3 lições que aprendemos com a embriaguez de Noé

Noé se embriagou. “E bebeu do vinho e embebedou-se” – Gênesis 9:21. Embora, sua história não fica marcada por este incidente, realmente aconteceu e podemos extrair lições dela.

A maioria dos cristãos está bastante familiarizada com a história da arca de Noé. Como Deus enviou um grande dilúvio e destruiu toda a vida na terra, exceto aqueles abrigados dentro da arca com Noé e sua família.

Depois que eles sobrevivem ao dilúvio e encontram terra, Deus faz uma aliança com Noé e promete nunca mais inundar a terra inteira. Ele dá o arco-íris como sinal da aliança.

E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que faço entre mim e vós e todos os seres viventes convosco, uma aliança para todas as gerações vindouras: pus nas nuvens o meu arco-íris, e será o sinal da a aliança entre mim e a terra. Sempre que eu trouxer nuvens sobre a terra e o arco-íris aparecer nas nuvens, eu me lembrarei da minha aliança entre mim e você e todos os seres vivos de toda espécie. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda a vida. Sempre que o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todas as criaturas vivas de toda espécie na terra”. Então, Deus disse a Noé: “Este é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda a vida na terra”. Gênesis 9:12-17

Alguns podem não estar tão familiarizados com o que aconteceu a seguir. O incidente com a embriaguez de Noé e como isso afetou sua família. Uma maldição veio para Canaã depois da aliança.

O que a Bíblia nos diz sobre a embriaguez de Noé?

Noé plantou uma vinha e ficou bêbado depois de beber um pouco de vinho. Ele estava dentro de sua tenda, desmaiado e nu. Seu filho mais novo, Cam, o viu nu e contou a seus dois irmãos.

Noé, um homem da terra, passou a plantar uma vinha. Quando ele bebeu um pouco de seu vinho, ele ficou bêbado e ficou descoberto dentro de sua tenda. Cam, o pai de Canaã, viu seu pai nu e contou a seus dois irmãos do lado de fora. Mas Sem e Jafé pegaram uma roupa e a puseram sobre os ombros; então eles andaram de costas e cobriram o corpo nu do pai. Seus rostos estavam virados para o outro lado para que não vissem seu pai nu. Gênesis 9:20-23

Há um debate entre os estudiosos sobre o que aconteceu entre Cam e Noé. Alguns acreditam que algo sério pode ter acontecido e Cam pode ter violado seu pai de alguma forma. Mas isso é apenas especulação. 

Obviamente, Cam desonrou seu pai ao vê-lo nu e contando a seus irmãos. Alguns acreditam que ele pode ter zombado de Noé.

Vemos Sem e Jafé mostrando respeito a Noé cobrindo sua nudez e andando para trás para evitar vê-lo em um estado tão vulnerável.

Curiosamente, sentir vergonha por causa da nudez no Jardim do Éden foi uma consequência do pecado original da humanidade. Depois, há o primeiro sacrifício de animais, pois Deus fez roupas para eles e os cobriu.

O Senhor Deus fez vestes de pele para Adão e sua esposa e os cobriu. Gênesis 3:21

Da mesma forma, vemos os dois filhos de Noé cobrindo a nudez do pai.

Lições sobre quando Noé ficou embriagado

Lições que podemos aprender com a embriaguez de Noé

1. Em que ponto beber álcool se torna pecado?

A palavra vinho aparece na Bíblia mais de 200 vezes de maneiras boas e ruins. O vinho se usava nas ofertas de bebida no Templo. É mencionado sendo usado em momentos de celebração. Jesus transformou água em vinho (vinho realmente bom) em uma festa de casamento.

Paulo aconselha Timóteo a beber um pouco de vinho para sua saúde.

Pare de beber apenas água e use um pouco de vinho por causa de seu estômago e suas doenças frequentes. 1 Timóteo 5:23

Seu uso excessivo é o problema porque causa embriaguez e vício. Beber álcool até a embriaguez é quando se torna um pecado.

Ouça, meu filho, e seja sábio, e ponha seu coração no caminho certo: não se junte aos que bebem muito vinho ou se empanturram de carne, pois os bêbados e os glutões empobrecem e a sonolência os veste em trapos. Provérbios 23:19-21

2. O que torna a embriaguez um pecado?

A palavra bêbado aparece nas Escrituras mais de 60 vezes. A maioria relaciona-se com a embriaguez e mostra-a como algo a evitar.

O domínio próprio é um dos frutos do Espírito evidentes nos crentes. A perda do autocontrole é o que torna a embriaguez um pecado.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra tais coisas não há lei. Gálatas 5:22-23

Quando nossa guarda está baixa por causa do consumo de álcool, podemos tomar más decisões. Podemos nos encontrar em situações ruins nas quais nunca nos colocaríamos se estivéssemos sóbrios.

Não se embriague com vinho, que leva à devassidão. Em vez disso, seja cheio do Espírito. Efésios 5:18

Para aqueles que podem não conhecer a definição de devassidão, ela é definida como indulgência excessiva em prazeres sensuais. Este versículo por si só em Efésios é suficiente para alertar sobre o que pode acontecer quando bebemos muito álcool.

3. Quais são as consequências da embriaguez de Noé?

Houve consequências geracionais para o incidente com a embriaguez de Noé.

Embora Cam tenha pecado, foi seu filho, Canaã, que foi amaldiçoado.

Quando Noé acordou de seu vinho e descobriu o que seu filho mais novo havia feito com ele, ele disse: “Maldito seja Canaã! O menor dos escravos será para seus irmãos.” Ele também disse: “Louvado seja o Senhor, o Deus de Sem! Que Canaã seja escravo de Sem. Que Deus estenda o território de Jafé; que Jafé viva nas tendas de Sem e que Canaã  seja escravo de Jafé”. Gênesis 9:24-27

Uma consequência interessante é que os cananeus foram expulsos da terra prometida quando os israelitas tomaram posse dela depois de vagar no deserto por quarenta anos.

Conclusão

Nos dias de hoje, há consequências para quem se encontra em estado de embriaguez. Sem autocontrole, podemos nos perder ao volante de um carro ao dirigir, o que pode levar à nossa própria morte ou à morte de uma pessoa inocente. Esta seria uma consequência terrível, para toda a vida. Alguns se tornarão viciados com apenas um gole, e isso pode causar vários problemas na vida.

O vinho é um escarnecedor e a cerveja um brigão; quem é desviado por eles não é sábio. Provérbios 20:1

Embora sejamos todos pecadores, pelo poder do Espírito Santo, Deus está nos tornando mais semelhantes a Jesus. Ele traz à nossa atenção o pecado que precisa de arrependimento. 

Quando estamos convencidos de um pecado em particular, devemos nos afastar dele e fazer o nosso melhor para não ceder à tentação de pecar dessa maneira novamente. Então Deus passará para o nosso próximo problema de pecado, seja ele conhecido por nós ou não. Ele pode precisar nos conscientizar, para que possamos nos afastar disso trazendo-Lhe a glória.

Como cristãos, devemos nos esforçar para trazer glória a Deus em todos os lugares de nossas vidas.

Portanto, quer você coma ou beba ou faça qualquer outra coisa, faça tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo