25 versículos da Bíblia sobre adoração para se preparar antes do culto
O que vem à mente quando você pensa em adoração? Talvez sua mente evoque a imagem de uma banda de adoração contemporânea no palco, balançando na igreja com as mãos levantadas. Parece haver muita controvérsia em torno do tema de como deve ser a adoração na igreja.
Mas vamos lembrar que a adoração é muito mais do que superficial. A verdadeira adoração é mais profunda do que a aparência, e Deus nunca pretendeu que ela fosse confinada a um dia da semana.
De fato, como cristãos, cada respiração nossa pode ser feita de adoração ao nosso Pai Celestial. Então, como Deus vê a adoração?
Para responder a esta pergunta, vamos nos familiarizar com os versículos bíblicos sobre adoração. Dessa forma, podemos aprender a viver um estilo de vida de adoração.
Então, quando chegar a hora de nos reunirmos corporativamente, nossos corações estarão mais bem preparados para adorar como Ele pretendia.
Versículos da Bíblia sobre Adoração
Antes de mais nada, precisamos entender por que Deus criou o homem em primeiro lugar. Isaías 43:7 nos diz que “Eu os fiz para minha glória. Fui eu que os criei.”
Deus não precisava nos criar. Ele não precisa de nossa adoração. Afinal, o Criador é soberano e autossustentável. Mas Ele escolheu nos criar para Sua glória.
Se voltarmos ao Jardim do Éden, antes que o pecado criasse uma separação entre a humanidade e Deus, podemos ver que Adão e Eva andaram em profunda amizade com seu Criador.
Deus gosta de nossa comunhão. Toda a criação foi criada para dar glória a Ele, e cada palavra e ação nossa pode ser um reflexo dessa adoração ao nosso Pai Celestial. A verdadeira adoração é simplesmente uma expressão externa desse amor que temos por Ele, um meio pelo qual o glorificamos.
Deus valoriza tanto nossa intimidade com Ele que enviou Seu Filho para morrer em nosso favor. Por quê? Porque esta era a única maneira pela qual a humanidade poderia ser restaurada de volta ao Pai.
Foi o grande amor de Deus por nós que o compeliu a nos criar, e foi Seu grande amor por nós que o compeliu a enviar Seu Filho (ver João 3:16).
Qual deve ser a nossa resposta em troca?
Nada menos que exaltação. Nunca seremos capazes de compreender esse sacrifício, esse amor que Deus tem por nós, muito menos dar a Ele o que Ele merece, mas podemos pelo menos tentar. Podemos pelo menos derramar cada respiração, todo o nosso ser, como uma oferta de adoração.
Olhando para o nascimento de Cristo, vemos que esta foi a resposta natural que os magos tiveram ao ver o menino Jesus. Quando eles viram pela primeira vez a visão de seu Criador envolto em carne, vindo à Terra para redimir a humanidade, eles não puderam oferecer nada menos que louvor e adoração.
Mateus 2:11, um dos versículos sobre adoração diz:
“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostraram-se e o adoraram. Então, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe presentes, ouro, incenso e mirra”.
Como esses sábios expressaram sua adoração? Através do ato de se curvar e oferecer presentes. Isso era um reflexo externo do estado de seus corações. Deus precisava de seus dons? Claro que não.
Deus ordenou que eles se prostrassem e O adorassem? Não, porque Deus nos dá o livre-arbítrio, e é isso que é tão incompreensível, o fato de que Ele nunca cederia em derramar Seu amor por nós, mesmo que optássemos por nunca agradecê-Lo em troca.
Mas se não respondermos dessa maneira, a perda será nossa, porque a adoração não apenas louva a Deus. Também nos abençoa, aproximando-nos de nosso Pai e conduzindo-nos à Sua presença (ver Salmos 95:2).
Por que a adoração é tão importante?
