Os números em Apocalipse e seus Significados

Veja os números mencionados no livro do Apocalipse e seus Significados mais atribuídos.

Certos números aparecem com tanta frequência que fica evidente a intenção de fazê-los falar uma linguagem própria, tendo sentido à parte do seu valor numérico.

O livro do Apocalipse é o auge e a glória máxima da Bíblia contada por meio de números. Enquanto a maioria das profecias apenas predizem o plano mestre de Deus, este livro completa o quadro ao delinear a cronologia de seu cumprimento. Os números dentro do livro revelam a incrível verdade de que Deus terminará a obra que Ele começou no Jardim do Éden.

Números mais comuns

Alguns dos números mais comuns registrados na tradução King James do livro de Apocalipse são 3, 4, 7, 10 e 12. Isso é digno de nota, pois os numerais 3, 7, 10 e 12 são espiritualmente perfeitos e significam integridade.

7 é de longe o numeral mais frequente neste profético livro bíblico. 4, o próximo mais comum, é aparece como um dígito 19 vezes. Seguido pelos números 3, 10 e 12, todos registrados 9 vezes.

Número 3 (três)

Três medidas de cevada serão vendidas por um “centavo”, o equivalente a um dia de salário, durante o período da Grande Tribulação. Este preço de fome é causado pelo terceiro dos quatro cavaleiros comissionados para trazer sofrimento e morte à terra (Apocalipse 6:6).

Três “ais” se permitem sobre a terra que acabarão por matar um terço da população mundial (Ap 8:13, 9:12, 14, 18). Três espíritos demoníacos terão permissão para reunir humanos para lutar com o poder da Besta contra o retorno de Jesus Cristo (Ap 16:12 – 14, 16).

A “grande cidade” da qual a Besta governa o mundo será dividida em três partes como parte da ira de Deus contra o pecado (Ap 16:1, 19).

Número 4 (quatro)

Quatro é um dos números frequentes inesperados em Apocalipse. Quatro bestas cheias de olhos desempenharão um papel ativo no louvor a Deus e na realização de Sua vontade (Ap 4:6). Quatro anjos (demoníacos), contidos no rio Eufrates, serão soltos para reunir um exército e causar tremendo sofrimento junto com a morte (Ap 9:14 – 19)

Quatro anjos estarão nos quatro cantos da terra segurando seus ventos para que aqueles que servem e obedecem a Deus possam ser identificados (Ap 7:1). Satanás, o diabo, após o reinado milenar de Jesus na terra, terá permissão para enganar a humanidade que vive nos quatro cantos da terra (Ap 20:7-9).

Número 7 (sete)

Sete é o mais usado dos números. Aparece em referência a igrejas e espíritos diante do trono de Deus (Ap 1:4), candelabros de ouro (1:12), estrelas (1:16), anjos às igrejas (1:20), Espíritos de Deus (3 :1), lâmpadas de fogo diante do trono de Deus (4:5), selos em um livro profético (5:1) e chifres e olhos no Cordeiro (5:6).

Sete também aparece em referência aos Espíritos de Deus enviados à terra (Ap 5:6), anjos que tocam sete trombetas (8:2), trovões que falam (10:3) e cabeças de um dragão usando sete coroas (12 :3).

Números 10 (dez) e 12 (doze)

A igreja em Esmirna recebe aviso de que sofrerá provações e problemas por “dez dias” para provar sua fé (Apocalipse 2:10). O último grande reino mundial na terra é simbolizado pelos 10 dedos do pé de Daniel 2 e os 10 chifres mencionados nos capítulos 12, 13 e 17.

A verdadeira igreja de Deus, simbolizada por uma mulher, é retratada com uma coroa de 12 estrelas (Ap 12:1). A Nova Jerusalém terá 12 portões de pérolas, com 12 anjos nos portões e os nomes das 12 tribos de Israel sobre os portões. A muralha da cidade gloriosa possuirá 12 fundamentos de pedras preciosas onde estarão os nomes dos 12 apóstolos (Ap 21).

Os números em Apocalipse e seus Significados

O número 3

Sinal numérico de Deus.

O número 4

Sinal numérico da natureza, criação.

O número 7

3 + 4=7 sinal de totalidade.

O número 12

3 x 4=12 sinal do povo de Deus, Israel e a Igreja.

O número 6

Faltando para 7, ou seja, não é totalidade: sinal de deficiência.

O número 10

Sinal de potência mundana, como nos 10 chifres.

O número 1.000

3° potência de 10: grandeza suprema.

O número 144

12 x 12=144 significando a intensificação de 12.

O número 144.000

12 x 12.000=144.000: a Igreja total.

Os significados dos números no Apocalipse podem variar ou coincidir, em diferentes passagens.

Conclusão

O significado por trás dos números do Apocalipse revela não apenas um Deus de planejamento e ordem, mas também aquele que nos ama o suficiente para fazer o que for preciso para que vivamos para sempre em harmonia e amor. Este era o seu plano desde o momento em que decidiu criar os humanos.

Veja mais sobre Escatologia e o Apocalipse.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!