Quando Saul perseguia Davi: Lições em 1 Samuel 23-24

Esboço de Sermão Rápido em 1 Samuel 23:14 – 24:22 com o Tema: As Mãos dos Justos. Esboço de Pregação Expositiva de quando Saul perseguia Davi.

Título deste Sermão de Quando Saul perseguia Davi: As Mãos dos Justos

Texto deste Sermão de Quando Saul perseguia Davi: 1 Samuel 23:16

Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi no bosque, e confortou a sua mão em Deus.

As Mãos dos Justos…

I. São fortalecidas e Deus (1 Samuel 23:14-29)

E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão. Vendo, pois, Davi, que Saul saíra à busca da sua vida, permaneceu no deserto de Zife, num bosque. Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi no bosque, e confortou a sua mão em Deus;

A. Contexto: Davi está fugindo de Saul e encontra refúgio em Ziclague.

B. Mesmo em meio às dificuldades e perseguições, Deus fortalece as mãos de Davi e seus seguidores.

C. Isso demonstra como Deus sustenta e capacita os justos, mesmo em tempos de adversidade.

II. Esperam na Justiça Divina (1 Samuel 24:1-15)

10 Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR (...) 15 O SENHOR, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão.

A. Davi tem a oportunidade de matar Saul, mas se recusa a fazê-lo, confiando na justiça de Deus.

B. Ele demonstra sua confiança em Deus para julgar e agir conforme Sua vontade, em vez de buscar vingança por suas próprias mãos.

C. Isso destaca a importância de confiar na justiça divina e agir com paciência e humildade, mesmo diante das injustiças e provações.

III. São Recompensadas por Deus (1 Samuel 24:16-22)

17 E disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal. 18 E tu mostraste hoje que procedeste bem para comigo, pois o SENHOR me tinha posto em tuas mãos, e tu não me mataste. 19 Porque, quem há que, encontrando o seu inimigo, o deixaria ir por bom caminho? O SENHOR, pois, te pague com bem, por isso que hoje me fizeste.

A. Saul reconhece a bondade e a retidão de Davi e declara sua confiança de que ele será rei.

B. Deus recompensa a fidelidade de Davi, protegendo-o da ameaça de Saul e abençoando-o abundantemente.

C. Deus honra os justos e os protege, garantindo que Sua vontade seja cumprida em suas vidas.

Conclusão Lições em 1 Samuel 23-24

Neste sermão, exploramos como as mãos dos justos são fortalecidas por Deus, como esperam na justiça divina e são recompensadas por Ele.

Podemos nos inspirar na vida de Davi e buscar viver de acordo com os princípios da justiça e da retidão, confiando sempre na providência e na fidelidade de Deus para conosco.

ESBOÇOS DE PREGAÇÃO RODAPÉ 1

Mais esboços de pregações impactantes.