do peito” de Jesus, foi desterrado, pelo imperador Domiciano, para a Ilha de Patmos a fim de trabalhar nas minas. Morreu aos 100 anos de idade, sendo o único dos apóstolos que teve morte natural. Segundo a Tradição, ele foi lançado pelos inimigos num tacho de óleo fervendo, de onde saiu ileso, assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram ilesos do fogo.
  4. O apóstolo André, irmão de Pedro, foi crucificado na Ática, na Ásia Menor. Segundo a Tradição, até exalar o último suspiro, continuou evangelizando os seus algozes.
  5. O apóstolo Tiago, filho de Alfeu, foi apedrejado até morrer. Segundo a Tradição, havia sido antes lançado do pináculo do Templo, pelos seus algozes.
  6. O apóstolo Mateus, ex coledor de impostos, pregou por 15 anos na Palestina, indo depois para a Etiópia, onde foi morto à espada.
  7. O apóstolo Bartolomeu, conhecido por Natanael, pregou na Arábia, estendendo sua pregação até a índia. A Tradição afirma que ele foi esfolado vivo.
  8. O apóstolo Simão, o Zelote, morreu martirizado na Pérsia, por ordem do imperador Trajano.
  9. O apóstolo Filipe, morreu enforcado num pilar do templo, em Hierápolis, na Ásia Menor.
  10. O apóstolo Tomé, o duvidoso, que tinha dificuldade de crer, veio a ser um dos maiores propagadores do Cristianismo. Viajou muitíssimo, pregando a mensagem nas regiões de Partia, Média, Pérsia, chegando afinal á índia, onde morreu atravessado por uma lança enquanto orava, na cidade de Coromandel.
  11. O apóstolo Judas Tadeu, irmão de Tiago, morreu cravado de flechas.
  12. O apóstolo Matias, sucessor de Judas Iscariotes, foi primeiro apedrejado e depois decapitado.
  13. O apóstolo Paulo, o maior apóstolo gentílico do Cristianismo, foi decapitado em Roma por ordem de Nero.

Os três apóstolos mais citados na Bíblia

Curiosidade: Você sabia que “PEDRO, PAULO e JOÃO” são os três apóstolos que mais são citados na Bíblia? Veja bem:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp