Samuel era levita ou efraimita? Ele era de qual tribo?

Samuel era levita ou efraimita, da tribo de Levi ou Efraim?

De acordo com o texto acima de 1 Samuel 1:1, Elcana, pai de Samuel, era efraimita. Logo, Samuel, por sua vez, pelo menos aparentemente, era um membro da tribo de Efraim. Veja:

“Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.” (1 Samuel 1:1).

Se isso é verdadeiro: Como o profeta Samuel poderia ser sacerdote uma vez que, um dos pré-requisitos para o ofício sacerdotal era pertencer à tribo de Levi? (Deuteronômio 10:8; 1 Crônicas 15:2).

Afinal Samuel era da tribo de levi ou de efraim?

Samuel era tanto levita quanto efraimita. Mas como alguém pode ser levita e efraimita ao mesmo tempo?

Há uma explicação para isso. As tribos de Israel formavam um total de 13 tribos. Em princípio eram apenas 12 (Gênesis 49:1-28).

  1. Rúben
  2. Simeão
  3. Levi
  4. Judá
  5. Zebulom
  6. Issacar
  7. Gade
  8. Aser
  9. Naftali
  10. José
  11. Benjamim

A origem da tribo de Efraim

Com a morte de José, seus dois filhos: Manassés e Efraim (Gn 41:51-52) ocuparam o seu lugar, formando duas tribos, a saber: Manassés e Efraim. Desse modo no lugar de 12, a Bíblia nos apresenta 13 tribos conforme podemos comprovar no livro de Números capítulo 1. Vejamos:

  1. Rúben (Nm 1:5-20)
  2. Simeão (Nm 1:6-22)
  3. Judá (Nm 1:7-26)
  4. Issacar (Nm 1:8-28)
  5. Zebulom (Nm 1:9-30)
  6. Efraim (Nm 1:10-32)
  7. Manassés (Nm 1:10-34)
  8. Benjamim (Nm 1:11-36)
  9. Dã (Nm 1:12-38)
  10. Aser (Nm 1:13-40)
  11. Gade (Nm 1:14-24)
  12. Naftali (Nm 1:15-42)
  13. Levi

De todas as tribos, porque apenas a de Levi não aparece?

Podemos encontrar a resposta em Números 1:47-49 que diz:

Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, Porquanto o SENHOR tinha falado a Moisés, dizendo: Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel;

O motivo de Deus ordenar que não se contasse a tribo de Levi era por que essa tribo seria separada para o serviço do tabernáculo. Os levitas não teriam terra como herança, pois Deus seria a sua própria herança. (Números 18:20-21).

Pelo fato de os levitas não terem terras como herança, Deus os espalhou entre as doze tribos (Números 35:1-8). E, portanto, coube a Elcana, da tribo de Levi, da família de coate, habitar na região montanhosa de Efraim. Por isso do nome efrateu ou efraimita, dependendo da tradução.

A nomenclatura Efraimita, de acordo com a Onomatologia, “Ciência dos nomes”, possui alguns significados:

  • Efraimita é um etinônimo, ou seja, nome usado para designar uma etnia, raça ou tribo;
  • Efraimita é um patronímico, isto é, nome ligado ao pai (filho de Efraim)
  • Efraimita é um adjetivo gentílico ou nome pátrio, ou seja, nome que designa o lugar onde o indivíduo nasceu ou habita.

No caso do profeta Samuel, ele se enquadra neste último. Ele era levita por ser descendente da tribo de Levi e Efraimita por habitar na região de Efraim.

Samuel era um levita, da tribo de Levi

Sim. que Samuel era da tribo de Levi não temos nenhuma dúvida. Pois assim se diz de Samuel:

33 Estes são, pois, os que ali estavam com seus filhos; dos filhos dos coatitas, Hemã, o cantor, filho de Joel, filho de Samuel,34 filho de Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliel, filho de Toá,35 filho de Zufe, filho de Elcana, filho de Maate, filho de Amasai,

Vejam que essa genealogia é semelhante a que é apresentada em 1 Samuel 1:1 demonstrando, de forma fundamentada, a verdade da nossa assertiva.

A declaração em 1 Samuel 1:1 simplesmente indica que Elcana viveu nas montanhas de Efraim. Todos os levitas foram designados para habitar em certas cidades espalhadas pelas tribos de Israel (Nm 35: 6).

É bastante provável que Ramataim Zofim, a cidade onde Elcana viveu, fosse uma dessas cidades designadas. Elcana era levita por descendência tribal e efraimita por localização geográfica.

Concluímos, portanto, que para a pergunta “Samuel era levita ou efraimita?” a resposta é: mesmo que sua seus pais habitavam em Efraim, Samuel era Levita e cumpriu todos os pré-requisitos para o seu sacerdócio.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!