O Verdadeiro Pão – Sermão em João 6:30-40

Esboço de Sermão em João 6:30-40 com o título O Verdadeiro Pão. Sermão Expositivo sobre Jesus o Pão da vida.

TÍTULO deste Sermão: O VERDADEIRO PÃO

TEXTO deste Sermão: João 6:30-40

30 Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. 32 Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. 33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Disseram-lhe, pois: SENHOR, dá-nos sempre desse pão. 35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. 36 Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. 37 – Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

INTRODUÇÃO deste Sermão

Apesar do milagre em Caná, os judeus ainda pediam um sinal a Jesus (João 6:30). Pois, não criam nele.

Como convencer alguém contra sua vontade?

Não reconheceram o verdadeiro pão do qual o maná foi um tipo (Êx 16:15).

I. A ORIGEM DESTE PÃO

A) Não era terrena (João 6:32)

Moisés não podia dar este pão aos israelitas no deserto.

O maná, apenas um tipo do verdadeiro Pão do céu, era perecível e tinha de ser colhido a cada dia (Êx 16:16-26).

O maná era perecível, mas o verdadeiro pão, Cristo é eterno (João 1:1).

B) Era celestial

A origem de Jesus, embora nascido em Belém de Judá e criado em Nazaré, onde vivia sua família, não era deste mundo, mas do céu (Jo 8:23).

Este mistério só pode ser aceito pela fé!

II. A FORMA DESTE PÃO ERA HUMANA

A) “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1:14)

Por um homem (Adão), o pecado entrou no mundo; por um homem (Jesus), o pecado teria de ser tirado do mundo (Rm 5:12).

Jesus veio revelar aos homens o amor e a glória do Pai (Jo 1:14).

III. A NATUREZA DESTE PÃO

A) Não é filosófica

A filosofia humana não satisfaz o espírito e a alma.

O conhecimento da verdade só pode vir por meio de Jesus (Jo 8:32). Cristo é a verdade!

B) Não é mundana

O mundo tem muitas atrações, mas sem Cristo não tem vida.

Jesus não veio condenar o mundo, mas trazer a vida eterna aos que nele crerem (Jo 3:16).

Ele é o pão da vida (João 6:35).

IV. COMO COMER DESTE PÃO?

A) Aceitando-o pela fé (Ef 2:8,9)

Duas palavras apenas dão ao faminto o direito de comer deste pão: “vem” e “crê” (João 6:35).

“Se não comerdes, não tereis vida” (João 6:53).

Assim como o pão material deve ser comido diariamente, devemos nos alimentar com o Pão da vida a cada dia.

CONCLUSÃO deste Sermão

Ninguém vive sem alimentar o corpo.

Do mesmo modo, ninguém pode ter vida eterna sem Cristo.

Queres comer deste Pão?

Jesus te convida, vem, crê e viverás!

Se você gostou deste sermão sobre João 6, então veja mais esboços de pregação aqui.