Todos nós adoramos alguma coisa ou alguém, mesmo aqueles que afirmam não ser “religiosos”. Sendo esta a razão pela qual fomos criados, temos um instinto, uma pulsão natural, que nos obriga a ter um objeto para nossa admiração.
Infelizmente, muitos de nós, incluindo cristãos, direcionam esse impulso para as coisas que este mundo oferece. Muitas vezes escolhemos admirar as criações em vez do Criador (veja Romanos 1:25).
Mateus 6:24 diz:
“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Você não pode servir a Deus e ao dinheiro.”
Servir a Deus é adorá-Lo. Amá-Lo é adorá-Lo. Servir o mundo, valorizar o mundo e tudo o que ele oferece, é adorar o mundo no lugar de Deus.
Nosso coração só tem espaço para um.
Então, por que devemos adorar a Deus em vez do mundo?
Vamos dar uma olhada no que Romanos 12:1 diz sobre adoração:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
De acordo com esse versículo, nossa adoração deve ser por gratidão por tudo que Ele fez por nós. Ninguém mais é tão merecedor, tão digno, de nossa adoração. Podemos fazer isso entregando-nos a Ele em total rendição, não importa o custo, porque Jesus certamente não se conteve por nós na cruz.
Quando adoramos uma coisa ou uma pessoa, nos conectamos ao âmago desse ídolo. E gostemos ou não, quanto mais mantemos um ídolo em nossos corações, mais começamos a nos parecer com a coisa, ou pessoa, que contemplamos. Não sei quanto a você, mas eu prefiro crescer à semelhança de Cristo do que do mundo!
Então, se não estivermos adorando a Deus, se não estivermos nos aproximando Dele, vivendo por rendição a Ele e nos apaixonando mais por Ele, então não posso deixar de perguntar: Qual é a coisa, ou o pessoa, que está tomando Seu lugar em nossos corações?
O que é a verdadeira adoração?
Como é a adoração? Vou dar uma dica: não tem nada a ver com moda ou penteados.
Vamos ver o que Colossenses 3:16-17 diz sobre isso:
“Que a mensagem de Cristo habite ricamente entre vocês, ensinando e aconselhando uns aos outros com toda a sabedoria por meio de salmos, hinos e cânticos do Espírito, cantando a Deus com gratidão em seus corações. E tudo o que fizerdes, seja em palavras, seja em obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.
A verdadeira adoração é um estilo de vida.
A adoração pode ser demonstrada através de cada palavra e ação. É claro que Deus também pode ser adorado corporativamente. Sua presença é manifestada onde os crentes se reúnem para exaltar Seu nome, de acordo com Mateus 18:20:
“Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
Quando se trata de adoração, Deus está olhando para o estado de nossos corações. Ele não está necessariamente olhando se estamos ou não levantando nossas mãos na igreja. As mãos levantadas podem ser uma expressão de adoração? Absolutamente. Mas também é possível adorar a Deus em aparência e ao mesmo tempo adorar o mundo em nossos corações.
Vamos dar uma olhada no aviso fornecido em Isaías 29:13:
“O Senhor diz: Este povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”.
Deus merece nada menos do que todo o nosso coração quando se trata de adorá-lo. Não apenas nosso serviço da boca para fora. De acordo com João 4:23, Ele está procurando por verdadeiros adoradores que “adorem o Pai em Espírito e em verdade”.
Aqui estão 25 versículos da Bíblia sobre adoração para preparar seu coração:
Abaixo está uma coleção de versículos bíblicos que magnificam a Deus e podem preparar nossos corações para a adoração na igreja ou em qualquer outro dia da semana.
10 versículos sobre adorar a Deus
“Toda a terra se curva a ti; cantam louvores a ti, cantam louvores ao teu nome” Salmos 66:4.
“Cantai ao SENHOR! Louvem ao SENHOR! Ele resgata a vida do necessitado das mãos dos ímpios” Jeremias 20:13.
“Adore o Senhor no esplendor de sua santidade; tremam diante dele, toda a terra” Salmo 96: 9.
“Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor – o fruto de lábios que professam abertamente seu nome” Hebreus 13:15.
“Cantai ao Senhor, porque ele fez coisas gloriosas; que isso seja conhecido por todo o mundo” Isaías 12: 5.
“Todas as nações que você fez virão e adorarão diante de você, Senhor; eles trarão glória ao seu nome. Pois você é grande e faz maravilhas; só tu és Deus” Salmo 86:9-10.
“Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; sabedoria e poder são dele” Daniel 2:20.
“Que toda a terra cante ao Senhor! Cada dia proclama as boas novas que ele salva” 1 Crônicas 16:23.
“Nós te louvamos, Deus, nós te louvamos, porque o teu nome está perto; as pessoas falam dos teus feitos maravilhosos” Salmo 75:1.
“Honrai ao Senhor , seres celestiais; honre o Senhor por sua glória e força. Honre ao Senhor para a glória do seu nome. Adore o Senhor no esplendor da sua santidade” Salmo 29:1-2.
Mais 10 versículos da Bíblia sobre adoração
“Que seu glorioso nome seja louvado! Que seja exaltado acima de toda bênção e louvor! Só você é o Senhor. Você fez os céus e os céus e todas as estrelas. Tu fizeste a terra e os mares e tudo o que neles há. Tu os preservas a todos, e os anjos do céu te adoram” Neemias 9:5-6.
“Aclame com alegria ao Senhor, toda a terra! Adore o Senhor com alegria. Venha diante dele, cantando com alegria” Salmo 100:1-2.
“Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor! Louve o Senhor!” Salmo 150:6.
“Exaltai o Senhor nosso Deus; adoração em seu escabelo! Santo é ele!” Salmo 99:5.
“Contudo, tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel” Salmo 22:3.
“Atribua ao Senhor a glória devida ao seu nome; traga uma oferta e venha até ele! Adore o Senhor no esplendor da santidade” 1 Crônicas 16:9.
“Venham, adoremos e nos prostremos. Ajoelhemo-nos diante do Senhor nosso criador, pois ele é o nosso Deus. Nós somos o povo que ele cuida, o rebanho sob seus cuidados” Salmo 95:6-7.
“Todas as tuas obras te renderão graças, ó Senhor, e todos os teus santos te abençoarão!” Salmo 145:10.
“Ó Senhor, tu és meu Deus; Eu te exaltarei; Eu louvarei o teu nome, porque fizeste coisas maravilhosas, planos formados de antigamente, fiéis e seguros” Isaías 25:1.
“Louve o Senhor! Louve a Deus em seu santuário; louvai-o nos seus poderosos céus!” Salmo 150:1.
Mais 5 versículos bíblicos sobre adoração
“Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa.” Salmo 149:3.
“Eles derramarão a fama da tua abundante bondade e cantarão em voz alta a tua justiça” Salmo 145: 7.
“Grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado, e a sua grandeza é insondável” Salmo 145:3.
“Minha boca está cheia do teu louvor e da tua glória todo o dia” Salmo 71:8.
“Pois dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. Que para ele haja glória eterna. Amém” Romanos 11:36.
Por que Deus merece essa adoração?
Porque, sem Ele, seríamos pó. Porque Ele é o único que é justo, santo e digno de ser louvado. E porque, se não fosse Jesus derramando Seu sangue por nós na cruz, estaríamos perdidos, presos pelas cadeias do nosso pecado e sofrimento.
Não há outro nome que mereça toda a nossa adoração, afeição e admiração do que o nosso Pai Celestial. De acordo com Romanos 14:11 e Filipenses 2:10-11, em breve chegará o dia em que toda a criação se curvará a Ele e proclamará que Ele é o Senhor.
Quando adoramos nosso Criador, estamos nos unindo a todo o céu para exaltar Seu nome (ver Apocalipse 4:8-11). Nós vamos adorá-Lo continuamente na eternidade – então podemos nos acostumar com isso agora