Quem foi o sacerdote Abiatar na Bíblia?
Conhecer e entender quem foi o sacerdote Abiatar na bíblia, pode nos ajudar a ser vigilantes ao fazer nossas escolhas.
A história desse sacerdote pode nos mostrar como as nossas decisões podem definir o nosso destino para o bem ou para o mal.
Quem foi o sacerdote Abiatar na bíblia?
Ele era filho do sacerdote Aimeleque, e pertencia à linhagem sacerdotal de Eli, era da tribo de Levi.
Abiatar nasceu em Nobe, cidade dos sacerdotes, e sobreviveu porque fugiu quando Doegue, o edomita, matou seu pai e mais 85 sacerdotes. (I Sm. 22: 18-23)
Na sua fuga, ele levou consigo o Éfode que continha o Urim e o Tumim, esses instrumentos, provavelmente, faziam parte da vestimenta sacerdotal de seu pai.
Além disso, ele era pai de dois filhos, Jonatã e Aimeleque (II Sm. 15:27-36; 8:17) e durante quarenta anos foi sacerdote fiel do rei Davi.
Mas depois de tanto tempo de dedicação ao rei e ao ministério sacerdotal, talvez, por questões de tradição, ele cometeu um erro e foi destituído do seu sacerdócio.
Por fim, Salomão, filho de Davi, poupou sua vida, mas o baniu para Anatote, onde viveu até a morte. (I Rs. 2: 26,27)
Resumidamente, Abiatar foi um homem que começou bem, mas por uma decisão inconsequente, abriu caminho para que a promessa de exterminar o sacerdócio da família de Eli, se cumprisse. (1Sm 2: 30-33)
Qual foi o erro do sacerdote Abiatar?
Esse Sumo Sacerdote de Israel, começou a servir a Davi quando este fugia de Saul e devido à chacina que matou os sacerdotes, ele buscou refugio com Davi. (ISm 22: 20-23)
E por causa dessa proximidade, com o tempo ele se tornou seu conselheiro espiritual. Depois que Davi se tornou rei, ele foi nomeado sumo sacerdote.
No entanto, a sua condição mudou durante o reinado de Salomão, pois ele se envolveu em uma conspiração contra o rei, apoiando Adonias, filho de Davi, na tentativa de tomar o trono.
E esse erro que lhe custou seu cargo e sua posição na corte do rei. Para entender melhor quem foi o sacerdote Abiatar, precisamos conhecer sua importância e como ele atuava no seu papel sacerdotal.
Confira pontos importantes sobre a vida desse sacerdote
Devemos lembrar que ao fugir do massacre de Saul, mesmo diante do medo e da dor do luto, pois perdeu o seu pai, ele salvou o Éfode sagrado.
Em 2Sm 6:12; 1 Cr 15:11,12, está escrito que ele teve o privilégio de levar a arca de Deus para Jerusalém. Aliás, fato que lhe salvou a vida posteriormente, quando ele conspirou contra o rei Salomão.
Além de participar no grupo de conselheiros do Rei, I Cr 27: 33,34, ele ajudou a reorganizar as festas anuais de Israel. Não só isso, ele ajudou a organizar as festas anuais em Israel, entre outras atividades políticas e sacerdotais.
Por que Abiatar cometeu esse erro?
Apesar de sua integridade ao sacerdócio e ao rei, ele cometeu um erro muito comum ao homem que deixa de depender de Deus. Quer dizer, ele passou tomar decisões segundo seu próprio entendimento, ou seja, desconsiderou os planos do Criador.
No caso desse sacerdote, ele não aceitou a determinação de Deus para o trono de Israel, pois por tradição, Adonias é quem deveria ser coroado rei. (I Rs 1:9,10)
Na verdade, ele foi teimoso, por desejar que a escolha fosse do seu jeito, talvez por interesse político. Não se sabe ao certo.
Além disso, ele cometeu dois pecados que muitas vezes toma conta de nossos corações, a saber, o desrespeito e a autossuficiência.
Como Davi já estava velho, por motivos próprios, ele decidiu que não o respeitaria mais. Daí, o interesse em escolher o rei mais conveniente.
Quanto ao outro pecado, está claro que como sacerdote, ele não estava mais dependendo de Deus para a suas decisões.
Infelizmente, devido ao seu descuido, a palavra de maldição se cumpriu em sua vida. Quem sabe, se continuasse em sua fidelidade, teríamos outra história.
Portanto, ao entendermos quem foi o sacerdote Abiatar, podemos aprender que devemos ser fiéis até o fim para que ninguém tome a nossa coroa. (Ap 3:11-13)
Afinal, precisamos depender da misericórdia de Deus para obter socorro na hora das tentações e de fazer as nossas escolhas.
Gostou de conhecer essa história, então leia como obedecer à voz de Deus.