Saul x Davi – O que é mais importante: Ter ou Ser?
Qual a diferença de Saul com Davi? A diferença estava no coração. Davi valorizou mais o SER do que o TER, enquanto que Saul deu mais valor no TER do que no SER.
Mas, qual é mais importante: Ter ou Ser? O que as diferenças de Saul e Davi nos ensina sobre um coração que agrada a Deus? Aqui está o que a Bíblia revela destes primeiros reis de Israel:
Saul tinha… mas não era…
1. Saul tinha estatura de guerreiro, mas não tinha um coração obediente
“…e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima.” (1 Samuel 10:23)
“Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.” (1 Samuel 13:13)
2. Saul tinha armadura de guerreiro, mas não tinha coragem para lutar
“E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.” (1 Samuel 17:38)
3. Saul tinha posição e nome aqui na terra, mas tinha sido rejeitado por Deus
“E todo o povo partiu para Gilgal, onde proclamaram a Saul por rei perante o SENHOR… e Saul se alegrou muito ali com todos os homens de Israel.” (1 Samuel 11:15)
“Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.” (1 Samuel 13:14)
4. Saul tinha o trono, mas não tinha o Espírito Santo
“ENTÃO disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.” (1 Samuel 15:1)
“E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul…” (1 Samuel 16:14)
Davi não tinha… mas era…
1. Davi não tinha estatura, mas era grande em humildade
“E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul.” (1 Samuel 17:14)
“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai…” (1 Samuel 17:34)
2. Davi não tinha armadura, mas era protegido pelo Senhor dos Exércitos
“…Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.” (1 Samuel 17:38-39)
“…porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” (1 Samuel 17:45)
3. Davi não tinha nome ainda na terra, mas já era amado no céu
“Vendo, porém, Saul, sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filho este moço, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei.” (1 Samuel 17:55)
“…já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração.” (1 Samuel 13:14)
4. Davi tinha o mais precioso (O Espírito Santo)
“…e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi.” (1 Samuel 16:13)
“Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” (Salmo 51:11)
Conclusão Saul x Davi
Saul tinha tudo para ser um dos maiores, quem sabe até o maior rei de Israel, mas infelizmente teve um fim triste tornando-se exemplo de fracasso. Por outro lado, Davi não possuía muitas qualidades externas, ou seja aparência de rei, no entanto, ele era “um segundo o coração de Deus”.
Com isso, concluímos que é melhor SER do que TER.