Quem foi o pai de Noé na Bíblia?

Se te fizessem esta pergunta “quem foi o pai de Noé na Bíblia?”, você saberia responder de imediato?

Noé foi importante na Bíblia e na relação de Deus com Seu povo. Ao construir a arca, sua esposa, três filhos e três noras embarcaram nela. Mas, e quanto à linhagem de Noé mencionada em Gênesis 5? Além do filho usado por Deus de maneira especial, o que mais precisamos saber sobre o pai de Noé?

A Bíblia nos diz quem foi o pai de Noé?

Sim, a Bíblia nos conta sobre o pai de Noé em Gênesis 5. Começa com Adão, mesmo depois de serem expulsos do Jardim do Éden, Deus continuou Seu plano para a humanidade. Gerações se seguiram, mostrando a vontade de Deus até Jesus e além. Aqui está o texto bíblico:

“28 E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, 29 A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou. 30 E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas.”

Gênesis 5:28-30

Entre Adão e Noé, há 10 gerações. O avô de Noé era Matusalém. Matusalém teve um filho, Lameque, que, aos 182 anos, tornou-se pai de Noé. Lameque profetizou que Noé traria consolo para o trabalho árduo causado pela maldição da terra pelo Senhor.

Além de Noé, Lameque teve outros filhos e viveu 777 anos. Deus cumpre Suas palavras, e essa genealogia destaca a importância da profecia de Lameque.

Temos outro “Lameque” na Bíblia?

Antes de Noé, seis gerações após Adão, surgiu um homem chamado Lameque na família de Caim. Ele casou com duas mulheres e teve três filhos:

  • Jabal (pai dos que vivem em tendas e cuidam de gado)
  • Jubal (pai dos que tocam harpa e flauta)
  • Tubal-Caim (que criou diversas ferramentas de bronze e ferro)

Lameque se destacou por sua violência e desejo de vingança. Em Gênesis 4:23-24, ele conta às suas esposas que matou um jovem que o feriu. Além disso, afirma que se “Caim é vingado sete vezes, então Lameque 77 vezes”. Ele não apenas matou o jovem, mas também acreditava ter o direito de ser vingado dez vezes mais do que Caim, mesmo sabendo que Caim não tinha esse direito.

De que família veio o pai de Noé?

Felizmente, o pai de Noé, Lameque, pertencia à linhagem de Sete, diferente da linhagem de Caim. Sete foi o filho que Deus deu a Adão e Eva após a tragédia envolvendo Caim e Abel.

O avô de Lameque era Enoque, conhecido por “andar com Deus” e ser levado por Ele (Gênesis 5:24). O pai de Lameque era Matusalém, o homem mais longevo registrado na Bíblia, vivendo 969 anos.

Sabemos se o pai de Noé estava vivo durante o Dilúvio?

Lameque, pai de Noé, morreu aos 777 anos, cinco anos antes do Dilúvio (Gênesis 5:28-30). Isso significa que ele não estava vivo quando Deus enviou Noé e sua família para dentro da arca. Lameque viveu até os 777 anos, falecendo antes do cumprimento da missão de Noé.

Lameque tinha 182 anos quando Noé nasceu e teria 782 anos quando Noé entrou na arca aos 600 anos. Embora tenha testemunhado o nascimento de Noé, não viveu para ver a realização da obra da arca. A Bíblia não especifica quanto tempo levou para construir a arca, mas acredita-se que tenha sido menos de 70 anos, possivelmente na faixa dos 40-50 anos, antes do Dilúvio acontecer.

O que aconteceu com Noé após a morte de seu pai?

O livro de Gênesis nos diz que a maldade do homem na terra era constante, mas não menciona se Lameque, membro da família de Noé, era justo. Lameque morreu antes da conclusão da arca, então sua posição moral não é clara.

A família de Noé teve oportunidades de se arrepender, mas optou por não entrar na arca. Talvez duvidassem dos milagres que Deus poderia realizar, como enviar chuva do céu e fazer água brotar da rocha.

Ao considerar as dificuldades enfrentadas por Noé e sua família fora da arca, podemos entender melhor o que aconteceu depois que a arca se estabilizou. Ao sair, Noé plantou uma vinha, ficou bêbado e nu em sua tenda, provocando risos de seus filhos.

A razão por trás desse comportamento é incerta. Noé, um homem da terra, provavelmente sabia como cultivar plantas e fazer vinho. Será que ele estava de luto por serem os únicos sobreviventes? Ou porque seus irmãos não se arrependeram? A Bíblia não fornece respostas claras.

Essa história complexa destaca a humanidade de Noé – um homem que agradou a Deus, mas cometeu erros. Sua linhagem familiar, muitas vezes esquecida, também desempenha um papel crucial. Conhecer seu pai, Lameque, e o que ele profetizou sobre Noé nos ajuda a entender a história completa.

Assim como cada pessoa mencionada na Bíblia contribui para a história de Deus, nós também fazemos parte do plano divino. Como crentes, podemos confiar que participamos do propósito de Deus até a volta de Jesus, quando Ele restaurará a perfeição na terra.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo