Reflexão sobre o Questionamento de Habacuque “Por que”

O livro do profeta Habacuque inicia com ele fazendo um questionamento a Deus: “Até quando, SENHOR” e “Por que razão”. Mas, por que Habacuque questionava? Que lições aprendemos de seu questionamento na Bíblia?

Reflexão sobre o Questionamento de Habacuque “Por que”

TEXTO BÍBLICO: Habacuque 1:2-3

Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.

Minha mãe costumava dizer que, quando eu era criança, quase a deixava louca, perguntando: “Por que?” Nem bem acabava ela de responder, e vinha eu de novo: “Mas por que?”

As crianças não são as únicas que ficam perguntando Por que? Os adultos também perguntam.

O profeta Habacuque, autor de nosso verso, foi um deles.

O contexto do questionamento de Habacuque

Muitas pessoas leem seu pequeno livro e deixam de entender-lhe a grande mensagem.

Seu tema central é o questionamento de Habacuque, a pergunta: Por que?

Habacuque viveu num tempo de apostasia. Ao investigar a condição espiritual de seu povo, ficou perplexo e quis saber por que Deus havia permitido que permanecessem impunes.

Não demorou muito para que obtivesse a resposta.

O Senhor respondeu: Prestem atenção e ficarão de boca aberta! Vocês ficarão espantados com o que Eu vou fazer muito em breve! Ainda enquanto estiverem vivos, Eu farei uma coisa que vocês terão de ver para crer. (Habacuque 1:5 – A Bíblia Viva).

Imagino que Habacuque se sentiu bastante aliviado ao saber que, por fim, Deus iria fazer algo em relação com a impiedade de Judá!

Quando o Senhor revelou o que tinha em mente, entretanto, Habacuque ficou mais perplexo ainda. Deus disse:

Eu estou preparando uma nova potência mundial, os caldeus, uma nação cruel e violenta que marchará pelo mundo e o conquistará. (Habacuque 1:6 – A Bíblia Viva).

Deus iria usar uma nação ainda mais ímpia que Judá para castigar Seu povo! Por quê?

Não é de admirar que Habacuque tenha ficado mais desconcertado ainda.

O que Habacuque aprendeu de seu questionamento?

Deus nunca respondeu a todas as perguntas de Habacuque, mas o profeta finalmente entendeu que “O Senhor está em Seu santo templo”.

Deus estava no trono! Ele estava no controle da situação e, sendo que Ele estava controlando as coisas, Habacuque pôde dizer:

“Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” (Habacuque 2:20).

Saber que o Deus de infinito poder e sabedoria estava controlando todas as coisas era resposta suficiente.

O que aprendemos com Habacuque

Você alguma vez já perguntou “Por Quê?” sem obter uma resposta satisfatória? Lembre-se: “O Senhor está em Seu santo templo.”

Mesmo que as aparências digam o contrário, Deus está controlando tudo, e para você e para mim isso é resposta suficiente, por enquanto.

As respostas completas e definitivas virão quando estivermos no Céu.

Botão Voltar ao topo