A Glória de Deus na Consagração do Tabernáculo – Pregação em Êxodo 40

Se você está procurando um sermão poderoso e inspirador sobre a Glória de Deus na Consagração do Tabernáculo, não deixe de conferir este artigo. Baseado em Êxodo 40, este esboço de pregação expositiva vai te mostrar como Deus se manifestou na construção do Tabernáculo e como Ele deseja habitar em nossas vidas hoje. Prepare-se para ser edificado e motivado a buscar a presença do Senhor em tudo o que fazemos.

Tema: “A Glória de Deus na Consagração do Tabernáculo”

Texto base desta Pregação: Êxodo 40

Introdução:

Êxodo 40 é o capítulo final do livro de Êxodo e relata a conclusão da construção do tabernáculo, o lugar escolhido por Deus para “habitar” entre o seu povo.

Nesta passagem, podemos ver a glória de Deus se manifestando na consagração do tabernáculo e como essa experiência foi marcante para os israelitas.

Mas, além disso, podemos aprender lições valiosas sobre a santidade e a presença de Deus em nossas vidas.

I. O Preparo para a Consagração do Tabernáculo (Êxodo 40:1-15)

• A obediência aos mandamentos de Deus (v.1-2)
  • A organização dos objetos e mobília do tabernáculo (v.3-8)
  • A unção e a consagração dos sacerdotes (v.9-15)

II. A Manifestação da Glória de Deus no Tabernáculo (Êxodo 40:16-38)

• A nuvem da presença de Deus cobrindo o tabernáculo (v.34)
  • A glória de Deus enchendo o tabernáculo (v.35)
  • O povo prostrando-se diante da glória de Deus (v.35)

III. A Importância da Santidade na Presença de Deus (Êxodo 40:34-38)

• A santidade do tabernáculo como lugar escolhido por Deus para habitar (v.34-35)
  • A necessidade de santidade do povo para se aproximar da presença de Deus (v.36-38)

Conclusão desta Pregação em Êxodo 40:

A consagração do tabernáculo foi um momento marcante na história de Israel e demonstrou a manifestação da glória de Deus em meio ao seu povo.

Assim como no tabernáculo, Deus deseja “habitar” em nossas vidas e manifestar a sua glória. Para isso, é necessário que busquemos a santidade e obediência aos seus mandamentos.

Que possamos aprender com a experiência dos israelitas e buscar a presença de Deus em nossas vidas.

Dicas para pregar este sermão em Êxodo 40

1. Estude bem o contexto histórico e literário de Êxodo 40 para entender melhor os detalhes da construção do Tabernáculo e sua importância para o povo de Israel.

2. Destaque a presença de Deus no Tabernáculo e como Ele se manifestava para o povo por meio da Nuvem da Glória.

3. Enfatize a importância da obediência de Moisés e do povo em seguir as instruções de Deus para construir o Tabernáculo.

4. Explique como a construção do Tabernáculo preparou o caminho para a adoração a Deus, estabelecendo as bases para o culto e a vida espiritual do povo de Israel.

5. Faça uma aplicação prática do texto, enfatizando como o Tabernáculo pode ser visto como um símbolo do nosso relacionamento com Deus hoje, destacando a importância da adoração, da obediência e da presença de Deus em nossas vidas.

6. Lembre-se de que a mensagem principal deste texto é a presença de Deus e Sua vontade de estar entre Seu povo. Por isso, faça com que isso seja o foco principal da sua pregação.

Gostou deste esboço de pregação? Então veja mais temas: