Sermão: Lições de Absalão e do Rei Davi
Texto: 2 Samuel 13:1-38; 18:1-33
Introdução do sermão sobre Absalão e o Rei Davi
Estou convencido de que as três maiores coisas para a cura de um relacionamento são o Amor, a Aceitação e o Perdão.
Esta história deve ser uma das mais tristes de todas as escrituras. Aqui estão um pai e um filho, ambos se amavam, mas morreram como inimigos. Não precisava ser assim. Há, sem dúvida, alguns relacionamentos danificados aqui hoje.
Podemos aprender algumas lições da história de Davi e Absalão?
1. A queixa de Absalão com seu Pai
A. Amnon era o filho mais velho de Davi. Absalão e sua irmã Tamar nasceram de uma mãe diferente de Amnon. Amnon, que ardia de desejo por sua meia-irmã Tamar, a enganou e a estuprou. Por causa de sua poderosa posição como herdeiro legal, nada foi feito sobre seu crime.
B. Absalão ferveu de raiva frustrada por dois anos pelo que Amnon fez a Tamar. Raiva por seu próprio fracasso em retaliar e raiva de seu pai por seu fracasso em vingar a desgraça de Tamar.
C. Embora Davi pudesse perdoar Amnom pelo que ele havia feito, ele falhou em comunicar isso a Absalão. Parece haver pouca comunicação na família do rei.
2. O curso de ação escolhido por Absalão
A. Importante lembrar que ele tinha uma escolha. Mas, o que ele deveria ter feito? Vá até o pai dele e discuta seus sentimentos íntimos!
B. Em vez disso, ele ferveu de raiva e amargura por dois anos, planejando vingança contra Amnon, finalmente matando-o. Honestamente, quantos de vocês aplaudiram em silêncio Absalão pelo que ele fez?
C. Parece que a justiça foi feita. “Há um caminho que parece certo para uma pessoa, mas o seu fim é o caminho que leva à morte.” Então ele foi para o exílio auto-imposto por três anos.
3. A tragédia do amor não dito
A. Davi amava Absalão (2 Samuel 13:39). Ele havia perdoado Absalão por matar seu meio-irmão. Mas por três anos ele não seguiu seu coração e foi para Absalão.
B. Somente depois que uma mulher sábia o enganou, ele mandou chamar seu filho Absalão. (O Sr. Macho não se dobraria!)
C. Observe também que Absalão também amava Davi, seu pai (2 Samuel 14:32).
4. O encontro triste e frio
R. Não deixe que a palavra “beijei” o engane; esta foi uma saudação formal e ritualística (2 Samuel 14:33).
B. A pista é o que não é dito; não há lágrimas de arrependimento, não há gritos de perdão, nem explicações, nem reencontros jubilosos. Apenas formalidade fria!
C. Mesmo depois de enviar Joabe atrás de Absalão, Davi e seu filho vivem dois anos na mesma cidade e nunca se veem! Eles se amavam, mas sua teimosia os mantinha separados !
5. O fim trágico
A. No versículo seguinte (2 Samuel 15:1) Absalão começa sua trama traiçoeira para tomar o trono de seu pai. Na batalha que se seguiu, seu cabelo fica preso em uma árvore.
B. Joabe o lança com três lanças e ele é morto pelos escudeiros de Joabe. A notícia é trazida a Davi da morte de seu filho
C. A cena termina com o rei Davi chorando: “Oh Absalão, meu filho, oh Absalão, meu filho”
Lição sobre Absalão e Davi
O que pode ter sido? Se ao menos o orgulho tolo não tivesse atrapalhado. “Tal pai tal filho”. Davi e Absalão cometeram o mesmo pecado, ambos não tiveram coragem de dizer “eu te amo!”
Se você pecou esse pecado, você vai confessá-lo hoje a Deus, e então se reconciliar com quem você precisa?
Se você gostou deste esboço, então acesse mais sermões prontos aqui.