Quando o tempo de Deus não é o nosso?

“O tempo de Deus não é o nosso”, embora esta frase não esteja escrita desta forma na Bíblia, o conceito é bíblico.

O Deus do Tempo Improvável

Muitas vezes a nossa agenda com a de Deus parecem fora de sincronia. Ele age mais cedo do que esperávamos, ou mais tarde do que esperávamos, ou quando parece mais estranho e inconveniente. O resultado é que às vezes somos impacientes com Deus ou optamos por agir impetuosamente, enquanto em outras ocasiões somos preguiçosos e inativos.

Suspeito que é assim que os israelitas devem ter se sentido nas margens do rio Jordão, preparados para entrar na Terra Prometida de Canaã. Eles aprenderam uma lição que todos nós devemos aprender mais cedo ou mais tarde. A lição é simplesmente que o Deus que amamos e servimos é muitas vezes o Deus do tempo improvável.

Quando os dois espias voltaram de Jericó, Josué recebeu a notícia que estava esperando:

“E eles disseram a Josué: Verdadeiramente o Senhor entregou toda a terra em nossas mãos. E também todos os habitantes da terra se derreteram, porque de nós” (Josué 2:24). 

Mas Deus então os forçou a ficar de pé e observar as águas furiosas do rio Jordão por três dias! A torrente foi inabalável. Eles só podiam olhar através das águas subindo para Canaã, do outro lado. 

O rio parecia totalmente intransitável. Sua longa jornada para a Terra Prometida parecia ter terminado pouco antes de seu objetivo. 

Por que Deus os trouxe à beira do rio e os compeliu a olhar com saudade e frustração para a terra que ele havia prometido a seus antepassados? Sua razão parece clara: levar aos seus corações a aparente impossibilidade do amanhã!

Deus os obrigou a esperar três dias para permitir que seus sentimentos de desamparo, desesperança e inadequação atingissem o nível mais alto possível. Ele os obrigou a esperar até que as águas daquele rio tivessem subido a tal altura que praticamente toda a esperança se esvai.

Uma lição de fidelidade

Muitas vezes nos perguntamos: O que Deus espera de mim? O que ele quer? A resposta é que ele quer um povo que responda fielmente ao seu chamado para agir na busca de suas promessas, mesmo no momento mais improvável.

Talvez você esteja a apenas alguns momentos de ver a realização de um sonho que nutriu por anos. Talvez haja algum problema enorme que está prestes a ser resolvido, ou um relacionamento fraturado que está perto de ser curado, ou uma oração ao longo da vida que pode finalmente ser respondida. 

Deus pode estar falando com você da mesma maneira que ele estava falando com os israelitas, dizendo:

“Levante-se! Seja firme em sua fé! O dia da herança está aqui. O momento da realização chegou. Por mais difícil que seja para você entender, eu realmente escolhi este momento desafiador e exigente precisamente porque oferece a maior oportunidade para que meu poder e amor sejam vistos quando eu finalmente entrar na situação e fizer tudo acontecer!”

Versículos sobre o Tempo de Deus não ser o nosso Tempo

1. Salmos 90:4:

“Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.”

Este versículo destaca a diferença entre a perspectiva temporal humana e a divina. Para Deus, mil anos são como um dia, enquanto para nós, cada segundo é precioso. Essa diferença nos ensina a ter paciência e a confiar em Deus, pois seus planos se cumprem no tempo oportuno.

2. 2 Pedro 3:8:

“Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”

Aqui reforça a ideia de que o tempo de Deus é diferente do nosso. Deus não está sujeito às mesmas limitações temporais que nós e que seus planos se cumprem em seu próprio ritmo.

3. Isaías 55:8-9:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Deus tem uma perspectiva muito mais ampla do que a nossa. Ele vê o quadro geral e sabe o que é melhor para nós, mesmo que não entendamos no momento.

4. Habacuque 2:3:

“Porque a visão ainda está para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não falhará; ainda que se demore, espera-o, porque certamente virá, e não tardará.”

Este versículo nos ensina a ter fé e paciência, mesmo quando as coisas parecem estar demorando mais do que o esperado. Pois, Deus tem um tempo determinado para tudo, e seus planos se cumprirão no momento certo.

5. Eclesiastes 3:1:

“Para tudo há uma estação, e um tempo para cada propósito debaixo do céu.”

Deus tem um tempo para tudo. Há tempo para plantar e tempo para colher, tempo para chorar e tempo para rir. Então, devemos confiar em Deus e esperar pacientemente pelo tempo oportuno para cada coisa.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo