Sermão: Como Terminar Bem?

Introdução deste sermão em 2 Timóteo 4:7-8

“Como terminar bem?” é o título da minha mensagem creio que cabe, para começar, uma palavra sobre “Últimas Palavras”. 

As últimas palavras podem ser muito sentimentais.

“Finalmente vou ver Marilyn” foram as últimas palavras de Joe DiMaggio. Elas inspiram tristeza às vezes. 

“Oh Deus. O que aconteceu?” foram as últimas palavras da princesa Diana. 

As últimas palavras de Edward H. Rulloff, assassino em série condenado certamente infunde terror em nossos corações. Suas últimas palavras foram “Eu gostaria de estar no inferno a tempo do jantar”.

Neste sermão, vamos considerar as últimas palavras do apóstolo Paulo encontradas em 2 Timóteo, capítulo 4, versículos 7 e 8.

“Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não apenas a mim, mas também a todos os que anseiam pela sua vinda.”

Esta é uma das passagens mais conhecidas e citadas do apóstolo Paulo, mesmo entre os não frequentadores da igreja, devido à sua aparição no filme “O Livro de Eli” no ano de 2010. Agora, essas são palavras muito otimistas para um Preso condenado a morte. Ao contrário de Rulloff, porém, Paulo sabia o que estava dizendo. Ele estava insinuando que terminou bem e terminar bem é um tema importante na Bíblia. 

Se você não conhece o seu significado, ele decorre do entendimento de que a salvação não é uma corrida, mas uma maratona. Agora, este não é o primeiro sermão sobre terminar bem e também não é o último. 

Ainda assim, ao refletir sobre meu pai que entrou na glória eterna em 19 de setembro de 2020, fui inspirado pelo Espírito Santo para preparar uma mensagem baseada em sua vida. Daí a necessidade desta mensagem. Então, vamos ver como terminar bem.

1. Terminamos bem lutando o Bom Combate

O que Paulo quer dizer com ele combateu o bom combate? Ao contrário de agora, o boxe na Roma antiga era um esporte brutal para espectadores. Uma vez que você entrou no ringue, você não tinha permissão para sair dele, a menos que você lutasse até que seu oponente caísse morto. Você poderia ser derrubado, mas não nocauteado, porque ser nocauteado significava uma morte horrível nas mãos de seu oponente. Por que Paulo usou algo tão ímpio como uma metáfora para explicar uma verdade tão piedosa como esta?

Paulo quer que saibamos que entramos no ringue no momento em que viramos as costas para o diabo e entregamos nossas vidas a Cristo. Lutar até o diabo cair morto é a única maneira de sairmos vivos daquele ringue. Você pode ser derrubado, mas não pode ser derrotado. Como você sabe a diferença? Quando você está desanimado, você é derrubado (João 21:3). Quando você está vivendo em pecado, você é nocauteado (Lucas 22:3).

O que devemos fazer para que o diabo não nos nocauteie? No livro de 1 Coríntios capítulo 9, versículo 26, Paulo diz:

“Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.”

Paulo está enfatizando a importância do foco. Um boxeador não pode desviar os olhos de seu oponente se pretende permanecer de pé. No nosso caso, o diabo é nosso oponente, mas mantemos nossos olhos em Jesus, o autor de nossa fé (Hebreus 12:2) para não nos distrairmos. 

Quais são essas distrações? As áreas cinzentas em sua vida. Ocasionalmente cedendo à tentação de quebrar as regras.

2. Terminamos bem ao terminar a Corrida

O que Paulo quer dizer com ele terminou a corrida? Outro esporte popular na Roma antiga era a maratona. 

Embora a maratona não fosse sangrenta, também não era um esporte fácil. Ao contrário de agora, o maratonista nos tempos antigos teve que lidar com muitos obstáculos, como irregularidades geográficas, condições climáticas adversas, animais selvagens e até bandidos.

Paulo está comparando a vida cristã a esse tipo de Maratona. Não é uma maratona moderna. Segundo ele, existem apenas dois obstáculos com os quais devemos lidar para manter o rumo, mas esses são os grandes obstáculos. Na NLT, ele os chama de “todo peso que nos atrasa” e “o pecado que tão facilmente nos faz tropeçar” (Hebreus 12:1)

O que é cada peso que nos atrasa? Cargas que te pesam. Fardos como injustiça, falta de perdão, amargura, culpa, ansiedade, fracasso, frustrações e inveja. Você deve se livrar deles como um atleta se livrando de peso desnecessário. 

No mundo antigo, os atletas consideravam suas roupas um peso desnecessário que se despiam antes de participar dos eventos. Ainda hoje os atletas que participam de eventos esportivos optam por roupas muito leves.

Então, qual é cada pecado que tão facilmente nos engana? A palavra grega usada no lugar de “viagens fáceis” é “euperistaton” e pode se traduzir de quatro maneiras: “evitável facilmente”, “admirado”, “enganando” ou “perigoso”. 

Em outras palavras, alguns pecados podem ser facilmente evitados, mas não são. Alguns pecados são admirados, mas devem ser deixados de lado. Alguns pecados são enganosos e, portanto, especialmente prejudiciais. E alguns pecados são mais perigosos que outros. Devemos deixar tudo isso de lado se pretendemos terminar a corrida. O que acontece ao ceder a estes? A resposta está em Filipenses 3:13.

Você pode viver em pecado e ainda continuar correndo a corrida, mas seu passado o seguirá em seu presente e futuro. Você estará olhando por cima do ombro em vez de seguir em frente porque está vivendo uma vida dupla. Eventualmente, a culpa irá desacelerar e arrastá-lo para baixo (Mateus 27:5; João 12:6).

