Sermão no Salmo 91: As recompensas da salvação

Esboço de Sermão no Salmo 91 com o tema As recompensas da salvação. Pregação expositiva baseada no texto do Salmo 91.

Tema: As recompensas da salvação

Texto deste Sermão: Salmo 91:1-16

Introdução do Sermão

Pessoas perdidas se preocupam com o que terão que abrir mão para serem salvas. Elas não param para pensar em tudo o que esperam quando aceitam a Cristo como seu Salvador.

Como cristãos, sabemos que os benefícios da Salvação superam em muito o estilo de vida dos perdidos.

Esta passagem da Bíblia, o Salmo 91, nos mostra alguns desses benefícios.

I. Deus nos livrará duplamente (Salmo 91: 14-15)

A. Ele nos livrará em vida.

“E o SENHOR me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.” (2 Timóteo 4:18)

Das trevas para a luz.

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12)

“Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.” (1 João 2:8)

Como crentes, sabemos onde estivemos, qual é o nosso propósito na vida e onde vamos passar a eternidade.

Andar na luz é andar na confiança e segurança do Espírito Santo e da Palavra de Deus.

B. Ele nos livrará morrendo.

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)

Do Inferno.

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” (Apocalipse 20:6)

Os perdidos não têm essa garantia.

Na verdade, eles têm a certeza do inferno.

II. Deus estará conosco em apuros (Salmo 91: 15)

“DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmo 46:1)

A. Deus nem sempre quer mudar nossas circunstâncias.

Gostaríamos que nossas circunstâncias mudassem primeiro.

No entanto, Deus muitas vezes usa tempos difíceis para realizar Sua vontade.

Considere a situação de José.

B. Às vezes Deus quer moldar nosso caráter.

Ele nos molda e nos torna o que Ele quer que sejamos quando nos rendemos às Suas mãos habilidosas.

Ilustração do oleiro e do barro.

Ilustração do lavrador e da videira. (João 15:1-2)

C. O Salmo 23 é frequentemente usado para funerais, mas também é para nós, pessoas vivas.

Jó disse: “Ainda que ele me mate, eu confiarei nele”

Paulo aprendeu que tudo o que ele precisava era da graça de Deus. “Minha graça é suficiente…

Paulo disse: “Deus, eu poderia fazer mais sem esta enfermidade, mas eu me gloriarei alegremente nesta enfermidade se isso for necessário para estar perto de você.”

III. Deus responderá nossas orações (Salmo 91: 15)

A. Por promessa.

“Clama a mim, e eu te responderei, e te mostrarei coisas grandes e poderosas, que tu não sabes.”

Jeremias 33:3

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5)

B. Pela Providência (Porque Ele é Deus)

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13:5)

C. Pela Graça.

Ele responde nossa primeira oração pela graça.

Então Ele nos sustenta por Sua graça ao longo de nossas vidas para Ele.

JOÃO 1:16 diz:

“E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.”

IV. Deus nos exaltará ou nos elevará (Salmo 91:14)

Isaías 33:15-16 diz;

“O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal. Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.”

A. Alcance fora dos problemas.

(Provérbios 1:33) “Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.”

B. Em uma base segura. Salmos 40:1-3

Não menosprezar os perdidos, mas olhar até onde Deus nos trouxe desde a salvação.

Estar mais perto do Céu.

• Nossos lares, quando na ordem de Deus, devem ser um gostinho do Céu.
  • Devemos querer ir lá depois do trabalho/escola, não temer chegar lá.
  • Deus nos dará vida longa. vs 16
  • Quanto tempo é longo?

Tempo suficiente para fazer Sua obra.

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21)

Quem gostaria de viver mais do que isso?

Ficaremos satisfeitos com a vida.

C. Muitos estão vivendo e não encontram satisfação na vida que levam.

Isso porque a satisfação da vida não vem do reconhecimento, acumulação ou recreação.

A satisfação vem de Deus e somente de Deus.

Não há satisfação para quem não conhece a Deus.

VI. Deus nos dará a vida eterna em outro mundo (Salmo 91:16b)

A. Deus nos mostrará a salvação.

Nossa fé se tornará vista.

• Veremos Cristo.
  • Veremos o Céu.
  • Veremos claramente as coisas que vemos agora através de um vidro escuro.

B. Tudo isso e muito mais.

Conclusão desta pregação no Salmo 91

Estas são as recompensas da salvação baseado no Salmo 91.

Mas… e você conseguiu o que queria…? Ou então talvez um pouco decepcionado?

Nunca ficaremos desapontados com o que Deus tem reservado para nós.

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9)

Se você gostou deste esboço de pregação no Salmo 91, então veja mais esboços prontos de sermões.