3 Características de um Bom Esboço de Sermão
Eu acredito que um bom esboço de sermão, é feito com listas, frases pontuais e apenas o necessário. Quando você coloca muito texto e o esboço fica com 2 a 3 folhas, você acaba sendo escravo daquilo que foi escrito e precisa focar muito no seu papel para falar tudo e acabar no tempo.
Por isso que eu te falo: coloque coisas pontuais e deixe espaço para o protagonista da noite brilhar através de você. Sim, você está sendo usado no altar por Jesus. Deixe-o guiar e deixe ele te ajudar.
Um bom esboço de Sermão te ajuda em 3 aspectos importantes para a sua mensagem fluir:
Em primeiro, você não esquece!
Exatamente, se você escrever, você tende a lembrar aquilo que foi escrito. Lembra quando os seus professores da escola falavam: “Faça cola em casa, mas não use elas na prova”.
O objetivo era sim fazer você estudar para montar a cola e te ajudar a lembrar. A melhor parte é que na pregação você pode montar a cola e pode usar, olha que maravilhoso!
Em segundo, você não se perde e fala a mesma coisa dez vezes!
Quem nunca ouviu a pessoa pregando falando a mesma coisa no começo, no meio e no fim? Eu já ouvi pregadores que contaram a mesma história duas vezes.
Tenho certeza de que ele não tinha lido esse artigo. A sua cola te ajuda a não falar a mesma coisa e sempre ter progressão. Sua mensagem é progressiva!
Em terceiro, te ajuda a concluir o seu ponto!
Isso é fundamental. Em Dallas-Texas, eu servi em uma pequena igreja chamada The Open Door Church, onde eu me sentia de fato em casa. Tinha 20 membros e foi um tempo maravilhoso os 3 anos que passei lá.
Em 2019, não me recordo a data exata, mas eu sei que era uma quarta-feira. Num culto para adolescentes, eu fui querer pagar de experiente na pregação e falei: vou falar o que vier na cabeça, não vou levar meu esboço… jovem… Não deu outra, chegou na hora de concluir meu ponto, terminei minha história e comecei outra e não lembrava como eu ia concluir o ponto. Agi naturalmente e só quem me conhece sabe que eu me perdi.
É meu querido, você pode pregar há anos e anos, eu comecei aos onze anos de idade em 2009 e dez anos depois cometi esse erro besta, algo que eu poderia ter feito melhor.
Por isso, sempre use o seu esboço como uma ferramenta para te ajudar no sermão.
O ESBOÇO É UMA FERRAMENTA, NÃO UMA LEI, mas carregue ela com você sempre.
Aqui estão 3 Características de um Bom Esboço de Sermão:
Tenha em mente que a pregação é uma obra completa e todos os pontos têm que...
1 – Ter o mesmo peso
Você não deve passar 2 minutos em um ponto e passar 10 em outro, pois todas as partes da sua pregação têm que ter a mesma importância.
Claro que tem o clímax da sua mensagem, àquela hora que você sente e essa parte vai ser forte. Porém lembre-se que a mensagem toda é forte e toda ela tem sua importância justamente para você trazer a pessoa junto com você para que esse clímax seja o nocaute da sua pregação.
2 – Tem que ser progressivo
Tudo é uma construção, desde a sua introdução até o clímax da sua mensagem. Toda mensagem tem aquele ponto que você fala, esse é o melhor ponto, EU PRECISO FALAR ISSO.
É meu amigo, toda mensagem tem realmente essa hora, mas para você chegar até ela, você tem que construir a sua mensagem e trazer o seu ouvinte junto com você.
3 – Os pontos devem ser facilmente reconhecidos
Essa parte é algo que você desenvolve na introdução, porém você pode facilmente trabalhar e ajudar o seu ouvinte.
Esses simples passos podem parecer pouca coisa e algumas até mesmo muito básicas, mas acredite, elas funcionam e funcionam muito bem na hora de montar o seu esboço.