Lição e aplicação

Quando a distração falha, o diabo procura nos sobrecarregar. Quando jogamos fora o peso, ele tenta nos fazer tropeçar. Como você evita tropeçar? Mantendo os olhos no prêmio. Em outras palavras, a salvação de sua alma. 

Quais são os pesos em sua vida que o atrasam hoje e o pecado que o faz tropeçar?

3. Terminamos bem mantendo a Fé

Como Paulo manteve a fé? Em grego, a palavra “guardar” é traduzida como “tereo”. Significa “guardar guardando ou vigiar”. A palavra grega para fé é “pistis”, que é a convicção que ocorre ao ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). Paulo guardou sua confiança em Jesus, literalmente em meio a terríveis sofrimentos que testaram sua fé.

Além de seus sofrimentos resumidos em 2 Coríntios 11:24-33, sabemos que ele recebeu um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para esbofeteá-lo (2 Coríntios 12:7), abandonado por todos os seus amigos enquanto estava preso (2 Coríntios 12:7), desesperou-se até mesmo da vida (2 Coríntios 1:8). 

Em tudo isso, ele se manteve firme. Ele defendeu o Evangelho na presença dos dignitários Félix (Atos 22:10, 26), Festo (Atos 25:9) e Agripa (Atos 25:26). Em Gálatas 2:11-16, ele corajosamente confrontou Pedro quando aquele apóstolo mostrou sinais de comprometer os ensinamentos de Cristo.

Vamos considerar toda a expressão “Guardei a fé” para entender melhor as palavras de Paulo. A expressão tem dois significados possíveis. Primeiro, Paulo declarou o evangelho fielmente e guardou sua verdade, mantendo sua mensagem não diluída. Em 1 Timóteo 6:20 e 2 Timóteo 1:13, Paulo exortou seu jovem protegido, Timóteo, a fazer o mesmo.

O outro significado possível de “guardei a fé” é que Paulo cumpriu seu chamado divino para ser o mensageiro de Jesus aos gentios (At 9:15; 22:21). Quando Jesus comissionou Paulo em Atos 9:16, ele deixou claro que a nomeação significaria muito sofrimento. Ainda assim, Paulo aceitou de bom grado a convocação e nunca vacilou em seu compromisso, confiando que em breve experimentaria “uma glória eterna” (2 Coríntios 4:17).

Lição e aplicação

Meu pai não sofreu tanto quanto Paulo. No entanto, ele teve seu quinhão de sofrimentos. O diabo usou vários métodos e pessoas para desviá-lo. 

Seu pequeno círculo de amigos foi embora quando ele se tornou um cristão nascido de novo. Ele enfrentou o ridículo por levar Deus a sério. Seus irmãos o criticaram por abandonar os valores católicos. O perseguiram por pregar o Evangelho. Ainda assim, sua fé era tão sólida no dia de sua morte quanto no momento, ele acreditava pela primeira vez vinte e oito anos atrás. Era evidente pelo seu estilo de vida que ele seguiu em frente com os olhos fixos no prêmio. 

De que maneiras você sofre hoje enquanto avança para alcançar a meta que Cristo colocou diante de você e como isso está afetando sua raça?

Conclusão deste sermão em 2 Timóteo 4:7-8

Vamos revisitar as três coisas que você deve fazer para terminar bem. (1) Você continua lutando com seus olhos fixos no Senhor (2) você continua correndo com seus olhos fixos no prêmio (3) Você guarda a fé fielmente até que você deixe este mundo para sempre um dia. 

Como você sabe se terminará bem ou mal? Talvez não sabemos. Mas eu sei que meu Deus, o justo Juiz, irá recompensá-lo porque ele está muito mais interessado na atitude do seu coração do que no desempenho exterior. De que tipo de recompensa estou falando aqui? 

Na Roma antiga, os atletas vitoriosos eram coroados com uma coroa de flores (1 Coríntios 9:25). Elas eram feitas de louro e murchavam depois de um ou dois dias. Mesmo as medalhas de ouro, prata e bronze concedidas aos nossos atletas não são imperecíveis, embora durem mais do que uma coroa de flores. 

Jessie Owens uma vez disse: “Eu tinha quatro medalhas de ouro, mas você não pode comer quatro medalhas de ouro” enfatizando o estado inútil das medalhas que ele ganhou. Não é esse tipo de recompensa perecível que Deus tem para nós. Paulo chama isso de coroa da justiça. Se é uma coroa física ou não, não sabemos. No entanto, a Palavra de Deus delineou claramente os benefícios que herdaremos com ela.

(A) De acordo com 2 Timóteo 4:8, devemos despir nossas vestes de pecado e ser vestidos com vestes de justiça. 
(B) De acordo com 1 Coríntios 15:52, nossos corpos se tornarão imperecíveis porque a salvação não é apenas para a alma, mas também se aplica ao corpo e à mente. 

(C) De acordo com Apocalipse 21:4, Deus enxugará toda lágrima de nossos olhos quando nos reunirmos com nossos entes queridos que nos precederam. 

A Bíblia diz no Evangelho de Mateus capítulo 24 versículo 13 “Mas quem perseverar até o fim terá a vida”. Hoje, posso dormir bem sabendo que a alma do meu pai está em repouso. Ao concluir esta mensagem, é minha oração que o Espírito Santo nos ajude a perseverar até o fim e terminar bem para que tenhamos a vida eterna.

Se você gostou deste sermão, então veja aqui mais esboços de pregação.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo