Mateus 17:20 Significado da fé de uma semente de mostarda

Mateus 17:20 – ACF

“E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.”

Traduções Bíblicas de Mateus 17:20

NAA – Mateus 17:20

“Jesus respondeu: Por causa da pequenez da fé que vocês têm. Pois em verdade lhes digo que, se tiverem fé como um grão de mostarda, dirão a este monte: Mude-se daqui para lá, e ele se mudará. Nada lhes será impossível.”

NVI – Mateus 17:20

“Ele respondeu: Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: Vá daqui para lá, e ele irá. Nada lhes será impossível.”

NVT – Mateus 17:20

“Porque a sua fé é muito pequena, respondeu Jesus. Eu lhes digo a verdade: se tivessem fé, ainda que do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: Mova-se daqui para lá, e ele se moveria. Nada seria impossível para vocês.”

Mateus 17:20 no grego original:

Καὶ εἶπεν αὐτοῖς ὁ Ἰησοῦς διὰ τὴν ἀπιστίαν ὑμῶν· ἀμὴν γὰρ λέγω ὑμῖν, ἐὰν ἔχητε πίστιν ὡς κόκκον σινάπεως, ἐρεῖτε τῷ ὄρει τούτῳ· Μετάβηθι ἐντεῦθεν ἐκεῖ, καὶ μεταβήσεται· καὶ οὐδὲν ἀδυνατήσει ὑμῖν.

Transliteração:

Kai eipen autois ho Iēsous dia tēn apistian hymōn; amēn gar legō hymin, ean echete pistin hōs kokkon sinapeōs, ereite tō orei toutōi: Metabēthi enteuthen ekei, kai metabēsetai; kai ouden adynatēsei hymin.

Observações:

  • A palavra grega ἀπιστία (apistia) significa “incredulidade”.
  • A palavra grega κόκκον σινάπεως (kokkon sinapeōs) significa “grão de mostarda”.
  • A palavra grega μετάβηθι (metabēthi) significa “passa”.
  • A palavra grega ἀδυνατήσει (adynatēsei) significa “será impossível”.

Explicação de fé de uma semente de mostarda

Os discípulos receberam autoridade no passado com instruções para curar os enfermos e expulsar demônios. Quando confrontados com um menino severamente oprimido por um espírito imundo que o faria ter convulsões e o jogaria no fogo para ser queimado ou na água para ser afogada, os discípulos não conseguiram expulsá-lo. Jesus expressou exasperação com eles e expulsou o espírito (Mt 17:17-18).

Mais tarde, os discípulos perguntaram a Jesus por que não conseguiram expulsá-lo e ele fez a declaração em 17:20. 

A declaração é notável e acreditada pela fé. Também fornece esperança de que tudo é possível quando se está agindo na vontade de Deus, em nome de Jesus.

O tema da fé aparece com frequência nos Evangelhos e acompanha uma vida onde a crença que salva se vive através das obras que a demonstram. 

O estilo de vida do Reino e as obras do Reino parecem andar juntos e exigem uma crença que levaria a pessoa a agir e viver de uma maneira totalmente nova de paz, bondade e poder.

Comentando e explicando as partes chave de Mateus 17:20

#1 “Ele respondeu: Porque você tem tão pouca fé.”
Jesus está respondendo à pergunta deles sobre a razão pela qual eles não podiam comandar o demônio no menino. Às vezes, é a de quem está sendo libertado ou curado que é a barreira, como os da cidade natal de Jesus (Mc 6:5). Mas neste caso, foi a própria incapacidade dos discípulos de acreditar que foi o obstáculo à obra de Deus.

#2 “Em verdade vos digo”
Esta é uma frase usada por Jesus sempre que quis enfatizar um ponto importante.

#3 “se você tiver fé tão pequena quanto uma semente de mostarda”
fé genuína está presente ou não está. Se estiver presente, é suficiente para milagres.

#4 “você pode dizer a esta montanha: ‘Mova-se daqui para lá’, e ela se moverá.”
Isso é surpreendente e não deve ser tomado como mera hipérbole. Se ainda não conseguimos mover uma montanha com uma palavra, então ainda não temos o tipo de fé a que Jesus está se referindo. Em vez de tentar explicar essa declaração, busque seu Reino e ore com fé.

#5 “Nada será impossível para você.”
Isso é surpreendente. Não deve se pensar como um superpoder para usar para seus próprios prazeres, mas sim como confiança para uso no plano de Deus para salvar o mundo. Procure viver uma vida do Reino pela fé. Cultive a fé nas promessas de Jesus. Satanás trabalhou em sua mente por toda a sua vida para mantê-lo impotente e fraco. Comece a crer em Jesus e dê um passo de fé.

Comentários sobre o que Significa Mateus 17:20

comentários bíblicos

Comentário de Wiersbe (Contexto)

Um pai havia levado o filho endemoninhado aos nove discípulos, implorando que o curassem, mas eles não puderam. Os escribas viram o que aconteceu e estavam usando o insucesso dos discípulos para discutir com eles. Enquanto os escribas faziam acusações e os discípulos se defendiam, o demônio estava quase matando o menino indefeso.

Quando comparamos os relatos dos Evangelhos dessa cena dramática, descobrimos que esse filho único estava de fato em grande perigo. De acordo com Mateus, o menino enfermo era epilético e suicida, atirando-se repetidamente no fogo ou na água.

Marcos o descreve como um mudo, que caía no chão com frequência, espumando e rangendo os dentes, depois ficando com o corpo todo rígido. Lucas diz que o menino era filho único e que gritava ao entrar em convulsões.

Apesar de alguns desses sintomas poderem ter causas naturais, o menino estava à mercê de um demônio. Uma vez que os discípulos não conseguiram fazer coisa alguma, não é de se admirar que o pai tenha se ajoelhado aos pés de Jesus.

A primeira reação de Jesus foi uma tristeza profunda. Ao olhar para seus discípulos envergonhados, para os escribas argumentando e para o pai necessitado e seu filho, o Mestre gemeu em seu íntimo e disse: “Até quando estarei convosco e vos sofrerei?” (Lc 9:41).

O demônio tentou ainda uma “última cartada” (como disse Spurgeon) para que a multidão pensasse que o menino estava morto (Mc 9:26). Mas Jesus levantou o menino e o entregou a seu pai, enquanto a multidão, maravilhada, dava glórias a Deus (Lc 9:43).

Wiersbe explica Mateus 17:20

Os nove discípulos deveriam ter sido capazes de expulsar o demônio. Jesus lhes dera poder e autoridade (Mt 10:1, 8), mas, de alguma forma, haviam perdido esse poder! Quando perguntaram a Jesus qual havia sido a causa dessa derrota vergonhosa, ele respondeu: falta de fé (Mateus 17:20), falta de oração (Mc 9:29) e falta de disciplina (Mt 17:21)

Talvez os nove discípulos estivessem com ciúme por não terem sido chamados para subir ao monte com Jesus. É possível que, durante a ausência de Jesus, tenham se acomodado e deixado de orar, enfraquecendo, desse modo, sua fé, ficando despreparados para a crise que surgiu. Como Sansão, saíram para a batalha sem perceber que não tinham forças (Jz 16:20). Seu exemplo mostra como precisamos estar sempre espiritualmente saudáveis.

A expresse “fé com o um grão de mostarda” sugere não apenas o tamanho (Deus honrará até mesmo uma pequena fé), mas também vida e crescimento. Ter fé como uma semente de mostarda é ter uma fé viva alimentada para crescer. A fé deve ser cultivadas a fim de que cresça e realize feitos ainda mais poderosos para Deus.

Se os nove tivessem se mantido firmes na oração, na disciplina pessoal e na meditação na Palavra, teriam sido capazes de expulsar o demônio e de salvar o menino.

Comentário de Clarke

Versículo Mateus 17:20. Por causa de sua incredulidade Somos pregadores do Evangelho? As coisas de Deus repousam em nossa mente com uma convicção profunda e firme? Podemos esperar que uma doutrina que, por convicção, não creditamos a nós mesmos, possa ser instrumental em nossas mãos para gerar fé nos outros? Assim nós pregamos, e assim crestes. A palavra pregada geralmente gera nas pessoas o mesmo espírito que o pregador possui. Os discípulos tinham alguma fé, mas não o suficiente – eles creram, mas não totalmente.

Como um grão de mostarda Alguns críticos eminentes pensam que isso é uma expressão proverbial, insinuando um GRANDE GRAU de fé, porque remover montanhas, que Paulo, 1 Coríntios 13: 2, atribui a TODA FÉ; isto é, o maior grau possível de fé, é atribuído aqui, por nosso Senhor, àquela fé que é como um grão de mostarda. Seja como for, não pode haver dúvida de que nosso Senhor quer dizer, como bem observa o BISPO PEARCE, uma fé próspera e crescente; que, como o grão de mostarda, de ser a menor das sementes, torna-se a maior de todas as ervas; até uma árvore em cujos galhos se abrigam as aves do céu. 

Notas de Barnes sobre a Bíblia inteira

Como um grão de mostarda A semente de mostarda era a menor de todas as sementes. Alguns supõem, portanto, que ele quis dizer: Se você tem a menor ou mais fraca fé genuína, pode fazer todas as coisas. A semente de mostarda produziu a maior de todas as ervas. Foi suposto por outros, portanto, significar: Se você tem uma fé crescente, expandida, ampliada, crescendo e se fortalecendo desde pequenos começos, você pode realizar o empreendimento mais difícil. Há um princípio de vitalidade no grão de semente que avança para grandes resultados, que ilustra a natureza da fé. Sua fé deve ser assim. Este é provavelmente o verdadeiro significado.

Direis a esta montanha – Provavelmente ele apontou para uma montanha próxima, para assegurar-lhes que, se tivessem tanta fé, poderiam realizar os empreendimentos mais difíceis, coisas que a princípio pareceriam impossíveis.

Comentário de Ellicott (Estudo Mateus 17:20)

Por causa de sua incredulidade. As várias leituras, “Por causa de sua pouca fé”, encontrada em muitos, mas não nos MSS mais autorizados, é interessante como um exemplo de uma tendência a atenuar a aparente severidade das palavras de nosso Senhor. Eles mostram conclusivamente que os próprios discípulos ficaram sob o alcance de Sua repreensão à “geração infiel e perversa”.

Se você tiver fé como um grão de mostarda. A forma hiperbólica das palavras de nosso Senhor, repetida depois em Mateus 21:21, excluiu do pensamento dos discípulos, como do nosso, a possibilidade de uma interpretação literal. O “grão de semente de mostarda” era, como em Mateus 13:31, o tipo proverbial do infinitamente pequeno. “Remover montanhas” era, como vemos em 1 Coríntios 13:2 (isso pode, no entanto, ter sido um eco do ensinamento de nosso Senhor), o tipo proverbial de superar dificuldades que pareciam intransponíveis. As palavras foram, podemos crer, dramatizadas por um gesto apontando para a montanha de onde nosso Senhor e os três discípulos haviam descido, como depois por um ato semelhante em referência ao Monte das Oliveiras (Mateus 21:21).

Nada será impossível para você. As palavras, por mais absolutas que pareçam, são ainda, ipso facto, condicionais. Nada que esteja dentro do alcance da fé na sabedoria e amor de Deus e, portanto, da submissão à Sua vontade, está além do alcance da oração.

Cambridge Bible para Escolas e Faculdades

Direis a esta montanha: Retira-te daqui – Tais expressões são características das imagens vívidas da fala oriental em geral. “Remover montanhas” é fazer com que as dificuldades desapareçam. Os judeus costumavam dizer de um mestre eminente, ele é “um arrancador de montanhas”. 

Visão geral de especialistas de Mateus cap. 14-28

Leitura adicional:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo